SkyscraperCity Forum banner

Berço da Nacionalidade e Exército Brasileiros completa 414 anos.

19525 Views 63 Replies 21 Participants Last post by  Mascate
A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na RM de Recife, completa hoje 414 anos.
A 2ª maior cidade de Pernambuco, com 630 mil habitantes, está em festa. É considerada como o berço da nacionalidade e do exército brasileiros por causa da Batalha dos Guararapes, quando os holandeses foram expulsos de Pernambuco.
É em Jaboatão que eu trabalho e graças a esse feriado, essa semana eu trabalhei apenas dois dias. :banana::banana:
Vamos às fotos, que é o que interessa.:lol:

Essa é a praia de Piedade, zona sul de Jaboatão.

Praia de Candeias. Jaboatão tem o 2º melhor skyline de Pernambuco.

Av. Bernardo Vieira de Melo, bairro de Piedade.

Praia de Barra de Jangada.

Igreja nos Montes Guararapes, parque histórico.

Placa do Parque Histórico em alusão à Batalha dos Guararapes.
Berço da Nacionalidade e Exército Brasileiros. Motivo de orgulho para todos os pernambucanos.

Medalha em homenagem à batalha.

Brasão de Jaboatão.

Bandeira da cidade.

Painel com ilustração da batalha.

Localização de Jaboatão na RMR. A cidade é conurbada com Recife, assim como Olinda.

Divisão da cidade. Jaboatão tem duas faces bem opostas.
O litoral é cheio de edfs e bem rico. Já o centro é pobre e parece uma cidade interiorana.

PARABÉNS JABOATÃO !!!!!!!!!!! :cheers: :cheers: :cheers:
1 - 20 of 64 Posts
Parabéns a Jaboatão. Vejo sempre nas entradas da cidade a frase: "A Pátria Nasceu aqui"!
Sou Unionista .Por mim uniria Jaboatão com Recife e as pequenas Olinda e Paulista.Transformaria quatro municípios em dois bem maiores.

Legal os mapas e explicações AP_REC .No seu caso é o contrário Recife é que é o Dormitório.:lol:
^^Exatamente. Trabalho em Jaboatão, estudo em Olinda e moro no centro do Recife. :lol:
Dá pra imaginar o quanto rodo essas cidades todo dia, né?
AP, como sempre, com a sua pernambucanidade à flor da pele. O thread está ótimo e bem informativo, mas não posso deixar de comentar:

1. Que bandeira feiosa essa de Jaboatão dos Guararapes!
2. Não deviam comemorar essa batalha pois Pernambuco perdeu mais do que ganhou.
AP, como sempre, com a sua pernambucanidade à flor da pele. O thread está ótimo e bem informativo, mas não posso deixar de comentar:

1. Que bandeira feiosa essa de Jaboatão dos Guararapes!
2. Não deviam comemorar essa batalha pois Pernambuco perdeu mais do que ganhou.
Concordo plenamente com vc, Alfenim... antes dos holandeses, Recife não era nada!!!
Eles nunca foram santos, mas, em relação à administração e sociedade, foram muito superiores aos portugueses da época. Basta lembrar a liberdade de culto religioso permitida na parte nordestina que eles administravam. Isso é só um dos inúmeros exemplos...
Parabéns Jaboatão! :applause: :)
Olha, por um lado, sei que Recife e Pernambuco ganharam bastante com o domínio holandês, mas vejam bem, domínio é domínio.
Além do mais, os portugueses tbm não perderam depois? Ficamos independentes de todo jeito.
Outra coisa, se os holandeses, por um lado, eram tolerantes no que diz respeito à religião, etc, eles simplesmente não se "misturavam" aos povos dominados. Vejam o que acontece com o Suriname, Aruba, e outras ilhas do Caribe. Não são cidadãos holandeses como os habitantes da Holanda. Há uma diferença, e como há... Já li a respeito disso.
Trabalho em Piedade todo santo dia, mas nunca fui para o Centro de Jaboatão. Alguém tem fotos de lá? Como está o centro dessa cidade?
Parabéns a Jaboatão, que por sinal é uma linda cidade!
Olha, por um lado, sei que Recife e Pernambuco ganharam bastante com o domínio holandês, mas vejam bem, domínio é domínio.
Além do mais, os portugueses tbm não perderam depois? Ficamos independentes de todo jeito.
Outra coisa, se os holandeses, por um lado, eram tolerantes no que diz respeito à religião, etc, eles simplesmente não se "misturavam" aos povos dominados. Vejam o que acontece com o Suriname, Aruba, e outras ilhas do Caribe. Não são cidadãos holandeses como os habitantes da Holanda. Há uma diferença, e como há... Já li a respeito disso.
Olá, Ap... essa história dá muito pano prá manga, mas estou saindo para trabalhar neste momento. Amanhã vou elaborar um texto maior e mais esclarecedor sobre este assunto, blz?

