SkyscraperCity Forum banner

Belém - Palacete Bolonha. Por JaMBa, Nunez e Paroara.

42754 Views 44 Replies 29 Participants Last post by  JaMBa
Eu, o JaMBa e o Paroara marcamos um encontro hoje no Palacete Bolonha, não estávamos pensando em tirar fotos exatamente lá, mas como o palacete já tava aberto a visitação a gente resolveu entrar e acabamos com os cartões de memória lá mesmo, hehehe. A visita foi guiada por um arquiteto que mostrou tudo e contou a história dos proprietários do lugar pra gente. Foi bem interessante... O palacete têm 5 andares, contando com o sótão(que, inclusive, tem fama de ser assombrado, hehe) e por dentro é uma mistureba só, chega até a ser brega em alguns cômodos(daí o termo “arquitetura Kitsch"). O proprietário, Francisco Bolonha era descendente de italianos, casado com uma carioca, tinha uma filha de criação e morreu devido uma infecção generalizada. Sua mulher colocou tudo o que havia na casa a leilão e voltou pro Rio. A filha ficou aqui, vive até hoje em uma casa próxima ao palacete. Francisco estudou e se formou em Paris, trabalhou junto com Gustave Eiffel e voltou para Belém como um grande engenheiro, criador de outras obras, além do próprio palacete, como o Mercado de Carne do Ver-o-Peso e o Palacete Bibi Costa, além dos Lagos Bolonha e Água Negra, situados na Reserva Florestal do Utinga, ao lado de Belém, e que abastecem a cidade.

A minha máquina resolveu descarregar bem na hora :sleepy:
Sorte que os dois tavam lá. Só tirei essas 7 fotos. O JaMBa vai seguir com as dele e depois o André.

Por fora

Um teto "enfeitado", hehe

Entrando no salão de festas

Teto do salão de festas

Vista da janela da Biblioteca. Francisco tinha um quarto só pra ele, separado da mulher. No quarto dela havia uma sala de costura ao lado e no dele uma biblioteca.
See less See more
6
1 - 20 of 45 Posts
O Palacete Bolonha agora faz parte do Memorial dos Povos, e eu, Nunez e Paroara fizemos uma visita monitorada. As minha fotos foram essas.

Algumas fotos ficaram escuras por que não podia usar flash dentro da casa.

01 – Palacete Bolonha Vista lateral.

02 – Fachada do Palacete (foto tirada da entrada da casa)

O Palacete tem 5 andares, no primeiro era o andar dos empregados, é o andar menos conservado do Palacete por isso tirei poucas fotos:

03 – Foto da Sala de jantar dos empregados

04 – Detalhe das paredes, quase predominante no 1º pavimento, as inicias de Francisco Bolonha

2º Pavimento tinha as salas, sala de musica (o mais bonito cômodo da casa) o banheiro Social e salão de festas.

05 – Banheiro Social

06 – Teto e parede do Banheiro

07 – Corredor perto do Banheiro

08 – Salas

09 – Teto e parede de uma das salas

10 – Essa ficou muito escura .. mais é mais uma das salas

11 – Sala de Musica

12 – Teto da Sala de Musica

13 – Essa tinha todo para se uma das mais bonitas mais a falta do flash atrapalhou mais mesmo assim vou postar – Porta para a sala de musica.

3º Pavimento – Quarto do Bolonha e de sua esposa e o seu banheiro cafona hauahuahau

14 – Banheiro do Bolonha

15 -

Eles era um casal moderno quartos separados ahuahauah

16 – Quarto da Esposa do Bolonha

17 – Teto do Quarto da Esposa

18 –

19 – Teto do Quarto do Bolonha

20 – Todas as janelas da casa são de vidro com as iniciais do Bolonha

21 – Corredor do 3º Pavimento

4º Pavimento – Quarto da filha e biblioteca.

22 – Quarto da Filha

23 – Biblioteca

24 – Escada para o sótão

5º Pavimento – Sótão e Mirante

25 – Sótão

26 – Vista do Mirante para a Rua Dr. Moraes

27 – Vita do Telhado das Casas da Vila Bolonha

Eru sei que sou um péssimo fotografo ... mais acho que deu pro gasto :D
See less See more
27
Nossa! Que fotos antigas-atuais!
Gostei! Vamos esperar as do paroara.
Ei-las!

Fachada

Salas, quartos e móveis.

Lustres

Detalhes do Teto e Paredes- Pinturas, estuque, etc.

Biblioteca

Escadaria

Cuidado com o Cão!

Inicias do Francisco Bolonha estão espalhadas por todo lugar

Descarga da Belle Epoque. :D

Depois eu posto as fotos da vista do palacete e das casas ao redor.
See less See more
28
Só pra lembrar... Muita coisa original do palacete se perdeu, e aquela pia do banheiro por exemplo, que aparece na foto, não é a original, claro, hehe. Foi colocada no lugar de uma pia inglesa que tava detonada e não dava mais pra restaurar(ou não quiseram).
:applause:

muito bonito mesmo hein, só o banheiro da foto 14 que é sinistro, parece um sarcofago ou coisa do genero, e o teto da sala de musica é show.

