Parabéns a Jaboatão. Vejo sempre nas entradas da cidade a frase: "A Pátria Nasceu aqui"!
Concordo plenamente com vc, Alfenim... antes dos holandeses, Recife não era nada!!!AP, como sempre, com a sua pernambucanidade à flor da pele. O thread está ótimo e bem informativo, mas não posso deixar de comentar:
1. Que bandeira feiosa essa de Jaboatão dos Guararapes!
2. Não deviam comemorar essa batalha pois Pernambuco perdeu mais do que ganhou.
Olá, Ap... essa história dá muito pano prá manga, mas estou saindo para trabalhar neste momento. Amanhã vou elaborar um texto maior e mais esclarecedor sobre este assunto, blz?Olha, por um lado, sei que Recife e Pernambuco ganharam bastante com o domínio holandês, mas vejam bem, domínio é domínio.
Além do mais, os portugueses tbm não perderam depois? Ficamos independentes de todo jeito.
Outra coisa, se os holandeses, por um lado, eram tolerantes no que diz respeito à religião, etc, eles simplesmente não se "misturavam" aos povos dominados. Vejam o que acontece com o Suriname, Aruba, e outras ilhas do Caribe. Não são cidadãos holandeses como os habitantes da Holanda. Há uma diferença, e como há... Já li a respeito disso.
E foram juntamente com os ingleses os colonizadores mais à frente no que toca a segregação racial. Uma verdadeira maravilha os holandeses. Olhem só para as antigas colónias holandesas, um exemplo de desenvolvimento.à administração e sociedade, foram muito superiores aos portugueses da época.
Que eu saiba eles não se misturavam.Mas aqui acorreu, porque só tinham HOMENS, soldados ,fortes,etc,etc e não tinham Holandesas ,salvo uma ou outra "elefanta branca"Olá, Ap... essa história dá muito pano prá manga, mas estou saindo para trabalhar neste momento. Amanhã vou elaborar um texto maior e mais esclarecedor sobre este assunto, blz?
Só para adiantar... quanto à miscigenação, oficialmente, holandeses não se misturavam, mas os "galegos" daí desmentem isso, hehehehehe... :lol: abraços e até amanhã! :goodbye:
Se comparar com a de Olinda ,realmente:AlF said:
Sim, assim como as colônias portuguesas de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste... todos países super desenvolvidos. E a miscigenação em massa, pelo visto, só ocorreu aqui no Brasil, por uma série de fatores econômicos e sociais. Já conheci pessoalmente vários angolanos e nunca vi um mestiço ou mulato entre eles... apenas negros (grande maioria) ou brancos. O único local da África onde vejo alguma miscigenação, por meio de reportagens da tv, é Cabo Verde. Ninguém pode afirmar que o Brasil seria assim ou assado caso eles (os holandeses) viessem para ficar. O máximo que posso afirmar seria que o Brasil, como conhecemos hoje, seria dividido em dois ou três países à princípio (sonho de muitos separatistas do reino de Vittária :lolE foram juntamente com os ingleses os colonizadores mais à frente no que toca a segregação racial. Uma verdadeira maravilha os holandeses. Olhem só para as antigas colónias holandesas, um exemplo de desenvolvimento.
O Suriname é um país independente desde a década de 70 e as ilhas do Caribe feito Aruba são considerados estados autônomos, que tem relativa independência em relação à Holanda. Por causa disso, as leis de cidadania são rígidas. E o que menos se encontra em Suriname são descendentes de holandeses... aquele pequeno país acima do nosso território se resume à um agrupamento de negros, imigrantes hindus e islâmicos (além de brasileiros) e índios (interior).Olha, por um lado, sei que Recife e Pernambuco ganharam bastante com o domínio holandês, mas vejam bem, domínio é domínio.
Além do mais, os portugueses tbm não perderam depois? Ficamos independentes de todo jeito.
Outra coisa, se os holandeses, por um lado, eram tolerantes no que diz respeito à religião, etc, eles simplesmente não se "misturavam" aos povos dominados. Vejam o que acontece com o Suriname, Aruba, e outras ilhas do Caribe. Não são cidadãos holandeses como os habitantes da Holanda. Há uma diferença, e como há... Já li a respeito disso.