SkyscraperCity banner
1 - 11 of 11 Posts

·
on the road
34,493 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Crio esse thread para discutir um tema interessantíssimo: a tendência de se abandonar o uso de barreiras New Jersey em favor de guard-rails de terceira geração em estradas europeias.

As já tradicionais barreiras de concreto tomaram o lugar das defensas metálicas primitivas por serem mais resistentes que aquelas e mais eficientes em prevenir o escape de veículos em pontes, canteiros, viadutos, áreas com obstáculos na faixa de domínio etc.

Hoje, são sinônimo de segurança em estradas modernas no Brasil, principalmente nas pedagiadas.

Todavia, uma nova geração de guard-rails tomou o lugar das barreiras de concreto na Europa e, aos poucos, também nos EUA. Trata-se de guard-rails modernos com funcionalidades mecânicas interessantes.

Basicamente, eles conseguem dissipar energia de impacto de forma muito mais eficiente, o que diminui a severidade de acidentes em colisões veículo x barreira. Ao mesmo tempo, possuem a mesma capacidade de "parar" um veículo que uma barreira de concreto têm.

O efeito visual é interessante, principalmente para quem usa carros de passeio.

·
on the road
34,493 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Estou preparando fotos para ilustrar o post.

Por ora, deixo esses links do Google MAps que mostam claramente o uso de guar-rails avançados.

A Itália é o país que mais faz uso dos mesmos... até em viadutos com 100, 150 metros de altura.

http://goo.gl/maps/6YzR

aqui, um guard-rail com dupla difusão e mais esse gradil que serve para evitar formação de efeito-túnel de vento em pontes altas (perigosos para caminhões vazios). Ajuda também a dirigir carro sob vento forte. http://goo.gl/maps/JZIS

o resultado estético é muito interessante, trasnmite segurança ao motorista ao mesmo tempo que não lhe obstrui o campo de visão - o que, apesar de contraiar o senso comum, diminui ao invés de aumentar a concentração http://goo.gl/maps/NxXF

aqui, aplicação pioneira (década de 1970) desses guard rails com difusor de impacto na Bélgica... http://goo.gl/maps/sKfg . A manutenção está devendo e ele parece enferrujado...

aqui, um outro modelo na Holanda, onde há espaço maior para deflexão do veículo http://goo.gl/maps/xRa2 . Esse guard-rail tem a mesma capacidade mecânica de reter um veículo de 35 toneladas a 80km/h que uma barreira de concreto tem. Mas como há espaço no canteiro central, ele é proejtado para se deformar em caso de impacto. Isso reduz muito a chance de um abalroamento e cria preciosos 1-2 segundos de tempo extra para que o impacto do choque se dissipe.

·
Registered
6,706 Posts
^^

Fiz a A1 de Nápoles até Florença no verão de 2011. Me chamou muito atenção esses guard-rails, principalmente que na A1 eles usam também na lateral das pistas.

Minha impressão é que eles ocupam mais espaço que as New Jerseys, vc tirou a duvida sobre capacidade mecânica, ficou a dúvida em relação ao custo de cada um, vc sabe?

·
Registered
10,607 Posts
Muito interessante, esses guard rails devem ser de instalação mais fácil e - uma grande vantagem - podem ser desmontados, caso seja necessário, e montados em outro lugar. Mas o NJ é bem mais bonito... Não sou fã da estética do guard rail (o que é completamente irrelevante, se eles forem mais seguros).

·
on the road
34,493 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Os guard-rails como aqueles italianos custam um pouco mais que as barreiras New-Jersey básicas.

Há várias configurações: as estáticas, planejadas apenas para dissipar mecanicamente o impacto (como na borda de um viaduto, onde obviamente cair 200m é o problema a ser evitado!) e os dinâmicos, que se deformam permitindo ainda melhor dissipação de energia. Esses que se deformam são ocmo aqueles da Holanda que coloquei fotos... precisam de espaço.

É bem interessante observá-los de perto, eles tem uma fixação bem profunda, uma estrutura dupla ou tripla interna, além das barras longitudinais propriamente ditas!

·
Registered
4,718 Posts
Bem interessante, desconhecia esse tipo de dispositivo. Certamente a instalação é mais fácil, assim como a manutenção, já que ele é composto de peças que podem ser facilmente removidas, e assim evita-se todo o transtorno de providenciar concreto, caminhões betoneira e formas, no caso da manutenção de barreiras New Jersey.

·
BYOB
4,736 Posts
O terceiro post incluirá informações sobre o material utilizado, como a composição e os tratamentos termomecânicos do aço?

·
Registered
1 Posts
Interessante o assunto.

Estou desenvolvendo meu TCC, alguém tem conhecimento de algum caso no Brasil que já foram usadas esse tipo de barreira metálica de 3ª geração como da Europa?

·
Registered
4,266 Posts
Interessante o assunto.

Estou desenvolvendo meu TCC, alguém tem conhecimento de algum caso no Brasil que já foram usadas esse tipo de barreira metálica de 3ª geração como da Europa?
Diversas rodovias duplicadas aqui em São Paulo possuem trechos com guard rail. O trecho Leste do Rodoanel é praticamente todo rodeado por guard rails.

1 - 11 of 11 Posts