SkyscraperCity banner

2241 - 2254 of 2254 Posts

·
Moderator
Joined
·
161,278 Posts
Discussion Starter #2,244
^^ fazem notícias e nem deixam ler...

Na anterior estava...

Acção judicial da Plataforma Cidadã Braamcamp é de Todos

Além desta proposta “acima de cinco milhões de euros”, a Câmara do Barreiro também tinha a concurso um protejo da empresa Calatrava Grace, mas a Saint Germain foi a eleita porque “cumpria todos os requisitos obrigatórios pelo caderno de encargos e venceu”.

Este documento definia que 95% do terreno deveria ser ocupado por zonas desportivas e espaços verdes e que apenas 5% deveria seria destinado à construção de habitação, segundo a Câmara do Barreiro.

Contudo, a abertura de propostas e a decisão do júri encontram-se suspensas devido a um pedido de declaração de ineficácia dos atos da Câmara do Barreiro, efetuado pela Plataforma Cidadã Braamcamp é de Todos, que já tinha interposto uma providência cautelar contra a alienação do terreno.

A acção foi aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada em Abril, tendo levado o município a apresentar uma resolução fundamentada para poder abrir as propostas de compra, com a justificação de que “a não-persecução do ato prejudicaria não só o projeto, mas também aquilo que é o interesse público”.

O documento não foi aceite pelo tribunal
, mas o município viu a decisão com “tranquilidade”, até porque não suspende o processo, mas apenas “não deu providência às razões apresentadas pela autarquia na resolução fundamentada”.

“É algo que é do foro da justiça e nós confiamos no trabalho da justiça. Agora o processo principal é a decisão e a pronúncia do juiz sobre a providencia cautelar, que está a correr, e vemos com tranquilidade essa decisão intermédia”, mencionou Rui Braga.

Neste sentido, o vereador notou que a Câmara do Barreiro mantém a sua convicção de que o interesse público “seria prejudicado” se o protejo não avançasse, porque “muda a cidade do Barreiro”.

“Esperemos que a decisão seja antes das férias judiciais. Os processos estão a correr com os nossos advogados da requerente. Penso que só falta a decisão do tribunal”, indicou.
 

·
Moderator
Joined
·
161,278 Posts
Discussion Starter #2,246

258671


A Câmara Municipal aprovou em reunião de Câmara, a abertura de um concurso público para a reformulação da mobilidade e espaço público na Avenida da Liberdade, na Verderena, junto ao terminal rodo-ferro-fluvial do Barreiro.

Na prática o Município prepara-se para construir uma rotunda no principal acesso à estação dos barcos, como forma de tornar o tráfego mais fluído por oposição ao atual conjunto de vias e semaforização existente. Junto com esta obra avança também a construção de uma rede ciclável e pedonal que dará continuidade à ligação já existente no Polis, promovendo uma maior conetividade.

Segundo explicou Rui Braga, Vereador responsável pelas obras municipais, “o projeto está pronto para ir a concurso com um valor superior a 2 milhões e meio de euros”, cujo apoio da verba de financiamento afeta ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável é de 950 mil euros.

O autarca classifica este projeto de reformulação da via pública como “uma obra que terá um enorme impacto na qualidade de vida dos barreirenses” a vários níveis: “com a retirada dos semáforos, a CMB soluciona os constrangimentos diários de tráfego existentes para as pessoas que se deslocam para o terminal dos barcos. Consegue melhorar os tempos das carreiras que ali chegam, quer na saída, quer na entrada dos Transportes Colectivos do Barreiro, privilegiando e incentivando o uso do transporte público face ao transporte individual, o que tem efeitos imediatos na qualidade ambiental por se emitir menos carbono para a atmosfera”, defendeu.

É mais um passo para o melhoramento da mobilidade automobilística no Barreiro, em conjunto com as outras rotundas que temos estado a efetivar. Este é mais um nó que desatamos em que melhoramos em muito a mobilidade dos automóveis na nossa cidade”, acrescentou.

A construção de ciclovias e o alargamento de passeios também são valências que se traduzem num aumento de qualidade de vida dos munícipes, por incentivar o uso da utilização do modo de transporte suave, como a bicicleta, e acima de tudo, por privilegiar o uso pedonal. Mais uma vez o Vereador realça o enquadramento “desta obra que está em linha com aquilo que tem sido a estratégia do Município nas reformulações efetuadas em avenidas como o caso da Avenida dos Fuzileiros Navais, na freguesia de Santo André, por exemplo”.

Os arranjos exteriores e a iluminação pública vão embelezar ainda mais uma das mais emblemáticas e movimentadas avenidas da cidade.

258673
 

·
Registered
Joined
·
1,032 Posts
Muito bom! Saiu a sorte grande ao Barreiro enquanto presidente. Pena não ter boa parte da população a acompanhar, para além de não fazerem nada, não querem que se faça nada. Ainda assim, acho que a maioria (silenciosa) lhe deve dar a maioria absoluta. Pena não ter conseguido impedir o aborto do moinho pequeno :/
 

·
Registered
Joined
·
1,032 Posts
Uma rotunda estilo Oeiras, como sempre defendi para ali. Muito bom, inclusive com planeamento nas obras para não ter de no futuro ter de andar a escavacar aquilo.

Agora limpam o Barreiro velho e dão um tiro no Synop e produtos sinónimos e o Barreiro volta a ser um sítio como deve de ser.
 
2241 - 2254 of 2254 Posts
Top