SkyscraperCity banner
1 - 10 of 10 Posts

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Discussion Starter · #1 ·
SÃO PAULO - O uso do Bilhete Único no metrô já começa a superlotar os trens, além de provocar filas nas estações. Com a vantagem de pagar R$ 3,00 para uma vez o metrô e três vezes o ônibus num prazo de duas horas, o número de passageiros no metrô aumentou em pelo menos 200 mil por dia. Só nesta quinta-feira, 303 mil passageiros usaram o bilhete único no metrô, número considerado alto pelo secretário dos Transportes, Jurandir Fernandes, que falou à rádio CBN sobre a preocupação com o crescimento de usuários.

O problema não é só o aumento de passageiros, mas a concentração nos horários de pico. Além disso, os novos usuários são mais lentos para passar pelas catracas. Segundo Fernandes, 20 pessoas passavam por minuto nas catracas. Agora, esse número baixou para algo em torno de 16 a 18 por minuto, o que provoca filas nos horários de maior movimento.
Dentro dos vagões, o metrô trabalhava com um índice de seis passageiros por metro quadrado, considerado garantia de conforto ao usuário. "Um espaço mínimo de privacidade", definiu Fernandes. Agora, o índice já está entre 7,6 e 7,8 passageiros por metro quadrado e o secretário acha que não vai demorar muito para chegar na casa dos oito.

Fernandes afirmou que o metrô já prepara mudança em algumas linhas por conta da lotação. O intervalo entre os trens, que era de 100 a 101 segundos nos horarios de pico, vai baixar para 90 segundos. Mas, segundo ele, essa redução pode ser insuficiente porque a demanda cresce mais rapidamente do que a capacidade de investimento em ampliação.
- Não vai ser a salvação da pátria - afirma.
Para o secretário, a irracionalidade da cidade prejudica o transporte público, que já trabalha na faixa dos 'segundos' para dar conta dos usuários. Ele cita como exemplo a zona leste, onde as pessoas têm de sair para trabalhar no centro ou na zona sul diariamente. Com isso, metrô e ônibus fazem metade do trajeto (ida ao centro) lotados e voltam vazios no retorno para os locais de origem.

Fernandes acredita que mudar a rotina das empresas pode ser uma saída para aliviar o problema. Ele lembra que todos trabalham com o chamado horário 'cheio': o funcionário entra para trabalhar às 7h, às 8h, às 9h. A sugestão do secretário é que sejam criados horários alternativos, como 7h30m ou 8h15m. Qualquer mudança, assinala, já alivia o transporte público.
Só nesta quinta-feira, 2,753 milhões de pessoas usaram o metrô. Até o ano passado, a média diária era de 2,6 milhões. Quem é usuário antigo já notou a diferença e já há executivos que reclamam que o metrô já não é mais o mesmo, por estar mais lotado. Mesmo assim, ainda é muito melhor do que ônibus ou trem, logicamente.

- O metrô tem andado muito, mas muito cheio mesmo. Na semana passada tive até que sair de um trem que quebrou. Nesta semana aconteceu a mesma coisa - diz um funcionário da Bolsa de Valores de São Paulo.
O risco de superlotar o metrô é também um risco para o trânsito da cidade. Se parte da classe média que usa o metrô começar a se sentir incomodada e optar pelo carro, o congestionamento pode aumentar. Em São Paulo, lentidão no trânsito é problema sério, já que os congestionamentos ocupam diariamente entre 100 e 150 quilômetros de vias no chamado centro expandido - a área principal da cidade, entre as marginais.

País, Globo Online, CBN, O Globo, 21/04/2006.

·
Registered
632 Posts
^^ não tinha pensado que isso iria acontecer, mas algo tem que ser feito, pois se a população abandonar o metrô, além da cidade parar, o metrô vai se transformar na CPTM há uns anos atrás.. por isso devem se apressar para construir mais e mais linhas, oferendo maior oferta de lugares e opção para os que usam o carro/ônibus.

