SkyscraperCity Forum banner

Belém e Manaus mostrando as suas maiores heranças do ciclo da borracha|Theatro da Paz e Teatro Amazonas

29902 Views 47 Replies 30 Participants Last post by  Manauaras
E aí, galera?

Esse thread foi feito em parceria com meu amigo Markinho. O objetivo dele é mostrar as duas maiores e mais belas casas de espetáculos da Amazônia, heranças do período da borracha e da Belle Époque, época em que Manaus e Belém eram umas das mais ricas e prósperas cidades do mundo.

Espero que gostem :)

Theatro da Paz:

O Theatro Nossa Senhora da Paz, ou simplesmente Theatro da Paz, localiza-se na cidade de Belém, no estado do Pará, no Brasil. Atualmente é o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil, com cerca de 130 anos de história é considerado um dos teatros-monumentos do país.

Possui linhas neoclássicas e foi construído no período áureo da exploração da borracha na Amazônia. O seu nome foi sugerido pelo bispo D. Macedo Costa. Também foi ele quem lançou a pedra fundamental do edifício, em 3 de março de 1869.

O teatro também sofreu alterações na sua fachada, após reformas. Por exemplo, foram reduzidas as quantidades de colunas na entrada central do teatro. Entretanto, suas linhas arquitetônicas gerais foram mantidas.

O autor do projeto foi o engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, com pequenas alterações introduzidas pela repartição de Obras Públicas. Ficou pronto em 1874 mas, devido a denúncias contra os construtores, um inquérito foi aberto e o teatro só foi inaugurado após a sua conclusão.

Com o drama de A. D’annery, As duas órfãs, no dia 16 de fevereiro de 1878, o Theatro da Paz foi aberto ao público, ao som da orquestra sinfônica do maestro Francisco Libânio Collas. O espetáculo foi organizado pela companhia de Vicente Pontes de Oliveira.

O Theatro da Paz, no dizer de Leandro Tocantins, "é um monumento neoclássico por excelência". Nas laterais, pátios cercados de colunas, escadas que dão acesso à Praça da República. Poltronas de palhinhas, (não de almofada), seguindo o formato de ferradura. No saguão, há dois bustos talhados em mármore de carrara: José de Alencar e Gonçalves Dias, introdutores do indianismo no Brasil. No salão nobre, ao lado de espelhos de cristal, estão os bustos dos maestros Carlos Gomes e Henrique Gurjão.

Ali Carlos Gomes encenou sua mais famosa ópera, O Guarani, e a bailarina russa, Ana Pavlova, passou com suas sapatilhas. O decorador desse cenário privilegiado foi o italiano Domenico de Angelis que, posteriormente, decorou o Teatro Amazonas, de Manaus. Ele foi também o autor do belo painel representando os deuses gregos, Apolo e Diana, no cenário amazônico que fica no teto da sala de espetáculos. Dele também era o teto de jover, perdido por causa de uma infiltração. Esse teto foi repintado em 1960 por outro artista italiano, Armando Baloni.

Em 1904, durante o governo de Augusto Montenegro, quatro bustos representando a música, a poesia, a comédia e a tragédia passaram a fazer parte desse cenário. Durante a Ciclo da Borracha, as mais famosas companhias líricas se apresentaram ali. O teatro viveu momentos inesquecíveis porém, com o declínio da borracha, o Theatro da Paz passou por maus momentos. Sem apresentações, estava quase sempre fechado, e as restaurações não eram suficientes para lhe garantir um bom funcionamento.

Site do Theatro:
http://theatrodapaz.com.br/web/#

Obs: todas as fotos foram tiradas do flickr

De Farinha de Tapioca

Flávia Matos

Jota Bê

MsLima

Farinha de Tapioca

Sávio

Jota Bê

O Theatro da Paz ontem

IBGE

IBGE

O Theatro da Paz hoje

André Leão

Ana Cotta

F.Machado

Idem

Olhar Feminino

Renata S.

Olhar Feminino

Rafael Rente

Rafael Rente

F. Machado

Olhar Feminino

Idem

Idem

Idem

F. Machado

Márcia

Fábio Souza

Olhar feminino

Rafael Rente

Raquel Lima

Olhar Feminino

Rafael Rente
See less See more
32
1 - 20 of 48 Posts
Ja podem postar!
Teatro Amazonas

Olá galera,como o Victor falou estamos em uma parceria...
Como ele disse,estamos mostrando as "duas maiores e mais belas casas de espetáculos da Amazônia",o Tetro Amazonas(Manaus) e o Teatro da Paz(Belém).

Espero que gostem!

Teatro Amazonas:

O Teatro Amazonas é um belo teatro brasileiro, segundo maior teatro da Amazônia (Superado apenas pelo Teatro da Paz em Belém). Foi construído com verba do ciclo da borracha.

