SkyscraperCity Forum banner

Benfica - O principal bairro da Zona Norte de Juiz de Fora

43866 Views 24 Replies 20 Participants Last post by  anderlulima
Olá pessoal, dando sequência a série sobre alguns bairros da cidade e aproveitando minha ida a Benfica, resolvi mostrar um pouco do bairro.

Vejam também:
1- Santa Helena - Um aconchegante bairro na região central de Juiz de Fora
2- Bom Pastor - Tradicional bairro da Zona Sul de Juiz de Fora
4- Granbery - Importante bairro da região central de Juiz de Fora
5- Cascatinha - O bairro do Independência Shopping
6- Manoel Honório - movimentado bairro da Zona Leste de Juiz de Fora
7- Alto dos Passos - O bairro dos barzinhos na Zona Sul de Juiz de Fora
8- Milho Branco - periferia de Juiz de Fora, realidade urbana da grande maioria de nossas cidades
9- Juiz de Fora (MG) A cidade além dos prédios do centro-sul, bairros residencias da região nordeste Jardim Bom Clima e Quintas da Avenida
10- Poço Rico - o bairro do Cemitério Municipal de Juiz de Fora

3- Benfica
Zona Norte de Juiz de Fora

Benfica é o principal bairro da Zona Norte de Juiz de Fora, essa é uma região populosa, conta com cerca de 130 mil habitantes, e o bairro funciona como um centro de serviços para toda essa região da cidade. Benfica era um núcleo urbano isolado distante cerca de 15 KM do centro de Juiz de Fora, na década de 60 cogitou-se uma possível emancipação do bairro, mas com o crescimento da mancha urbana na direção norte, Benfica acabou sendo incorporada. Hoje não existem mais vazios urbanos entre o centro e Benfica, e o bairro tem cerca de 21 mil habitantes.

AV. JUSCELINO KUBITSCHEK

A JK é a mais importante via de ligação da Zona Norte, cortando boa parte da região sendo utilizada tb como saída rodoviária para BH.

1. Na foto, JK sentido centro.

2. No outro sentido, seguindo em frente chega-se a outros bairros da Zona Norte além do Distrito Industrial, Mercedes, Belgo e Br 040.

3. Estação de Benfica, uma das primeiras de Juiz de Fora, foi inaugurada em 1º de fevereiro de 1877. Foi utilizada como ponto de embarque
até 1996, qdo ainda circulava o "Xangai", um trem suburbano que ligava as estações de Matias Barbosa e de Benfica, trafegando por quase
toda a extensão dentro do município de Juiz de Fora.

4. Locomotiva da MRS.

PRAÇA CEL. GEREMIAS GARCIA

5. É a principal área de lazer do bairro.

6.

RUA MARTINS BARBOSA

7. É a principal rua do comércio de Benfica.

8.

9. A rua tem um comércio forte, além de agências bancárias.

10.

11. Rua Martins Barbosa c/ Rua Marília.

12. Loja de sapatos.

13. Supermercado.

14.Bloquinho.

RUA MARÍLIA

15. Essa tb é uma rua comercial do bairro.

16.

17.

18. Rua Marília esquina com Henrique Dias.

19. Benfica Shopping, na verdade um centrinho comercial.

20.

RUA PAULO GARCIA

21. Essa rua serve de ligação para as partes mais pobres de Benfica e ao Distrito Industrial.

AVENIDA INÊS GARCIA

22. Essa avenida margeia o côrrego do bairro, urbanismo precário, e entrando numa região mais carente, ao fundo o bairro Vila Esperança II.

23. O côrrego e a avenida.

RUA DIOGO ÁLVARES

24. Rua paralela a Av. JK.

25. Um escritório da Gasmig.

26. Prediozinho na parte baixa da rua.

27. Centro Cultural, próximo a igreja, na rua Tomé de Souza.

28. Igreja N. S. Imaculada Conceição.

29. Casinhas da Rua Bento Gonçalves.

30.

