SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Hoje eu peguei minha câmera e dei uma volta pelo bairro onde moro (pelo menos pela parte quase não perigosa). Acabei gostando do resultado e resolvi compartilhar as fotos aqui no SSC.

As fotos também são bem diferentes do que tenho visto aqui, são fotos de um bairro pobre, mas que está crescendo.

Existem muitos casos de famílias que a dez anos atrás eram extremamente pobres, e hoje vários membros ganham razoavelmente bem. Isso é refletido nas casas, que crescem, principalmente pro alto, algumas têm três ou quatro andares, mas não existe a preocupação com o acabamento.

01.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.
r

22.

23.

24.
r

25.

26.
r

27.

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
Parabéns! Conheço o lugar e ficaram ótimas as fotos!
Eu esperava ver o bairro a cores, mas ficou bem em preto e branco.
Obrigado!

Escolhi o preto e branco porque o que eu quero mostrar são as tonalidades, texturas e formas do bairro.

Pretendo um dia fazer um thread com o intuito de mostrar o bairro, nesse caso será durante o dia e à cores, ainda não fiz porque não pensei como fazer isso de forma interessante. Acredito que simplesmente mostrar o bairro o google maps já faz muito bem.

·
Street Photographer
4,022 Posts
O thread ficou phoda, sô Xoab!!!

O tipo de thread que eu gosto. Mostrou muito bem a noite em um dos bairros mais singulares da capital, numa ótica diferenciada. O toque film noir deixou a atmosfera ainda mais instigante. A foto 04 parece um frame retirado de um filme antigo.

A título de curiosidade, o bairro Concórdia é um dos bairros mais antigos da BH que se estendeu pra fora da Contorno. Era um loteamento criado para abrigar famílias que estavam acomodadas na Praça Raul Soares. Podemos até arriscar que foi na Raul Soares que "nasceu" o bairro Concórdia.

Show de bola!

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #6 ·
O thread ficou phoda, sô Xoab!!!

O tipo de thread que eu gosto. Mostrou muito bem a noite em um dos bairros mais singulares da capital, numa ótica diferenciada. O toque film noir deixou a atmosfera ainda mais instigante. A foto 04 parece um frame retirado de um filme antigo.

A título de curiosidade, o bairro Concórdia é um dos bairros mais antigos da BH que se estendeu pra fora da Contorno. Era um loteamento criado para abrigar famílias que estavam acomodadas na Praça Raul Soares. Podemos até arriscar que foi na Raul Soares que "nasceu" o bairro Concórdia.

Show de bola!
Valeu sô Charlz!

Eu queria ter como mostrar a parte mais interessante do bairro, que são os becos, mas infelizmente a câmera não é bem vista por lá. Talvez um dia bem cedo, quando o movimento for menor, e acompanhado, aí sim vou ter fotos muito bacanas!

·
Registered
24,262 Posts
Um bairro pobre, mas que existem aos milhares em todas as nossas cidades brasileiras, mas interessante de se ver e analisar.
As fotos em P&B e ainda por cima noturnas ficaram de ótima qualidade e deu um clima "noir". Gostei.

·
Cabra Macho é Bode!
8,987 Posts
Belas fotos!! :applause: Gosto muito de fotografia em P&B.

Eu nasci nesse bairro, no Hospital São Francisco. Morei na Rua Guanabara, entre as ruas Jataí e Saí, até os 14 anos. Meu pai tem a casa lá ainda, alugada. O que mais me impressiona nesse bairro é que ele praticamente não muda. Chega a dar medo. :lol:

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Lindo, lindo! Um ensaio maravilhoso! O Charles resumiu bem. Adorei!!
Muito bom saber que você gostou! Muito obrigado mesmo!

Bacana. Gosto deste bairro. Aqui tem o luxo e o simples. Espaço pra todos.
Verdade! No bairro você encontra desde barracões de um cômodo só até uma ou outra casa que poderia muito bem estar num bairro nobre qualquer.

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Belas fotos!! :applause: Gosto muito de fotografia em P&B.

Eu nasci nesse bairro, no Hospital São Francisco. Morei na Rua Guanabara, entre as ruas Jataí e Saí, até os 14 anos. Meu pai tem a casa lá ainda, alugada. O que mais me impressiona nesse bairro é que ele praticamente não muda. Chega a dar medo. :lol:
Realmente, morei no bairro até os 15 e voltei agora mais velho, a única coisa que mudou é que meus amigos têm filhos, e as casas cresceram pra comportar a família maior!

·
Registered
435 Posts
Por Joab: "Verdade! No bairro você encontra desde barracões de um cômodo só até uma ou outra casa que poderia muito bem estar num bairro nobre qualquer."

Joab quando eu falei em simples e luxo quis dizer que no forum tem foristas que pegam bairros simples e bairros de luxo, não que tivesse luxo no Concordia. Pelo menos eu não conheço.

Por outro lado nao considero um bairro pobre como disseram ai em cima, e sim um bairro normal, bem classe media.