A história do inicia-se em 1881, quando o deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia Provincial do Amazonas e começaram as discussões a respeito da construção do prédio. Manaus, que vivia o auge do ciclo da borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas. A cidade necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época.

O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. No entanto, em meio às discussões a respeito do local para a edificação e os custos da obra, a pedra fundamental só foi lançada em 1884. As obras transcorreram de forma lenta e somente no governo de Eduardo Ribeiro, no apogeu do ciclo da borracha, a construção tomou impulso. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes.

No salão nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis. Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, como Ésquilo, Aristóphane, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi e outros. Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, onde são retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Do centro, pende um lustre dourado com cristais, importado de Veneza, que desce até ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza.

OBS: todas as fotos foram tiradas do flickr.

Praça São Sebstião:

Teatro Amazonas Ontem:

Teatro Amazonas hoje:

Teatro Amazonas no Festival de Parintins:

Espero que gostem...Agora podem comentar á vontade!
See less See more
35
Parabéns aos dois pela iniciativa.

Belissimas casas de espetaculos!!!

:cheers::cheers::cheers::cheers::cheers::cheers:
Lindíssimo thread e valeu a pena a parceria. As capitais amazônicas são belíssimas e o que mais gosto é desta arquitetura antiga aliada a tanto verde.
Belíssimos teatros. Os mais bonitos do Brasil. Orgulhos nortistas.
Os teatros por si sós,já são um graaande espetáculo....Parabéns Victor e Markinhos.....
Na minha opinião não existe teatro mais lindo e mais representativo que o Teatro Amazonas!

Ele é importante pra nós manauaras por sua beleza, mas mais do que isso, por sua representatividade de um tempo áureo!
Caras.

Só fui no Theatro da Paz duas vezes, isso pq a minha irmã se apresentou lá na dança, uma pela Ufpa e outra pelo gentil... tem uns dez anos isso hehe.

belo tredi.

:D
Ontem mesmo estive no Teatro Amazonas prestigiando a Série Guaraná, patrocinada pela Ambev. Cardápio: Bramhs e Liszt.

Os dois belos teatros nos remetem a uma época de ouro para Manaus e Belém.
Obrigado, pessoal!

Agradeço em meu nome de do Markinho.
Ambos são lindíssimos!
O de Belém é super charmoso, lindo mesmo.

O de Manaus, em minha humilde opinião, é o mais belo, eu o acho o terceiro mais bonito do país, só perderia para o do Rio de Janeiro, o que acho o mais belo e para o de São Paulo, porém, não deixa a desejar em nada em relação a estes, com certeza está no meu top 3!
Gente, espero que não me achem chato ou intrometido, porém penso que threads como este dentro do subfórum arquitetura e "discussões urbanas" acabam sucitando inevitáveis comparações...

Os dois teatros são muito interessantes e na época deviam causar furor nas rodas da alta sociedade de Manaus e Belém, afinal teatro era o mais rebuscado dos entretenimentos...

Fico imaginando que na ausência da Tv, internet, rádio e etc, as pessoas deviam ficar super ansiosas para comparecer ao teatro, planejando o passeio com dias de antecedência e tornando a chegada e espera dos espetáculos com bastante pompa e socialização.

Eu tbm gosto mais do estilo do Teatro Amazonas. Acho-o mais imponente e e seus detalhes mais interessantes, porém é óbvio que o teatro da Paz tbm é imponente como construção histórica e naturalmente destaca-se na paisagem.

Sobre serem os mais bonitos teatros do Brasil, eu tbm, assim como SJC. Capitalist, discordo um pouco, pois tbm considero o Teatro Municipal do Rio o mais bonito do país disparado e o daqui de São Paulo "para mim" ficaria em segundo lugar no conjunto e estilo.

Aliás é curioso notar que assim como em Belém e em Manaus seguiram uma relativa similaridade na tendência das edificações, no Rio e em São Paulo tbm seguiram uma volumetria parecida, VEJAM:

Teatro Municipal do Rio

Teatro Municipal de São Paulo
See less See more
2
^^ São maravilhosos!!!

O do Rio é de tirar o fôlego de tão estupendo e maravilhoso que é, imagino como seria o telhado na época de sua inauguração, todo na cor natural do bronze, orgasmos múltiplos!

O de São Paulo é mais uma maravilhosa obra de nosso querido arquiteto Ramos de Azevedo, um exemplar único, na corrida da cidade no início do século passado ao tentar ser mais imponente arquitetonicamente do que Rio e Buenos Aires, junto com o prédio da Light, e os Palacetes Prates, uma lastima terem sidos destruídos, mas enfim, o Teatro de São Paulo é um dos maiores legado da época mais elegante da cidade, onde o valor a arquitetura de qualidade era prioridade!