31. Prediozinho surgindo.

32. Esquina com Rua Henrique Dias.

33. Unidade Regional Norte - Policlínica de Benfica, sucateada a anos.
A Zona Norte ganhará um hospital daqui a uns anos.

34. Correios de Benfica.

35. Alguns serviços são oferecidos no bairro, poupando a população de ter que se deslocar até o centro.
See less See more
36
1 - 20 of 25 Posts
Achei legal o bairro, só falta mais cuidados porque é o principal bairro da Zona Norte. Gostei da rua Martins Barbosa. E legal a ideia de fazer o thread nomeando as fotos por rua. Valeu.
Bairro bem simpático. Só acho que ele carece de mais cuidado por parte do Prefeito.

Obrigado por compartilhar :eek:kay:
Mais um belo thread Adriano! Muito bom conhecer mais um pedaço de Juiz de Fora. Não sabia sobre esse trem que trafegava dentro da cidade. Dei uma pesquisada e achei muito interessante a história dele.

O trem tem o apelido de Xangai, em analogia com o Transiberiano, pois Juiz de Fora era considerada "a Manchester brasileira", com grandes indústrias, e por existir em Benfica uma fábrica de munições. Os operários eram transportados por esse trem, assim como os soldados de um quartel existente próximo à estação de Setembrino de Carvalho.

Quando for aos bairros e tiver alguma foto antiga para fazer uma comparação acharia muito interessante vê-las.Parabéns pelo thread!
Putz fiquei impressionado. Te confesso que só passo por Benfica de carro na JK ou Acessso Norte e nunca tinha visto o bairro por dentro. Me surpreendeu, achei que fosse bem pior.
Estou impressionado com a densidade e verticalização de JF!
O bairro tem estrutura excelente mas como já foi dito, aparenta precisar de cuidados com a limpeza e urbanismo.
Ah e parabéns Driano pela coleção de bairros da cidade, adoro isso!
O bairro tem um bom comércio e tem algumas partes bonitas...no mais é um bairro decente.
Bem legal o bairro! :eek:kay:
Benfica apesar de mto distante do centro é um bairro bem tradicional de JF.

Gostei da rua Martins Barbosa. E legal a ideia de fazer o thread nomeando as fotos por rua. Valeu.
Eu acho que fica melhor pra ter uma ideia do bairro.

Bairro bem simpático. Só acho que ele carece de mais cuidado por parte do Prefeito.
Verdade, aliás toda a Zona Norte de JF.

Mais um belo thread Adriano! Muito bom conhecer mais um pedaço de Juiz de Fora. Não sabia sobre esse trem que trafegava dentro da cidade. Dei uma pesquisada e achei muito interessante a história dele.

O trem tem o apelido de Xangai, em analogia com o Transiberiano, pois Juiz de Fora era considerada "a Manchester brasileira", com grandes indústrias, e por existir em Benfica uma fábrica de munições. Os operários eram transportados por esse trem, assim como os soldados de um quartel existente próximo à estação de Setembrino de Carvalho.

Quando for aos bairros e tiver alguma foto antiga para fazer uma comparação acharia muito interessante vê-las.Parabéns pelo thread!
Pois é Valter, o Xangai era bem legal, e o melhor servia de transporte para mtos trabalhadores com passagem mais barata que os coletivos.

Putz fiquei impressionado. Te confesso que só passo por Benfica de carro na JK ou Acessso Norte e nunca tinha visto o bairro por dentro. Me surpreendeu, achei que fosse bem pior.
É Benfica tá até arrumadinha sim...:)

Muito bom o bairro, achei bem agradável! ;)
Apesar da movimentação e do comércio, ainda acho Benfica um bairro tranquilo.

Estou impressionado com a densidade e verticalização de JF!
O bairro tem estrutura excelente mas como já foi dito, aparenta precisar de cuidados com a limpeza e urbanismo.
Ah e parabéns Driano pela coleção de bairros da cidade, adoro isso!
A estrutura de Benfica é boa, porém ainda precisa de mtas melhorias, a Zona Norte de JF é uma região suburbana, algumas partes são extremamente carentes, a violência tem aumentado bastante tb nesse região.

