SkyscraperCity banner
1 - 20 of 44 Posts

·
Banned
Joined
·
11,098 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Obra de 600 metros de extensão deverá ficar pronta em 2011 e integra pacote para reduzir tempo de acesso aos condomínios de alto padrão e estimular crescimento do polo industrial Votupoca.

A Prefeitura de Barueri começou a construir nesta semana a ponte sobre o rio Tietê que interligará a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri, à estrada da Aldeinha, no bairro de Alphaville. Quem passa pelo local onde fica o canteiro principal já se depara com operários trabalhando nas etapas de sondagem e estaqueamento da obra que mudará a paisagem da região e está prevista para ficar pronta e ser liberada ao tráfego até o segundo semestre de 2011.

A ponte terá extensão de 600 metros, com alças em estilo harpa para permitir a abertura de pistas em sentido duplo para acesso à avenida Doutor Dib Sauaia Neto, que fica na Aldeia, e retorno rumo à Via Parque. O acabamento utilizará a técnica conhecida dos estais, cuja alegada vantagem é diminuir o volume de concreto empregado em construções de viadutos tradicionais, além do embelezamento do espaço urbano. Em São Paulo a precursora está sobre o rio Pinheiros, no Brooklin, e hoje se tornou cartão postal da Capital. Em Barueri o projeto já foi seguido na recém inaugurada alça de acesso do Viaduto dos Trabalhadores, no Centro, e na passarela para travessia de pedestres sobre a avenida Rio Negro, em Alphaville.

Em nota enviada à redação, a assessoria de imprensa do prefeito Rubens Furlan (PMDB) divulgou que a ponte sobre o Tietê deverá facilitar o escoamento do trânsito e estimular o crescimento do futuro polo industrial Votupoca. Ela integra o pacote de investimentos da Prefeitura em corredores e avenidas de ligação com o Alphaville para permitir aos usuários e aos moradores dos bairros do lado oposto do rio chegar em 15 minutos à área que concentra os condomínios nobres.

Duplicação da Aníbal Correia

O acesso ao Alphaville poderá ser feito mais rapidamente, também, por outras vias em execução entre o Jardim Paulista e o Parque Viana. Neste pacote consta a duplicação da avenida Aníbal Correia e a abertura da pista de ligação às marginais Direita e Esquerda, passando pelas recém inauguradas Maternal Marisa Odaine de Oliveira Molina e EMEF Professor Eizaburo Nomura.

A duplicação se estenderá da rotatória da estrada dos Pinheiros até a avenida José Dias da Silva, interligando-se à avenida Bariloche, no Jardim Maria Helena, e ao complexo Marechal Rondon, que passa sobre a linha de trens na divisa com Carapicuíba e termina na avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva.

Furlan disse que a nova ponte representará mais uma conquista para a cidade. "Além do motorista, beneficiará o cidadão que utiliza transporte coletivo", observou. "Será possível reduzir congestionamentos próximos às pontes Antônio Macedo Arantes e a da avenida Piracema."

fonte: http://www.paginazero.com.br/site/c...alphaville-a-bairros-as-margens-do-tiete.html
 

·
BYOB
Joined
·
4,735 Posts
Sinceramente, cansei de pontes estaiadas onde elas não precisam existir. Uma é bonitinho, ok, mas estão enchendo a metrópole com caras pontes estaiadas onde elas simplesmente não se fazem necessárias - basicamente em lugares com vãos pequenos, espaço suficiente para fazer pilastras, etc.
 

·
Perfect Stranger
Joined
·
1,478 Posts
Essa ai já ficou exagerada, 3 pontos com estais, e esse amarelo também não gostei.
 

·
Banned
Joined
·
9,270 Posts
estais dão um toque a mais...adoro essa onda de pontes estaiadas. Deixarão o brasil muito mais interessante....melhor que os pontilhoes de concreto! Nos eua há centenas de pontes de todo jeito...suspensas, metalicas, concreto...muitas vezes uma do laod da outra...até de madeira tem....acho foda. O Brasil precisa de mais pontes...e dessas quanto mais forem lindas, mais legal pra nós. Nossas cidades precisam de simbolos
 

·
Grande Campinas (S.Paulo)
Joined
·
47,530 Posts
bela a ponte...
 

·
Registered
Joined
·
28,197 Posts
Mas realmente há pontes em que os estais parecem absolutamente desnecessários, se comparado com pontes tradicionais por exemplo.


Apenas efeito estético. Bom, efeito estético inútil por estético inútil, os telhadinhos glaciais de certos edifícios já foram detonados por bem menos.
 

·
Registered
Joined
·
17,285 Posts
Tbm gosto de ponte estaiada. Doi-me a vista ver pontes como a do Limão, totalmente sem graça. Só é uma pena que tenha virado moda estais amarelos, quando na verdade deveriam ser discretos até.
 
1 - 20 of 44 Posts
Top