SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 101 Posts

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
PARQUE AMAZÔNIA

Um projeto da Morris Architects ganhador do 2006 Professional Awards ASLA (American Society of Landscape Architects) - Categoria ANALYSIS AND PLANNING AWARD OF HONOR

O Parque tem o objetivo de oferecer a oportunidade de se explorar a floresta aprendendo, ao mesmo tempo, sobre a sua importância global, criando uma consciência em relação ao desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental;

Fazer jus ao título de Belém como "Portal da Amazônia", criando uma referência de destino ecológico mundial;

Mostrar que o Pará tem condições e conhecimento para realizar bons projetos e proteger os recursos naturais do Estado.

Se localizará junto a área metropolitana de Belém, uma cidade com mais de um milhão de habitantes, com serviços essenciais, e que preserva a floresta em sua periferia. Corta o Parque a estrada da Alça Viária que liga Belém ao Sul do Estado, no foto a Ponte do Rio Guamá que se localiza dentro da área do parque.

O Parque abrangerá uma área de 19.000 acres às margens do Rio Guamá, encontrando-se floresta primária e secundária em 68% do local, preservadas.

Os 32% restantes são áreas onduladas, abertas desde o século XVII, quando foram ocupadas pelas plantações de seringueiras da indústria de borracha e derivados Pirelli.

Todas as melhorias propostas serão limitadas a apenas esta parte do terreno que é utilizada atualmente como pastagem. O desenvolvimento ocorrerá sem nenhuma alteração na mata intacta, a atração principal e ponto central do parque.

As primeiras fases do projeto incluem aparelhos de recreação e aventura, pesquisa e educação, da mesma forma que espaço para entretenimento cultural, áreas para "shopping" e zoológico, além de hospedarias ecológicas, hotéis ecológicos e "resorts" integrados, planejados para trazer o hóspede próximo do ambiente que o rodeia, como uma forma de ambientação, criando oportunidades para

obter conhecimento e compreender a necessidade de se proteger este ambiente.

O Estado do Pará distingue-se na Região Norte do Brasil por sua história, arquitetura e cultura.

Atrações culturais e históricas como o Círio de Nazaré em Belém, o Teatro da Paz, a Estação das Docas e o Museu das Gemas são só alguns exemplos

do complemento perfeito às atrações naturais.

Mapa do Parque

Listagem do Programa

Portões de Chegada

Centro Cultura Uriboca

Show Cultural e Vila

Ponto de Transporte

Docas do Guamá

Entretenimento à beira d’água

Ponto de Transporte

Vila de Anatuba

Administração e escritório

Lojas e Shoppings

Comidas e bebidas

Expansão da Vila de Anatuba

Centro Cultural e Artístico

Espaço Cultura para exibições artísticas

Estúdio de Arte

Anfiteatro ao ar livre

Hospedaria Timborana

Spa Amazônia

Centro de Atividades

Tour das Copas

Centro de excursões

Estábulos

Aluguel de Bicicletas

Estação do Balão de ar quente

Torre de Observação da Floresta

Centro de Atividade Uriboca

Trem aéreo

Passeio de helicóptero

Aluguel de caiaques e canoas

Parque de Entretenimento Cultural AmazonQuest

Jungle Trek Safari Adventure

Jardim Botânico

Jardim das Bromélias

Orquidário

Instituto de Pesquisa da Floresta Tropical Amazônia

Exibição a convidados e Tour

Centro de Pesquisa

Alojamento dos residentes

Zoológico

Mamífero

Pássaros

Répteis e Anfíbios

Invertebrados

Centro de recuperação da Vida Selvagem

Aquário

Exibição de Pássaros e Borboletas

Hospedaria

Riparian

Floresta

Casa na Arvore

Tecnologia de Passado, Presente e Futuro (recursos e ecossistemas)

Centro Histórico da Amazônia

Centro Mundial de Tecnologia

Centro Florestal

Esse projeto vem rolado faz tempo por aqui, mas agora ele será um dos carros chefe da Campanha Eleitoral do Almir Gabriel para o Governo do Estado agora em 2006, então a probabilidade dele sair do papel é considerada de media para alta.

Já estiveram aqui interessados no projeto a Universal Estúdios, a Disney e um grupo da China.

Quem me mandou o material para publicação no SSC foi o rafabelem, ele é um telespectador do SSC, é cadastrado mas não comenta nada, ele mantem um bolg sobre turismo em Belém. http://turismobelem.blogspot.com/

Também quero agradecer ao Nunez que me deu uma força aqui com os textos!! Obrigado!

·
BRASIL
2,075 Posts
mto mto mto mto show! Tomara, mas tomara que saia mesmo! Vai dar uma outra cara para o turismo nacional, e gerar muitos empregos!

