SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 116 Posts

·
Banned
Joined
·
269 Posts


O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte, sendo o segundo maior estado do país em extensão territorial, com uma área de 1 247 954,666 km², constituindo-se na décima-terceira maior subdivisão mundial.

É maior que a área da Região Sudeste brasileira, com seus quatro estados, e um pouco menor que o estado norte-americano do Alasca. É dividido em 144 municípios, que possuem área média de 8 664,50 km². O maior deles é Altamira com 159 696 km², o quinto município mais extenso do mundo, e o menor é Marituba, com 103,279 km². Sua capital é o município de Belém e seu atual governador é Helder Barbalho.

Com 8,5 milhões de habitantes, é o estado mais populoso da Região Norte e o nono mais populoso do Brasil. Dois de seus municípios possuem população acima de 500 mil habitantes: Belém, a capital e sua maior cidade com 1,4 milhão de habitantes em 2018 e Ananindeua, com 525,5 mil habitantes.[7] O estado é ainda, subdividido em 7 regiões geográficas intermediárias e 21 regiões geográficas imediatas. Seus limites são com o estado do Amapá a norte, Roraima a noroeste, Amazonas a oeste, Mato Grosso a sul, Tocantins a sudeste, Maranhão a leste; além do Suriname e Guiana ao extremo norte.[8] O Pará possui uma densidade demográfica considerada baixa, sendo superado apenas por Rondônia em sua macrorregião. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018 a densidade demográfica equivalia a 6,70 habitantes por quilômetro quadrado.[8] Existem três regiões metropolitanas no estado: a Região Metropolitana de Belém, com 2,5 milhões de habitantes, a Região Metropolitana de Marabá, com 350 mil habitantes, e a Região Metropolitana de Santarém, com 335 mil habitantes.

A região que hoje forma o estado do Pará foi explorada, inicialmente, pelo espanhol Francisco de Orellana. Orellana iniciou sua viagem partindo da foz do rio Amazonas, percorrendo todo o interior amazônico, enquanto descrevia em cartas as belezas e possíveis riquezas do local, com os fatos e atos mais prováveis de chamar a atenção da coroa espanhola. A partir do século XVII a região passou a integrar a capitania do Maranhão, e em 1616 foi criada a Capitania do Grão-Pará. Os portugueses decidiram expandir seus domínios para o oeste, criando o Estado do Grão-Pará e Rio Negro, que englobava tanto o atual estado do Pará como a Capitania de São José do Rio Negro, hoje o estado do Amazonas.

O território paraense é coberto pela maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontram abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas seguintes serras: Serra dos Carajás, Serra do Cachimbo e Serra do Acari. Nos últimos anos, o estado experimentou um notável crescimento econômico, registrando um Produto interno bruto (PIB) considerado alto e uma urbanização maciça em suas maiores cidades. No entanto, o Pará ainda registra vários problemas sociais e ambientais, especialmente em seu interior. Vem do Pará o maior índice de desmatamento no Brasil, mesmo em áreas de preservação ambiental, alinhado a outras anomalias sociais.[9] Problemas como a pobreza e criminalidade são encontrados demasiadamente e o estado possui a segunda pior educação pública do Brasil, conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil), além do quarto menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da nação, com 0,698 (2017) e o município com a pior qualidade de vida em todo o país, Melgaço, situado na Ilha de Marajó.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pará





Belém



Belém (inicialmente Santa Maria de Belém do Pará e frequentemente chamada de Belém do Pará)[10] é um município brasileiro e capital do estado do Pará, situado na região Norte do país. A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelos portugueses, desenvolvendo-se às margens da baía Guajará (Paraná-Guaçu).

É uma cidade histórica e portuária, localizada ao extremo nordeste da maior floresta tropical do mundo, sendo a capital mais chuvosa do Brasil devido a seu clima equatorial,[12][13] influenciada diretamente pela Amazônia.[14] Belém possui uma área de 1 059,458 km² e uma altitude de dez metros ao nível médio do mar, estando a cerca de 2 140 km da capital federal, Brasília.

É o município mais populoso do Pará e o segundo da região Norte com uma população de 1 485 732 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2018,[15] e o 12º município mais populoso do Brasil. Ocupa a 22ª posição no ranking de IDH por capital (0,746, alto)[16] e a sexta posição na lista de maiores IDH da região Norte – 3º maior IDH por capital por região.