:eek:kay:
Lindo, me lembro de tê-lo visto quando estive em 2003.
Eu estava passando numa avenida, ele fica numa rua que deságua
nessa avenida. (vc consegue vê-lo olhando para trás à esquerda)

Não é isso?
Cara, que trabalho!!! IMPRESSIONANTE!!! Que legal q vcs sao amigos!!! Eu tb queria alguem daqui pra eu sai pra tira fotos e conversa sobre a cidade!!!! Todo mundo que entra de Curitiba fica so um poquinho no forum e vai embora. Acho que o GRGM ateh que tinha razao quando falo que todo mundo daqui era pentelho heheh, eu nao gostei, mas tem um poco de razao
Valeu todos pelos comentários. Ainda bem que o jaMBa e o Yuri foram junto pra tirar umas fotos boas.

Fotos tiradas a partir do Palacete (por mim e pelo nunez):
*legendas by Nunez :D

Prédios do Bairro Nazaré

Telhado do Palacete

Vista pro Centro. Prédios na Praça da República

Rua Dr. Moraes, ainda no bairro Nazaré. Aquele prédio alto pertence ao INSS.

O paredão negro ao fundo é os fundos do Manuel Pinto da Silva que um dia já foi branco(bem que eu disse que ele precisa ser pintado)

Bairro Nazaré e Centro ao fundo.

Vista pro Reduto. Baía de Guajará ao fundo.

Rua Dr. Moraes

Telhados das casas da Vila Bolonha

Bairro Reduto

Prédios do Bairro Nazaré. O amarelo da esquerda será o Hotel Crowne Plaza.

Prédios do Reduto e aonde aparecem dois prédios altos em construção, lá no fundo, começa o Umarizal.

Parte do Memorial dos Povos, ao lado do Palacete

Avenida Gov. José Malcher e Centro.

Nazaré em primeiro plano e Centro ao fundo.

Nazaré e Centro

Reduto

Dr. Moraes de novo.
See less See more
22
O Natalense said:
Lindo, me lembro de tê-lo visto quando estive em 2003.
Eu estava passando numa avenida, ele fica numa rua que deságua
nessa avenida. (vc consegue vê-lo olhando para trás à esquerda)

Não é isso?
É mais ou menos isso mesmo, natalense. O palacete fica na esquina de uma das principais avenidas de Belém ( a José Malcher) com uma pequena vila cheia de casas antigas ( a vila bolonha).
Nossa, que palacete bonito, a fachada é muito linda, os detalhes interiores então sensacionais, e o cara era muito detalhista, imagina quanto não custou odos esses vidros trabalhados com as iniciais do dono, Fantástico!!

Ah, e muito legal o encontro dos foristas de Belém, é muito bom ver o pessoal do forum se encontrando também na vida "real"
Belíssimo palácio. Muito bonito mesmo; Magnífico.
AndreCWB said:
Cara, que trabalho!!! IMPRESSIONANTE!!! Que legal q vcs sao amigos!!! Eu tb queria alguem daqui pra eu sai pra tira fotos e conversa sobre a cidade!!!! Todo mundo que entra de Curitiba fica so um poquinho no forum e vai embora. Acho que o GRGM ateh que tinha razao quando falo que todo mundo daqui era pentelho heheh, eu nao gostei, mas tem um poco de razao
Cara a gente se conheceu tudo hoje .... e ja estamos marcando outros encontros ai para mostrar mais um pouco de Belém para vocês.
No meu caso, só posso marcar encontros estaduais, com o Roque, gabviana, Douglas e mais alguns que não me recordo, por que aqui em VDC não tem ninguém além de mim que participa do SSC.
Sorte que o Douglas e o Roque aparecem aqui de vez em quando... vou tentar marcar um aqui esse mês ainda.
JaMBa said:
Cara a gente se conheceu tudo hoje .... e ja estamos marcando outros encontros ai para mostrar mais um pouco de Belém para vocês.
Cara, QUE INVEJA!!! hehehehehehehe To mto feliz por vcs!!!! Tomara que role mais dessas por esse forum a fora!
Maravilhoso!!!!!!!! Parabens!!!!!!!! Gostei de tudo!!!
Quantas fotos, hein! =P

Adorei esse palacete desde que mostraram em outro thread pela primeira vez!
A fachada é linda, fica muito massa com os detalhes! E é bom ver o interior, que por sinal é muito bonito também, o teto, os móveis, detalhes... muito bonito! =)

Agora essa foto...

Notem que da direita pra esquerda a cor do assoalho vai clareando, e chega a dar aimpressão de que a mesinha tá flutuando, sei lá... tá meio destacada, em outro plano... parece uma coisa meio Matrix... legal, não? =P Ficou perfeita, a foto!
^^^ahuhuauhauhauh o reggaeman tava chapado ,auhauhuhauhauhauhuhauh, mas pior q parece q ta voando mesmo!!
1 - 20 of 45 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.