·
Registered
4,657 Posts
Era esse que tu tanto tava falando???
hauhauhauhahahahauhauhauhauha
Criei tanta espectativa pra ver!!!
huahuauhauhauhauhauhuauauuha

Mas foi bacana, eu já tinha visto essas imagens, mas não tinha associado com o projeto, e sem sacanagem, tá muito bom mesmo o thread! Tá tudo muito organizado!

Ah, esse projeto é de encher os olhos de qualquer um, será que sairá já nesses próximos 4 anos???

Parque de Entretenimento Cultural AmazonQuest

Jungle Trek Safari Adventure

Jardim Botânico

Jardim das Bromélias

Orquidário

Instituto de Pesquisa da Floresta Tropical Amazônia

Exibição a convidados e Tour

Centro de Pesquisa

Alojamento dos residentes

Zoológico

Mamífero

Pássaros

Répteis e Anfíbios

Invertebrados

Centro de recuperação da Vida Selvagem
Tem fotos nesses espaços não consegui ver, ajeita lá, eu tôcurioso em poder ver, pode acreditar!

Parabéns Jamba, tu tiraste isso do nada, pq encontrar algo sobre é foda.

·
Banned
2,419 Posts
Caramba, mas que projeto FODA!!!!! Tem que sair, é uma forma ótima de divulgar ainda mais Belém pro país e pro mundo, e não só isso, um jeito ótimo de aproveitar a floresta! ;)

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Discussion Starter · #6 ·
CH_Mineral said:
Era esse que tu tanto tava falando???
hauhauhauhahahahauhauhauhauha
Criei tanta espectativa pra ver!!!
huahuauhauhauhauhauhuauauuha

Mas foi bacana, eu já tinha visto essas imagens, mas não tinha associado com o projeto, e sem sacanagem, tá muito bom mesmo o thread! Tá tudo muito organizado!

Ah, esse projeto é de encher os olhos de qualquer um, será que sairá já nesses próximos 4 anos???

Tem fotos nesses espaços não consegui ver, ajeita lá, eu tôcurioso em poder ver, pode acreditar!

Parabéns Jamba, tu tiraste isso do nada, pq encontrar algo sobre é foda.

CH não tem foto nessa área que vc indicou!

E eu agradeço ao Rafael por ter me mandado esse projeto, pois seria quase impossivel encontrar ele.

·
Banned
2,921 Posts
Humm... :cheers: ...que chique!!! :bowtie:
Vai valorizar o Pará inteiro!!! Tá muiuto bonito e agradável! Ficou meio..."regional", bem folclórico! :eek:kay:

·
Amazônida!!
1,597 Posts
Eeeeeeeeeee!! Já te falei o que achei desse projeto, tô muito esperançoso, ansioso, quero que saia do papel mesmo! Caramba, vai ser uma coisa MUITO boa pra Belém, pra Amazônia... Espero que seja algo de primeira categoria do jeito que parece ser! Não vejo a hora de ver isso real... Mais um orgulho pra minha terra :)
E éééégua da foto PERFEITA:

Brigado por me citar no apoio, Jamba :D
E só mais uma coisa... É "Parque Amazônia", não tem esse "da", hehe

·
Registered
♪All I know love will save the day♫
6,043 Posts
Gente,

Esse é o Parque Amazônia. Projeto encomendado pelo Governo do Estado do Pará, quando da desapropriação da Fazenda do Pirelli, local onde será construído, há mais ou menos dez anos. Quando o projeto ficou todo pronto, em 2002, mais ou menos, foi automaticamente premiado em um evento de projetos temáticos. Em 2006, recebeu outra premiação, conforme disse o Jamba. Quando do lançamento, o custo estimado do projeto era de US$300 milhões (trezentos milhões de doláres), que seriam investido de modo a entregar o parque em 4 fases. A primeira já seria entregue em 2007, quando a parte básica de drenagem, exploração da mata fechada para o recolhimento de espécies nao catalagodas fosse feito e coisas do tipo, para abrir o local. A partir daí, se levantaria o projeto, na prática. Contudo, com o atraso de quase 3 anos, só mesmo um investimo mt pesado e trabalho muito árduo, para garantir a entrega de todo o empreendimento até 2014, como se esperava.
Em última análise, vale dizer que várias empresas, tanto nacionais quanto estrangeiras, manifestaram interesse pelo projeto, destacando-se a Disney e a Universal Studios. Contudo, talvez a inexistência de um flluxo de turistas razoável para Belém, permanentemente, ainda entrave o projeto. Há de se falar, que com o simples anúncio do investidor e do início da construções, o cenário do turismo na região norte do país vai se transformar. E investimentos públicos muitos maiores serão necessários, haja vista que a consequência imediata será o aumento brusco de vôo, precipuamente os internacionais, vindos da Europa, América do Norte e Ásia, e também dos equipamentos hoteleiros, bem como de shoppings e centro de convenções.
Visitando o blog: turismobelem.blogspot.com , voces terão informações atualizadas sobre o projeto.

