Skyscraper City Forum banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
5 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal esse é meu primeiro thread, venho mostrar um pouco do bairro comércio/cidade velha, como nós já sabemos que Belém é uma cidade com um acervo histórico muito grande vou mostrar um pouquinho desse lado de Belém nesse thread.

Na região Norte do Brasil a Belle Époque foi fruto do desenvolvimento da economia do látex na Amazônia no período de 1870-1910, o que está intimamente ligado às próprias transformações ocorridas a nível da reprodução do capital e da acumulação de riquezas pela burguesia internacional. Em decorrência do Bomm da borracha, Belém do Pará assumiu o papel de principal porto de escoamento da produção do látex, além de se tornar na vanguarda cultural da região. Verifica-se neste momento a construção de todo um processo mordenizador na região Norte.

1. Colégio estadual Paes de Carvalho

2.

3.

4. Igreja da Sé

5.

6. Forte do castelo

7. Forte do castelo

8.

9.Forte do castelo

10. Forte do castelo

11. Forte do castelo

12.

13.

14.

15. Estação das docas (vista noturna)

16. Avenida Presidente Vargas

17. Igreja da Sé (interior)

18. Igreja da Sé (interior)

19. Igreja da Sé (interior)

20. Igreja da Sé (interior)

21. Forte do Castelo

22. Forte do Castelo

23. Casa da onze janelas

24. Vista para baia do Guajará

25.

26.

·
Registered
5 Posts
Discussion Starter · #10 ·

·
Longe demais das Capitais
10,313 Posts
Acho lindo esse patrimônio histórico de Belém !

Porque ele é diferente de tudo que há no Brasil ! Coisas que nunca vi aqui no sul, então adoro e me encanta ver em Belém.

É algo único e muito refinado. Muita coisa de ferro. Muito prédio ou casa histórico que e outras cidades seriam "normais", em Belém eles têm amplas varandas, típicas.

Há muitos coretos, também.

Já estive em Belém, então sei bem do que estou falando.

Parabéns pelo thread, tá lindo !

·
Registered
2,724 Posts
Belém dispõe, ainda, de numerosos e belíssimos exemplares de arquitetura eclética e art nouveau. Talvez a comparação possível, a nível de Brasil, seja somente com o Rio de Janeiro e São Paulo, uma vez que neste período, que é conhecido pelo questionável nome de belle epoque, a cidade vivia seu apogeu, sendo uma das mais ricas do Brasil e, sem dúvida, a mais rica cidade fora do sudeste. Porém, as belas fotos apresentadas referem-se à construções do século XVIII e início do século XIX. lembremos que nesse período Belém foi, no aspecto arquitetônico, a vanguarda absoluta do Brasil, uma vez que cinquenta anos antes da missão francesa desembarcar no Brasil Antonio José Landi, um engenheiro arquiteto italiano, levou o neoclássico para o Pará, radicando-se aí. Ou seja, quando construíam as igrejas barrocas de Ouro Preto, Belém vestia-se de neoclássico.

1 - 17 of 17 Posts