Skyscraper City Forum banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Moderator
Joined
·
38,511 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Elas comandam trem
25/06/08

Já se passaram três décadas, desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente uma data reconhecendo a importância do trabalho da mulher, mas foi ao longo dos últimos 150 anos que o papel delas mudou completamente a família e a sociedade em que vivemos. Na CBTU METRÔ BH, a participação feminina não foge à regra e já representa cerca de 35% do número geral de empregados, entre próprios e terceirizados.

A Coordenadoria de Operação - que registra a maior presença feminina da CBTU METRÔ BH, traduz com fidelidade o avanço delas, até mesmo em áreas consideradas eminentemente masculinas, como o Controle de Tráfego. O crescimento do número de mulheres maquinistas, as que literalmente comandam o trem, revela ainda mais sobre as conquistas do gênero.

Há mais de 20 anos, a superintendência habilitava a primeira mulher maquinista. Hoje, elas já representam 10% do quadro operativo, totalizando 13 mulheres num universo formado por outros 125 homens. Uma das primeiras a ocupar o posto foi Silvana Duarte, empregada da companhia desde 1986. “Já senti muito preconceito na pele, mas acho que esse é o preço que se paga pelo pioneirismo”, reflete a maquinista.

Paixão sem limites

A paixão pelo trem é o que move Edvalnine Moreira. Desde o início da operação, a cada estação inaugurada, ela reunia os quatro filhos e os levava para conhecer os novos trilhos do metrô, mas até prestar concurso, em 2003, nem imaginava que mulheres podiam pilotar o trem. “Quando vi a oportunidade, não tive a menor dúvida. Hoje, e, há mais de cinco anos, meu maior orgulho é ser maquinista”.

A recusa de algumas famílias em aceitar a profissão delas e as freqüentes e indesejáveis piadinhas, foram desafios comuns à maioria do time feminino de maquinistas da Companhia. “Na cabeça das pessoas, pilotar trem ainda é uma tarefa só para homens”, destaca Renata Badaró.

Em 22 anos de operação comercial, a participação de mulheres maquinistas cresceu mais de cinco vezes na CBTU METRÔ BH.

Fonte: CBTU - Notícias
Link: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaques/2008/mes06/250608a/250608a.htm
 
1 - 1 of 1 Posts
Top