SkyscraperCity banner
1 - 14 of 14 Posts

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Linda imagem da "Enciclopédia Conhecer Universal" :)

Belém, Pará, uma das imagens mais antigas da cidade! :)
É uma gravura colorida,
sem crédito do pintor...hehe (não colocaram)

Dizia a legenda: A cidade de Belém surgiu a partir
do núcleo criado em torno do forte do Presépio,
que os colonizadores edificaram durante
a conquista do Amazonas (1616)
. :)

Alguém consegue identificar algo, nome de igrejas, prédios? :)

Eis a foto:

·
cives totius mundi
5,002 Posts
não consigo identificar nada !!! hehe (que besta eu né ) mas identifiquei minha pasta de fotos do SSC e ela já está lá arquivada! :D
Impressionante ! será que em 1616 já havia toda a infraestrutura de uma cidade avançada ! belo achado !
Agora lendo esta frase, estou achando que há um duplo sentido:

A cidade de Belém surgiu a partir
do núcleo criado em torno do forte do Presépio,
que os colonizadores edificaram durante
a conquista do Amazonas (1616).

Parece que a cidade surgiu em 1616 e certamente esta foto/pintura deve ser do período mais recente, do surgimento da enciclopédia !

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #3 ·
valeu, Dot! esse capítulo da enciclopédia fala sobre a conquista do litoral, os fortes que foram criados no Norte/Nordeste etc. Há muitas pinturas e essa de Belém achei uma raridade, com esses barcos etc, não sei exatamente que ano foi pintado esse quadro e que época se retrata, pode ser que seja em meados de 1700?

·
Registered
4,657 Posts
Cara, esse forte não existe mais!!!
Existem 2 fortes em Belém, esse aí foi aterrado, mas foi resgatado parte dele com a restauração dos galpões das docas, tem uma torre de uma igreja lá no fundo atrás dele, essa é possivelmente a Igreja de Sant'Anna e a outra mais a direita não sei se é a Igreja de Santo Alexandre ou a Catedral da Sé, não sei qual é a mais velha!

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Não sei se o Henrique ta usando um oculos supersonico ahuahauahua mais eu não vejo nada de Belém ai não!

As torres das Igrejas não lembra nada com as daqui, uma cupula grande ao fundo, tb não me lembra nada, que aqui exista algo perecido, para essa época. E esse prédio enorme de frente para a baía tb não lembra nada. Aqui tudo nasceu de costa para as águas e essa geografia para a direita, um Rio no meio da cidade .. poderia ser a doca do Ver-o-Peso ... mas para isso, o Ver-o-Peso teria q estár no lugar deste prédio Grande de frente para baía e da Igreja aos fundos dele ...

Mas como vc ta falando q tirou de um livro .. quem sou eu para falar q essa imagem não é Belém!?!? :D

·
Registered
4,657 Posts
Não Jamba, não lembras que antes do ver-o-peso exitiam uns galpões muito feios, todos descaracterizados, mas acho que esses galpões ainda não existiam...
Se lembra que naquela época a cidade ainda não tinha fechado as costas pro rio, tem uma foto no Belém da Saudade, pena que eu não tenha aqui, se não colocaria uma foto antiga mais recente que esta aí pra comparar!!
Vou ver se encontror algo parecido pelos threads do Belemita...se não, hehehehe, vou pensar em me abalar na biblioteca da escola de teatro da ufpa pra ver se acho a figura!

·
Registered
2,798 Posts
Creio que o prédio grande com a igleja atrás seja a antiga alfandega com as torres da igleja das Mercês, a esquerda talves seja a igreja de Sant'ana mesmo.

·
Registered
6,933 Posts
Essa gravura é da parte onde é hoje a Estação das Docas! Nela aparecem as Igrejas de Sant'Ana e das Mercês. O prédio atras da igreja das Mercês é o da Alfandega. Belo achado Fortal!

1 - 14 of 14 Posts