SkyscraperCity Forum banner

Belas fotos da mais antiga localidade do Sertão baiano: Jacobina

27877 Views 29 Replies 20 Participants Last post by  Kelsen
Jacobina foi fundada no início do século XVII, e foi transformada em vila em 1720. Mas somente em 1880 a Vila de Santo Antônio de Jacobina se tornou em cidade.
Antigamente, a cidade vivia essencialmente da extração do ouro, mas atualmente a economia está bem mais diversificada, com um comércio relativamente grande e um setor industrial bastante crescente.
Seu clima é bastante ameno, pois Jacobina é cercada de serras. Sua população é de cerca de 80.000 habitantes.
Todas as fotos (com exceção da primeira, que é da Wikipedia) são do Flickr.

Vista aérea
1

A cidade vista das serras
2

3

4

As serras vistas da cidade
5

Rio Itapicuru-Mirim, um dos dois rios que cortam a cidade
6

7

8

Encontro entre o Rio Itapicuru-Mirim e o Rio do Ouro
9

No alto da serra, o maior hotel da cidade, o Serra do Ouro
10

O Hotel Serra do Ouro, visto de perto
11

Parte do Centro Comercial
12

Fachada do Colégio Yolanda Dias Rocha, um das construções mais antigas de Jacobina
13

Praça Rui Barbosa, onde aparece a Igreja Matriz de Santo Antônio, erguida em meados do século XVIII
14

Igreja da Conceição, construída no final do século XVIII
15

Capela do Bom Jesus da Glória, popularmente chamada de "Igreja da Missão", a mais antiga de Jacobina, feita no início do século XVII
16

Perto da "Igreja da Missão", tem esse anfiteatro, onde são realizados shows e eventos culturais
17
See less See more
17
1 - 20 of 30 Posts
Parabéns Will por mostrar Jacobina, a cidade tem um belo patrimônio e um relevo muito bonito.
Gostei muito das fotos 03, 06, 07, 11, 12 e 14.
Que foto maravilhosa essa 6, o rio com aquela serra ao fundo!
Eu gosto de cidades com esse casario amontoado! parece as "row houses" do sim city!;)
Muito legal esse thread, Will. Gostei das fotos, mas me encantei com a Igreja da Missão. Nunca tinha visto esse estilo!
Legal, Will! Não conheço Jacobina, mas já ouvi falar que, por ser cercada de morros, a cidade é muito quente e abafada.

Muito legal esse thread, Will. Gostei das fotos, mas me encantei com a Igreja da Missão. Nunca tinha visto esse estilo!
Alfenim,

Aqui em Salvador tem uma igreja muito parecida com esta. É a igreja de Nossa Senhora de Escada, fica no subúrbio de Escada e é uma das mais antigas da cidade. Acredito que a Igreja de Santo Antônio de Velasquez, em Vera Cruz, hoje em ruínas, seguisse o mesmo estilo. Se não estou enganado, em Cacheira existe uma semelhante. Mas pra mim, fui surpresa ver uma neste estilo em Jacobina.
See less See more
Alfenim,

Aqui em Salvador tem uma igreja muito parecida com esta. É a igreja de Nossa Senhora de Escada, fica no subúrbio de Escada e é uma das mais antigas da cidade. Acredito que a Igreja de Santo Antônio de Velasquez, em Vera Cruz, hoje em ruínas, seguisse o mesmo estilo. Se não estou enganado, em Cacheira existe uma semelhante. Mas pra mim, fui surpresa ver uma neste estilo em Jacobina.
Tu saberias dizer que estilo é esse? Se for maneirista ou barroco é diferente de tudo que já vi nesses estilos.
See less See more
Legal, Will! Não conheço Jacobina, mas já ouvi falar que, por ser cercada de morros, a cidade é muito quente e abafada.
Rapaz... Se Jacobina é muito quente, então Juazeiro é um forno microondas ultra-mega-potente... :D
A região de Jacobina e de Senhor do Bonfim é uma das mais frias da Bahia! Juazeiro é que é MUITO quente, até porque aqui fica numa depressão, em pleno clima semi-árido, e o clima de Jacobina, apesar de ficar no Sertão, é tropical subúmido, o mesmo de Feira de Santana e Vitória da Conquista.
See less See more
muito legal, will!!!!!!!!!!!!!!!!! parabéns:banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers:
Fortal o seu micro já ta OK?
Tu saberias dizer que estilo é esse? Se for maneirista ou barroco é diferente de tudo que já vi nesses estilos.
Não sei, Alfenim. Estava dando uma olhada na net e parece q esse estilo é mais comum pelo interior da BA do que eu imaginava.
Rapaz... Se Jacobina é muito quente, então Juazeiro é um forno microondas ultra-mega-potente... :D
A região de Jacobina e de Senhor do Bonfim é uma das mais frias da Bahia! Juazeiro é que é MUITO quente, até porque aqui fica numa depressão, em pleno clima semi-árido, e o clima de Jacobina, apesar de ficar no Sertão, é tropical subúmido, o mesmo de Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Mas não é Jacobina que é cercada de morros, Will?
See less See more
^^
Exatamente... Mas justamente pelo fato de Jacobina ser cercada de morros e, portanto, ser uma cidade bem serrana, é que o clima dela é relativamente frio, considerando que também é uma cidade sertaneja.
Nunca tinha visto fotos de Jacobina! Também nunca fui à cidade, mas seu nome é bastante conhecido pra mim.
Apesar de achar a cidade com um planejamento ruim, reconheço que é por causa da sua idade. Gostei da todas as fotos, principalmente as do alto.
Nunca tinha ouvido falar de Jacobina. Agora eu já sei que fica no Sertão da Bahia. Qual a distância de Salvador? Eu gostei muito da foto 2, 6, 7 e do colégio Yolanda.
Obrigado pelo thread....a cidade em si eu nao gostei mas as montanhas sim!!
lindas parajens. A cidade é bem bacana, mas como tudo por aqui poderia ser melhor.
WillCorreia, legal teres mostrado a cidade de Jacobina! Eu já tinha ouvido falar mas não sabia que era um município antigo! Gostei da topografia da cidade mas a urbanização é bem precária ainda mais em se tratando de uma cidade que tem uma importância histórica para a Bahia. Mas a cidade apresenta alguns pontos interessantes: O paredão da foto 6 é bem surpreendente!!! A Igreja da Conceição e a Capela do Bom Jesus da Glória são um patrimônio indiscutível da cidade visto as datas de contrução! O Colégio na foto 13 está bem conservado e é uma bonita edificação! A Praça Rui Barbosa parece ser agradável, somente senti falta de um pouco mais de arborização! A Igreja Matriz de Santo Antônio parece ser bem bonita! Nas fotos 8 e 9 interessante ver esses "muros" de contenção dos rios! Parecem ser também antigos! E as pontes idem! O Anfiteatro da foto 17 mostra um bom aproveitamento do espaço urbano! Parabéns pelo thread! Interessante para conhecermos lugares muitas vezes desconhecidos! Valeu, um abraço!
See less See more
1 - 20 of 30 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.