SkyscraperCity banner

1 - 20 of 126 Posts

·
Registered
2,315 Posts
Discussion Starter #1
O Percurso dos Sete Vales Suspensos é um caminho de natureza pedonal que se estenderá por 5,6 quilómetros, acompanhando as linhas sinuosas das arribas localizadas entre a Praia de Vale Centianes e a Praia da Marinha, no concelho de Lagoa.O percurso desenvolve-se ao longo de uma linha quase contínua de arribas, apenas interrompida por linhas de água, que na sua maioria desembocam acima do nível do mar, dando origem a autênticos “vales suspensos”. Daí o nome do trajecto.

Num passado distante, cada um daqueles “vales suspensos” esteve associado à foz de uma linha de água e testemunha a intensa erosão a que aquela orla costeira está sujeita, já que deve a sua formação a um recuo rápido do litoral, não acompanhado pelo entalhe da linha de água.

O percurso, que se baseia na regularização de trilhos previamente existentes, assenta num projecto de arquitectura paisagista a desenvolver ao longo da costa, que contempla a implantação de guardas de protecção em zonas conflituosas, de difícil acesso ou com riscos associados, a execução de escadas naturais embutidas nas arribas de modo a permitir a passagem de utentes e a introdução de miradouros que apelam à contemplação de vistas panorâmicas privilegiadas.

Ao longo do percurso, o visitante terá ao seu dispor quase duas dezenas de painéis informativos de diferentes tipos, que visam explicar o seu traçado e intenções, chamar a atenção para aspectos pontuais do caminho, explicar ocorrências geológicas ou referir o interesse da avifauna e da vegetação local.

O Percurso dos Sete Vales Suspensos tem como objectivo a mitigação do risco para os utentes deste troço costeiro, associado à geodinâmica das arribas, e complementarmente fomentar um turismo voltado para a Natureza, numa região de intensa procura por parte de visitantes, contribuindo para uma opção de desenvolvimento turístico sustentável, que se pode praticar ao longo de todo o ano, a que se juntam os objectivos da valorização do território e da conservação da natureza.

http://www.arhalgarve.pt/site/index.php?name=News&file=article&sid=53

(ligeiramente alterado, porque este texto foi escrito antes da inauguração do percurso)

·
Registered
2,315 Posts
Discussion Starter #2
Por acaso e sem o saber, estive na praia da Marinha no dia seguinte ao da inauguração deste percurso. Não houve qualquer notícia na comunicação social sobre isto, tendo-se preferido falar nas derrocadas controladas das arribas noutras praias. Nos sites da Câmara de Lagoa e do Ministério do Ambiente também não encontrei informações...

Ficam aqui algumas fotos do pouco que percorri, porque já era fim de tarde. Para ser completo com quem queira fazer o restante percurso!

·
Registered
6,740 Posts
Há protecções nas zonas mais escarpadas? Para quem tem vertigens deve ser complicado :nuts:

Parece estar bem sinalizado. É pena que normalmente em Portugal estes percursos estejam geralmente sinalizados às três pancadas...

A paisagem é sublime! :)

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
AG, não sei porque raio não tiras mais fotografias para nos mostrares! Tens jeito pah! Vê lá se andas com ela no bolso mais vezes ;)

·
Registered
2,315 Posts
Discussion Starter #6
Há protecções nas zonas mais escarpadas? Para quem tem vertigens deve ser complicado :nuts:

Parece estar bem sinalizado. É pena que normalmente em Portugal estes percursos estejam geralmente sinalizados às três pancadas...

A paisagem é sublime! :)
Sim, são as protecções que se vêm em algumas das fotos. Os locais são considerados miradouros. Há outras zonas mais desprotegidas, mas que não constituem perigo. Este está bem sinalizado porque está acabado de fazer...esperemos que assim continue!

·
Registered
2,315 Posts
Discussion Starter #7
AG, não sei porque raio não tiras mais fotografias para nos mostrares! Tens jeito pah! Vê lá se andas com ela no bolso mais vezes ;)
Obrigado! :lol:

Não tiro mais por falta de tempo, falta de lugares para mostrar (tu, o Barra e o Miguel já tiraram quase tudo...:lol:) e porque a minha máquina não é grande coisa. Por vezes até tive vontade de a atirar pela falésia! :nuts:

Mas vou tirando mais algumas, quando tiver oportunidade! :eek:kay:

·
Home, sweet home
10,754 Posts
Ah, já percebo o que querias dizer relativamente à minha ausência nos threads do Sul.
Acreditas que este era o único thread que eu não tinha visto? :lol:

As paisagens e as fotos estão excelentes! :drool:
Em miúdo cheguei a ir para estas praias do concelho de Lagos.
Lembra-me a Ponta da Piedade em Lagos.

Será que estes também conhecem o pássaro azul?! :D

·
Registered
2,315 Posts
Discussion Starter #11
Finalmente chegaste cá...! :lol:

Obrigado, tive pena de não ter percorrido um pouco mais aquelas falésias. Aquela praia é muito pequena e fica entre as arribas, tendo por isso sol durante pouco tempo, praticamente só quando o sol está a pique. Quando desistimos da praia e voltámos para cima é que percebemos o percurso e fizemos um pouco.

As gaivotas não paravam quietas, não consegui perguntar-lhes! :lol: E será que a ministra do ambiente também tem alguma coisa a ver? :dunno:

Ahh...é concelho de Lagoa e não Lagos! ;)

1 - 20 of 126 Posts