Tchello, eu sugiro você ler o seguinte livro, A Cidade Que Não Pode Parar - Planos Urbanísticos De São Paulo no Século XX, de Nádia Somekh.
Olha, vale muito apena, estou lendo, pois a faculdade pediu, todavia, estou amando, olha, o livro fala de toda a história urbanística da cidade, desde quando tudo começou e até hoje, fala dos planos que a cidade tinha, como o maravilhoso antigo Parque Dom Pedro, o Anhangabaú, as edificações, o luxo da São João e Ipiranga, fala dos Planos Bouvard, que pretendia transformar São Paulo em uma espécie de "Paris" ou alguma cidade europeia, fala da corrida da cidade em conseguir mais destaque que Rio e outras grandes da época, fala dos erros, do fim dos trilhos, dos bondes, fala de tudo, a historia da cidade resumida em 200 paginas.

Tem fotos, uma delas é uma perspectiva da marginal Tiete, toda urbanizada, se não fosse um livro de São Paulo, você pensaria que aquela proposta fosse para o rio Sena, em Paris e não para o nosso sofrido Tiete, vale muito a pena ler este livro e como você é um amente de São Paulo, esta a sugestão!

E amigos, desculpe, se este post lhes-incomodar, por favor, só falar, eu edito!
See less See more
^^ Obrigado SJC. Capitalist... vou procurar este livro amanhã mesmo!:banana:
^^ De nada, sério, para quem realmente ama essa cidade, como eu sei que você realmente a ama, vale muito a pena, é emocionante e ao mesmo tempo revoltante, se me entende, pois se tudo tivesse sido executado, provavelmente seria uma das cidades mais belas do mundo, sem brincadeira.

Esse livro é um trabalho de pós-graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fau- Mackenzie.
Os dois teatros (Amazonas e da Paz) são lindíssimos! Fica difícil eleger o mais belo. Os dois são maravilhosos e são desnecessárias as comparações entre eles, pois ambos conseguem "dialogar" muitíssimo bem com as metrópoles onde se localizam. O Teatro Amazonas, por exemplo, é o maior ícone arquitetônico da cidade de Manaus. O Theatro da Paz, por sua vez, localizado em uma das mais belas praças do Brasil, é de um charme indiscutível. Os dois são motivo de orgulho para a Amazônia brasileira.
Também acho lindos o Municipal do Rio e o Municipal de São Paulo, mas confesso que os meus dois preferidos são os dois principais teatros da Amazônia.
P.S.: Já tive a oportunidade de conhecer, pessoalmente, os quatro teatros que considero mais belos no Brasil (Amazonas, da Paz, Municipal do Rio de Janeiro e Municipal de São Paulo). :banana:
See less See more
Gente, espero que não me achem chato ou intrometido, porém penso que threads como este dentro do subfórum arquitetura e "discussões urbanas" acabam sucitando inevitáveis comparações...

Os dois teatros são muito interessantes e na época deviam causar furor nas rodas da alta sociedade de Manaus e Belém, afinal teatro era o mais rebuscado dos entretenimentos...

Fico imaginando que na ausência da Tv, internet, rádio e etc, as pessoas deviam ficar super ansiosas para comparecer ao teatro, planejando o passeio com dias de antecedência e tornando a chegada e espera dos espetáculos com bastante pompa e socialização.

Eu tbm gosto mais do estilo do Teatro Amazonas. Acho-o mais imponente e e seus detalhes mais interessantes, porém é óbvio que o teatro da Paz tbm é imponente como construção histórica e naturalmente destaca-se na paisagem.

Sobre serem os mais bonitos teatros do Brasil, eu tbm, assim como SJC. Capitalist, discordo um pouco, pois tbm considero o Teatro Municipal do Rio o mais bonito do país disparado e o daqui de São Paulo "para mim" ficaria em segundo lugar no conjunto e estilo.

Aliás é curioso notar que assim como em Belém e em Manaus seguiram uma relativa similaridade na tendência das edificações, no Rio e em São Paulo tbm seguiram uma volumetria parecida, VEJAM:

Teatro Municipal do Rio

Teatro Municipal de São Paulo
Concordo com as suas palavras!:applause::applause::applause:
Fotos maravilhosas! :drool:

Para mim o que mais chama a atenção, é parte interna, a decoração é maravilhosa!!!

Parabéns aos dois (Scantlebury2 e Markinhodemanaus).
Égua victor e Markinho, obrigado por compartilhar conosco imagens dessas pérolas da Amazônia belíssimo trabalho. :cheers:
1 - 20 of 48 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.