·
Registered
5,094 Posts
Antes de morar no Castelo eu morei bem próximo do Concórdia, no bairro Renascença. Lembro que na época (2005) me era aconselhado tomar um pouco de cuidado à noite, em razão de violência, não sei como está hoje. O Concórdia é inegavelmente um bairro pobre e que muda muito pouco, eu particularmente adorei o thread, achei fantástico, porém não gosto muito dessa região. Mas sua centralidade e fácil acesso a vias importantes como Antônio Carlos e Cristiano Machado o diferencia de certa forma, não estamos falando aqui de um bairro periférico. É muito mais bem localizado, por exemplo, que a região onde moro atualmente (Castelo/Ouro Preto).

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Por Joab: "Verdade! No bairro você encontra desde barracões de um cômodo só até uma ou outra casa que poderia muito bem estar num bairro nobre qualquer."

Joab quando eu falei em simples e luxo quis dizer que no forum tem foristas que pegam bairros simples e bairros de luxo, não que tivesse luxo no Concordia. Pelo menos eu não conheço.

Por outro lado nao considero um bairro pobre como disseram ai em cima, e sim um bairro normal, bem classe media.
Foi mal, entendi errado...

Mas não concordo com você, o bairro não é classe média não, um pedaço dele é, eu moro na parte próxima ao renascença e com certeza não é classe média. O bairro é muito variado, e como eu disse chega a ter uma ou outra casa de luxo sim. Uma família que eu conheço se juntou e comprou uma casa próxima à favela, mas tinha uma área bem grande, acabamento do melhor que tinha na época, área com piscina e tudo mais, acabaram dividindo a casa em duas e ainda sim são duas casas realmente bacanas.

Antes de morar no Castelo eu morei bem próximo do Concórdia, no bairro Renascença. Lembro que na época (2005) me era aconselhado tomar um pouco de cuidado à noite, em razão de violência, não sei como está hoje. O Concórdia é inegavelmente um bairro pobre e que muda muito pouco, eu particularmente adorei o thread, achei fantástico, porém não gosto muito dessa região. Mas sua centralidade e fácil acesso a vias importantes como Antônio Carlos e Cristiano Machado o diferencia de certa forma, não estamos falando aqui de um bairro periférico. É muito mais bem localizado, por exemplo, que a região onde moro atualmente (Castelo/Ouro Preto).
Eu cresci no bairro, talvez por isso goste dele. Quanto ao perigo, acredito que à noite você deve tomar cuidado em qualquer lugar que seja pouco movimentado.

·
Registered
435 Posts
Se bem que eu conheço a parte boa do Concordia onde namorei, mas minha vó mora numa favelinha que eu acho que é concordia (vou lá e não sei). hehe

·
Registered
8,024 Posts

Não é um bairro pobre, mas é um bairro simples.

Classe média seria a partir de um Coração Eucarístico, Cidade Nova, Castelo, Palmares, etc.

Mas, dada a localização, o Concórdia tem tudo para mudar.

·
Registered
435 Posts
Então não seria classe média baixa? Aquele trechinho perto da Cristiano Machado é bem classe média sim. E estes conceitos, que parâmetros vcs usam?

·
Registered
24 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Não acho que seja possível definir se o concórdia é de classe baixa ou média, é um bairro muito variado.

·
A estação do "rock".
2,973 Posts
Senhores, em BH não existe bairro de classe exclusiva, mas predominante. Mesmo Lourdes, ou Belvedere, não são uniformes. Você encontra classe alta, grande incidência de média alta, e classe simplesmente média média mesmo, que mora em prédios com apartamentos pequenos, quatro por andar, até caros (cerca de 800 mil), mas que existem. Em Lourdes, bairro dos mais nobres, com 300 mil você compra algo bem velho perto do centro, parte mais simples, basta olhar nos classificados. E um apartamento de 5 milhões, novo, ou até mais, num ponto nobre.

Em outros bairros, como Serra, Luxemburgo, Sion, Santo Antônio, São Pedro, a predominância é classe média alta, mas perto de favelas os valores e padrão de imóveis caem , e o mesmo acontece (essa despadronização). Mas o Luxemburgo com certeza não é simplesmente um bairro de classe média porque tem a Juvenal dos Santos, que dá no Hospital, nem o Serra, na região em que construíram aquelas torres gêmeas gigantes horrendas. São bairros, no geral, de classe média alta, o metro quadrado é caro nos pontos nobres e se aproxima dos bairros mais valorizados.

O Bandeirantes também tem construções em alguns pontos bem mais simples e partes detonadas, a par de outras com mansões monstruosas milionárias.

Os dois bairros mais uniformes devem ser mesmo Mangabeiras e Belvedere, e mesmo assim não são exclusivos para a classe alta. Lourdes é caríssimo mas tem famílias antigas que compraram lá quando nem era tão caro, além da parte perto do centro, que é cara também, mas mais acessivel.

Com o Concórdia, que é classe média média, pelo que conheço, certamente existem pedaços de classe média baixa e talvez até baixa. Mas a gente classifica um bairro pelo padrão mais comum.

Dizer que o Mangabeiras é um bairro de classe alta significa apenas que isso é a predominância. E assim por diante.

1 - 20 of 25 Posts