·
17,073 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Osasco Station said:
^^ não tinha pensado que isso iria acontecer, mas algo tem que ser feito, pois se a população abandonar o metrô, além da cidade parar, o metrô vai se transformar na CPTM há uns anos atrás.. por isso devem se apressar para construir mais e mais linhas, oferendo maior oferta de lugares e opção para os que usam o carro/ônibus.
Eu acredito que já estão pensando nisso, senão não estariam construindo 2 linhas simultâneas de metrô, e as obras e expansões na CPTM espalhadas por ai pra melhorar o sistema precário de trens que era aqui em sampa e que ainda não tá aquela maravilha.

·
Registered
8,986 Posts
richter30 said:
Eu acredito que já estão pensando nisso, senão não estariam construindo 2 linhas simultâneas, e as obras na CPTM espalhadas por ai pra melhorar o sistema precário de trens que era aqui em sampa e que ainda não tá aquela maravilha.
Talvez acelerar a implantação do bilhete único na linha E + Expresso-Leste... na última notícia do site (implantação em estações da linha A), consta que até o final de maio estarão implantados validadores em todas as estações da CPTM.
Acho que isso é uma antecipação de 1 a 2 meses em relação ao cronograma original. Como está no momento a implantação na linha E ?

·
17,073 Posts
Discussion Starter · #5 ·
O que sei é que na linha 3 - vermelha a instalação terminou 1 semana antes do prazo, e junto com a linha A da CPTM....

as proximas linhas à serem instaladas os validadores serão a linha 5 e a linha E, se não me engano, e estão previstas pra terminar ambas já no final da 1º quinzena de maio, e a partir dai só vai restar a linha D e F da CPTM, onde acredito que talvez os outros 15 ou 30 dias serão usados pra instalar em todas as estações de ambas as linhas, concluíndo as instalações em todo o sistema metroferroviario.....

·
Old is new
3,787 Posts
O que eu percebi eh que o metrô (que era um brinco) está ficando cada vez mais sujo desde a implantação do bilhete único...

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Isso era previsível, há discussões em outros tópicos em que essa lebre foi levantada, e está aí agora o resultado. Acho que, se aumentassem o intervalo do Expresso Leste talvez ajudasse um pouco.. mas os problemas estruturais de São Paulo estão longe de serem resolvidos, vamos ter que conviver com tudo isso por muito tempo ainda, infelizmente.

·
PAULOTAKIMOTO
2,162 Posts
Nossa, não sabia que isto está acontecendo.
É bom ter mais pessoas usando o metrô, mas essa super lotação tem que ser diminuida e controlada.

Não sei se as novas linhas irão melhorar a situação.

Só espero que a qualidade do serviço se mantenha de alguma forma.

"o chamado horário 'cheio': o funcionário entra para trabalhar às 7h, às 8h, às 9h. A sugestão do secretário é que sejam criados horários alternativos, como 7h30m ou 8h15m. Qualquer mudança, assinala, já alivia o transporte público."

^^Será que isso funciona? Caso ajude, seria uma boa pra circulação da cidade.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
/\ Dizem que em Londres funciona. Um amigo meu de lá veio aqui e ficou meio bobo porque, segundo ele, lá não tem essa diferença toda entre pegar o metrô um determinado horário ou 15 minutos depois. Aqui parece que todo mundo combina de sair a mesma hora... quando estudava de manhã, 10 minutinhos mais cedo significava esbarrar em muita gente a menos... uma vez um professor meu disse que é difícil essa coisa de escalonar horários porque muita gente trabalha/estuda, ou trabalha em dois empregos... mas ainda assim, é uma ótima idéia.

·
Registered
366 Posts
Eu reparei que o número de usuário aumentou sim, eu por exemplo atualmente sou um desses usuário e isso também me preocupa. E como disse o colega parece que o serviço do metrô tem caído mas isso já começou com o "povinho" que faz transferência livre da CPTM. Esses dias vi um vidro e as "paredes" do metrô riscada.

1 - 10 of 10 Posts