Só para adiantar... quanto à miscigenação, oficialmente, holandeses não se misturavam, mas os "galegos" daí desmentem isso, hehehehehe... :lol: abraços e até amanhã! :goodbye:
à administração e sociedade, foram muito superiores aos portugueses da época.
E foram juntamente com os ingleses os colonizadores mais à frente no que toca a segregação racial. Uma verdadeira maravilha os holandeses. Olhem só para as antigas colónias holandesas, um exemplo de desenvolvimento.
My Cityyy

hehehehhehe

moro por ai!!!!

valeu...bela homenagem ap

"Jaboatão a Patria nasceu aqui" =P
Olá, Ap... essa história dá muito pano prá manga, mas estou saindo para trabalhar neste momento. Amanhã vou elaborar um texto maior e mais esclarecedor sobre este assunto, blz?

Só para adiantar... quanto à miscigenação, oficialmente, holandeses não se misturavam, mas os "galegos" daí desmentem isso, hehehehehe... :lol: abraços e até amanhã! :goodbye:
Que eu saiba eles não se misturavam.Mas aqui acorreu, porque só tinham HOMENS, soldados ,fortes,etc,etc e não tinham Holandesas ,salvo uma ou outra "elefanta branca"

Tem um texto que fala da quantidade de doenças venéreas e falta de higiene daquela época, a "comedeira" devia correr solta.

Agora foi muito pouco, óbvio.E se houvesse uma colonização mesmo haveria um Apartheid na minha opinião.

AlF said:
Se comparar com a de Olinda ,realmente:

Parabéns Jaboatão!:lol:
E foram juntamente com os ingleses os colonizadores mais à frente no que toca a segregação racial. Uma verdadeira maravilha os holandeses. Olhem só para as antigas colónias holandesas, um exemplo de desenvolvimento.
Sim, assim como as colônias portuguesas de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste... todos países super desenvolvidos. E a miscigenação em massa, pelo visto, só ocorreu aqui no Brasil, por uma série de fatores econômicos e sociais. Já conheci pessoalmente vários angolanos e nunca vi um mestiço ou mulato entre eles... apenas negros (grande maioria) ou brancos. O único local da África onde vejo alguma miscigenação, por meio de reportagens da tv, é Cabo Verde. Ninguém pode afirmar que o Brasil seria assim ou assado caso eles (os holandeses) viessem para ficar. O máximo que posso afirmar seria que o Brasil, como conhecemos hoje, seria dividido em dois ou três países à princípio (sonho de muitos separatistas do reino de Vittária :lol:).
O Suriname é um país independente desde a década de 70 e as ilhas do Caribe feito Aruba são considerados estados autônomos, que tem relativa independência em relação à Holanda. Por causa disso, as leis de cidadania são rígidas. E o que menos se encontra em Suriname são descendentes de holandeses... aquele pequeno país acima do nosso território se resume à um agrupamento de negros, imigrantes hindus e islâmicos (além de brasileiros) e índios (interior).
^^ Nem só em Vittária tem separatistas... O movimento separatista em Pernambuco hoje em dia não é mais tão presente, talvez se mostre em nosso isolamento cultural perante outros estados nordestinos. Durante vários momentos na história do Brasil, o estado encabeçou a idéia, como na Revolução Pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador de 1824. Não obteve êxito em ambas, mas mostra que durante a ocupação holandesa o estado apreciou o gostinho da "independência" que teve em relação à Coroa Portuguesa e ao Brasil. Só quem é pernambucano entende o termo pernambucanidade.
1 - 20 of 64 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.