Em seus 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram a arquitetura local, sendo conhecida na época como Paris n'América. Atualmente, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões e das igrejas do período colonial.[17] Nas últimas duas décadas, passou por um forte movimento de verticalização, devido a novas tendências na construção civil local e ao plano de valorização do espaço da cidade originada na década de 40 na Avenida Presidente Vargas.[18]

A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.[19] Conta com importantes fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o museu Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso e, eventos culturais e religiosos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Belém_(Pará)





















3. Companhia das Docas do Pará






Teatro da Paz A mais antiga casa de espetáculos da Amazônia e uma das mais luxuosas do Brasil

1. Teatro da Paz



1.1









6. Estação das Docas

[IMG]http://i28.photobucket.com/albums/c229/gabviana/belem061.jpg
Parque da Residência



Estátua do Rui Barata, parque da residência


Estação Gasômetro

Jardim Botanico de Belém


7. Alfândega


Belém uma cidade que renasce...

Colégio Gentil Bitencourt

Corredor de Mangueiras da avenida nazaré

Av Nazaré

novo aeroporto internacional de Belém







10. Catedral da Sé


Comando do Quarto Distrito Naval de Belém


Interior da Basílica

Praça do Relógio, original da inglaterra

Bairro Batista Campos


ponte na praça batista campos


Avenida Braz de Aguiar



[/IMG]




[/IMG]






9. Shopping Castanheira




10.1












Av. João Paulo II(em construção)



[33] - Av. Almirante Barroso, sentido São Brás (centro) - Entroncamento (saída da cidade)



avenida Almirante Barroso



Museu de Arte Sacra


Bairro Nazaré, essas árvores são do museu emílio goeldi


Basílica de Nazaré com nova iluminação

Estátua na praça da república, em frente ao primeiro arranha-céu de Belém
construido na década de 50.


B]Companhia Docas do Pará[/B]
[IMG]http://i30.photobucket.com/albums/c308/bicolor2005/enasanoite.jpg
Igreja da Trindade





Restaurante Manjar das Garças,no Mangal


Farol de Belém


Vista da Cidade Velha pro centro


Mercado de São Braz


Colégio Estadual Paes de Carvalho, o mais tradicional da cidade.


Palácio Antonio Lemos (prefeitura)


Palácio Lauro Sodré (governador) erguido por ordem de Portugal,
por interesse da coroa portuguesa se mudar para Belém


Espaço São José Liberto - Pólo Joalheiro

Mangueirão - O mais moderno estádio olimpico do Brasil


Chalé de ferro na ufpa

Chalé Tavares Cardoso

Pórtico de entrada

Praia de São Francisco

Praia do Chapéu virado



http://i30.photobucket.com/albums/c308/bicolor2005/estatualmanuelaofundo.jpg[/IMG]
Praia do Bispo




Trapiche da Vila




 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
é de mim ou esse gaju da ultima foto ta deitado de cabeça pra baixo.. na caixa do camiao? :hilarious HAHAHAHAHAHAHA ca pra mim o gaju foi assassinado e posto ali! nao fosse isto o BRASIU!
 

·
Registered
Joined
·
2,011 Posts
Belemita, Belém é uma cidade muito bonita, parabéns e as fotos estão muito boas, muito da arquitectura faz lembrar Portugal,mesmo que exista quem aqui no forum português defenda que a arquitectura brasileira não se parece com a portuguesa... :D ;)
 

·
Registered
Joined
·
21,081 Posts
Petronius said:
^^ mas chopp no Brasil é o que eles chamam à nossa cerveja de pressão (fino, imperial, etc.)
sim, mas é mais fraquinha q a cerveja vendida em portugal

disseram-me que era assim por causa do calor q faz no brasil. o pessoal bebe mais.. resultado: bubadeira todo santo dia :D :D :D
 

·
Registered
Joined
·
2,011 Posts
sabes que se diz isso.. é tipo lenda urbana, normalmente diz-se em Portugal que a nossa cerveja é mais forte que nos outros países, mas uma vez eu estive a comparar e na verdade até nem é.... são mais relatos "anedóticos"...
 

·
Moderator
Joined
·
18,004 Posts
^^ Eu apesar de nao gostar de cerveja sempre me disseram que era verdade!

A cidade em si parece ser interessante mas como sempre a invasao de betao nao a poupou!!
 
1 - 20 of 116 Posts
Top