Valeu João,

Rafael

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Nunez said:
Brigado por me citar no apoio, Jamba :D
E só mais uma coisa... É "Parque Amazônia", não tem esse "da", hehe
E como q eu ia deixar de citar teu nome rapa!!

De onde foi que eu tirei esse "da" hein?

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Discussion Starter · #12 ·
rafabelem said:
Gente,

Esse é o Parque Amazônia. Projeto encomendado pelo Governo do Estado do Pará, quando da desapropriação da Fazenda do Pirelli, local onde será construído, há mais ou menos dez anos. Quando o projeto ficou todo pronto, em 2002, mais ou menos, foi automaticamente premiado em um evento de projetos temáticos. Em 2006, recebeu outra premiação, conforme disse o Jamba. Quando do lançamento, o custo estimado do projeto era de US$300 milhões (trezentos milhões de doláres), que seriam investido de modo a entregar o parque em 4 fases. A primeira já seria entregue em 2007, quando a parte básica de drenagem, exploração da mata fechada para o recolhimento de espécies nao catalagodas fosse feito e coisas do tipo, para abrir o local. A partir daí, se levantaria o projeto, na prática. Contudo, com o atraso de quase 3 anos, só mesmo um investimo mt pesado e trabalho muito árduo, para garantir a entrega de todo o empreendimento até 2014, como se esperava.
Em última análise, vale dizer que várias empresas, tanto nacionais quanto estrangeiras, manifestaram interesse pelo projeto, destacando-se a Disney e a Universal Studios. Contudo, talvez a inexistência de um flluxo de turistas razoável para Belém, permanentemente, ainda entrave o projeto. Há de se falar, que com o simples anúncio do investidor e do início da construções, o cenário do turismo na região norte do país vai se transformar. E investimentos públicos muitos maiores serão necessários, haja vista que a consequência imediata será o aumento brusco de vôo, precipuamente os internacionais, vindos da Europa, América do Norte e Ásia, e também dos equipamentos hoteleiros, bem como de shoppings e centro de convenções.
Visitando o blog: turismobelem.blogspot.com , voces terão informações atualizadas sobre o projeto.

Valeu João,

Rafael

Olha ai o pai da criança, da proxima vez tu postas!! :eek:kay:

·
Carioca
16,321 Posts
não sou agorento.
sou realista.
quero muito que esse projeto vire realidade.
um projeto desse tamanho não é tão facil assim, principalmente por ser de turismo.
sem falar nas disputas politicas q poderiam atrasar ainda mais a execução do projeto.
se por um acaso o almir ou o simão (ainda não se sabe quem serão os candidatos) não forem eleitos, será que o outro governador vai ter interesse em dar continuidade ao projeto?
aqui em belém mesmo ocorre e ja ocorreu varias vezes isso.
um simples bondinho ainda nao esta funcionado pq o prefeito inventou que não poderia ser elétrico. claro o projeto foi do outro prefeito que era de outro partido.

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^ E quem te disse que o Almir não vai ganhar?? hein? hein?? Ou tu votas no Barbalho??

·
Registered
4,657 Posts
^^
^^
É o Almir o candidato!!!
Tá na coluna do Bonna.

TOALHA
Na terça, às 17h, no Icuí, Simão resignado anunciará a todo o secretariado que, embora esteja na frente nas pesquisas, foi obrigado a jogar a toalha: Almir será o candidato tucano à sua sucessão, e todos unidos devem fingir que o apóiam.

·
Carioca
16,321 Posts
poxa
queria que fosse simão o candidato, mas com certeza vou votar no almir tb.
acho que não vai ter outro candidato melhor.
espero que o almir continue o q ele e o q o simão fizeram.

·
Registered
11,536 Posts
PARABENS BELEM
Isso que me da orgulho de ser Brasileiro!!!

Do outro lado, infelizmente a realidade do Para e bem diferente, o que esta sendo desmatado e queimado la, nao tem pra ninguem... Alem de quase todas as terras serem griladas, sao transforamdas em areas de pecuaria extenssiva, nao para produzir, mas para obter a renda da terra especulativamente....
E um horror

Tem que ter desenvolvimento sustentavel na Amazonia ja!!!!!!

|Se nao, ai que os Rios secam nas secas, e inundam cidades nas cheias, porque a quantidade de floresta arrasada antigamente equilibrava o fluxo hidraulico....

Mas MARAVILHOSO ESSE PROJETO!!!!!!!

1 - 20 of 101 Posts
Status
Not open for further replies.