Gostei dos prediozinhos do bairro e parece que tem um bom comércio. Valeu!
Sim, Benfica tem um comércio próprio.

Surpreendeu mesmo, esse miolo do bairro é bem movimentado, e esse bairro é bem distante do centro se fazendo centralizador de uma região com 130 mil hab.
Verdade, só a Zona Norte tem mais população que Barbacena, é uma região que precisa de cuidado, a violência tem aumentado mto, além da ocupação irregular e favelização.

O bairro tem um bom comércio e tem algumas partes bonitas...no mais é um bairro decente.
Resumiu bem, Benfica é um bairro decente...:)
See less See more
Bairro de contrastes marcantes,tão Brasil!.....gostei demais das fotos.A imagem 22,se não fosse pelo morro,passaria por um bairro "problemático" em cidades como Manaus,Belém ou Recife por exemplo.
O bairro pareceu bem agradável! Gostei!
Gostei também de ver pelo menos uma foto de bairro carente em seu Thread, pareceu bem fiel a realidade, sem comprometer a imagem da região!!
Gosto de seus threads!!
Parabéns!
Um bairro comum. Algumas partes bonitas, outras nem tanto... As avenidas são agradáveis.
Bairro de contrastes marcantes,tão Brasil!.....gostei demais das fotos.A imagem 22,se não fosse pelo morro,passaria por um bairro "problemático" em cidades como Manaus,Belém ou Recife por exemplo.
Imagino mesmo, na verdade seria legal fotografar bairros mto pobres, gosto de mostrar os contrastes da cidade, mas infelizmente é perigoso...:eek:hno:

O bairro pareceu bem agradável! Gostei!
Gostei também de ver pelo menos uma foto de bairro carente em seu Thread, pareceu bem fiel a realidade, sem comprometer a imagem da região!!
Gosto de seus threads!!
Parabéns!
Valeu, é isso aí seria uma utopia ficar só mostrando áreas nobres, bairros luxuosos, condomínios de alto padrão, JF tem mtos até... mas tb tem uma gde periferia problemática, tem regiões aí mesmo na Zona Norte que sofrem com falta de infra-estrutura básica por exemplo.

Um bairro comum. Algumas partes bonitas, outras nem tanto... As avenidas são agradáveis.
É verdade...:)
Gostei. Apesar de haver alguns prédios e ruas meio desgastados pelo tempo vê-se movimento comercial, muitos pedestres, muitos carros , muita vida urbana: resumindo há um certo dinamismo em Juiz de Fora, que não dá para notar um discutido declínio que se posta no "Notícias do Interior de Minas".
Mais um bom bairro de JF. Bem agradável :)
Bairro simpático. Tem seus altos e baixos, mas no geral parece ser agradável. Esse bairro eu acho que não cheguei a conhecer. Posso ter passado no máximo por algumas dessas avenidas.

Parabéns, Driano! :eek:kay:
Gostei. Apesar de haver alguns prédios e ruas meio desgastados pelo tempo vê-se movimento comercial, muitos pedestres, muitos carros , muita vida urbana: resumindo há um certo dinamismo em Juiz de Fora, que não dá para notar um discutido declínio que se posta no "Notícias do Interior de Minas".
Benfica é um bairro dinâmico sim, por se o pólo da Zona Norte ele cria uma espécie de vida própria... o que a gente tem falado sobre JF lá no Notícias é que o crescimento econômico da cidade está mto abaixo de outras cidades importantes do estado.

Mais um bom bairro de JF. Bem agradável :)
Veleu!

Bairro simpático. Tem seus altos e baixos, mas no geral parece ser agradável. Esse bairro eu acho que não cheguei a conhecer. Posso ter passado no máximo por algumas dessas avenidas.

Parabéns, Driano! :eek:kay:
Depende Tito, se vc seguiu do centro sentido BH dentro da cidade, pode ter passado por Benfica sim pela Av. JK.
Uma correção: o bairro q aparece na foto 22 ñ é o nova benfica, é vila esperança II
1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.