SkyscraperCity Forum banner

Bilhete único na linha 3-Vermelha

2460 Views 13 Replies 4 Participants Last post by  richter30
Eu jurava que tinha visto em algum outro tópico, mas repassei os tópicos e não achei... bom, segue apesar da chance de repeteco.

Jornal da Tarde
Sábado, 8 abril de 2006

Metrô: bilhete único em mais 6 pontos

A expansão do Bilhete Único Integrado prossegue neste fim de semana em seis estações do Metrô e uma da CPTM. A partir de hoje, a Linha 3-Vermelha do Metrô terá mais seis estações com validadores: Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde e Penha. Ao todo, aquela linha passará a ter nove estações que aceitam o Bilhete Único Integrado. O sistema já foi implantado nas estações Barra Funda, Sé e Brás.
1 - 14 of 14 Posts
/\ Isso é ótimo pra população, mas o metrô vai ter que se virar pra conseguir dar um jeitinho de transportar a nova demanda.
celodias15 said:
/\ Isso é ótimo pra população, mas o metrô vai ter que se virar pra conseguir dar um jeitinho de transportar a nova demanda.
O metrô tinha perdido demanda com a implantação do bilhete único nos ônibus, e só vai recuperá-la em parte, agora com metrô+ônibus a R$3. Imaginando que um mês tem 22 dias úteis, quem só usa ônibus gasta R$88 por mês; para metrô+onibus, isso dá R$132 por mês. A diferença, R$44, é 12.5%(ou 1/8) do salário-mínimo. Para algumas pessoas, demorar mais nos ônibus ainda é o jeito de colocar comida na mesa.
Mas mesmo assim, a demanda vai ser bem maior. O numero de pessoas nessa situação não é tão grande assim... a renda media da subprefeitura penha ( que engloba as estacoes artur alvim, patriarca, guilhermina esperança, vila matilde e penha ) é de 1600 reais e a regiao nao tem muitas favelas ( vide sumario de dados da prefeitura ). Isso fora o pessoal que mora mais longe, que tambem tem condicoes de gastar mais um pouco pra economizar quase uma hora de viagem...
celodias15 said:
Mas mesmo assim, a demanda vai ser bem maior. O numero de pessoas nessa situação não é tão grande assim... a renda media da subprefeitura penha ( que engloba as estacoes artur alvim, patriarca, guilhermina esperança, vila matilde e penha ) é de 1600 reais e a regiao nao tem muitas favelas ( vide sumario de dados da prefeitura ). Isso fora o pessoal que mora mais longe, que tambem tem condicoes de gastar mais um pouco pra economizar quase uma hora de viagem...
R$ 1600 é a renda familiar média e o bilhete único não tem plano familiar como as operadores de celular... pegue os custos que citei e multiplique pelo número de pessoas que trabalham em cada família.
A demanda vai aumentar, empresas que antes davam VT + Metrô só vão colocar alguns reais a mais, a empresa que eu trabalho já começou a fazer isso, pessoas que moram longe e podia pegar onibus ou metrô agora vão poder pegar os dois.
E RKJ vc fala como se o orçamento de uma familia que ganha R$1600 fosse todo gasto na alimentação, a menos que more 10 pessoas em uma casa acho dificil, quem não vai pegar Metrô é as pessoas que não pegariam de qualquer forma.
rkj said:
R$ 1600 é a renda familiar média e o bilhete único não tem plano familiar como as operadores de celular... pegue os custos que citei e multiplique pelo número de pessoas que trabalham em cada família.

Ah claro, numa familia com 4 pessoas das quais 2 são crianças ( perfil medio da regiao ) todo mundo trabalha. Me desculpe, mas não há como negar que o impacto de novos usuarios será considerável.
celodias15 said:
Ah claro, numa familia com 4 pessoas das quais 2 são crianças ( perfil medio da regiao ) todo mundo trabalha. Me desculpe, mas não há como negar que o impacto de novos usuarios será considerável.
Não são novos usuários. É uma fração dos usuários retornando; ainda sim não devemos alcançar a lotação que havia quando o custo da viagem era R$3,60 (Integração Metrô-Ônibus) contra R$ 4 (2 Ônibus).
Precisamos ver em alguma fonte confiavel, mas pegando o metro todo dia, eu não senti tanta mudança assim não... e se pensar sobre o assunto, o tempo que se gasta na radial leste pra muita gente nao compensava a economia.
Para ilustrar meu ponto, matéria do JT de hoje, em que a pessoa não se dispõe a usar o metrô num único dia (nem estamos falando de usar em todo dia útil)

Um fim de semana sem ônibus

Na periferia, a espera chega a mais de 2 horas

CINTHIA RODRIGUES
[email protected]

De vestido longo e salto alto, a empregada doméstica Elza Damasceno, 55 anos, achou que estava com sorte quando um amigo ofereceu carona da Avenida Paulista até a Freguesia do Ó, na Zona Norte. Dali até a sua casa, seriam "cinco minutinhos" de ônibus. Mais de uma hora depois, escorada em um poste, se arrependeu amargamente: "Esperar ônibus na periferia, em pleno domingo, é pagar todos os pecados."

Para a Prefeitura, o intervalo de qualquer linha municipal no fim de semana não é maior do que uma hora. Na prática, é comum esperar até mais de 2 horas. A linha que a empregada esperava é o Jardim dos Cunhas, a mesma que nos dias úteis nunca a deixa mais de 15 minutos esperando. "É como se pobre não pudesse sair no fim de semana. Para trabalhar tem ônibus, mas para passear, não."

Só que na periferia, encontrar quem trabalhe aos domingos não é fato raro. O pizzaiolo Marco Santana, 29 anos, precisa estar na frente de um forno na Cidade Tiradentes, às 17h. Durante a semana, sai de casa, em São Mateus, às 15h, mas aos domingos precisa estar no ponto 13h. "São duas conduções e cada uma demora mais de uma hora para passar. Prefiro o trânsito dia de semana do que a falta de ônibus dos domingos", reclama.

Para o operador de frios Messias Xavier, 25 anos, o maior problema é a volta do trabalho. O expediente dele acaba às 14h em um supermercado da Avenida Ricardo Jafet, na Zona Sul. Em 10 minutos ele está com os colegas no ponto em frente, mas perde duas horas à espera do ônibus Jardim Elba-Ibirapuera. "Domingo é o dia que eu menos fico em casa, passo mais tempo aqui, na calçada, mofando", conta, enraivecido.

Estoquista de uma empresa próxima, Daniel Batista Souza, de 19 anos, teria um problema parecido se esperasse a linha Maria Estela que o leva para casa em 30 minutos, mas demora o dobro para passar no ponto mais próximo de seu trabalho. "Eu prefiro pegar 3 ônibus (Rio Pequeno, Sacomã e Jardim Climax) e levar uma hora ao todo", conta.

Espera é para economizar
Muitas dessas pessoas poderiam diminuir a tortura pela metade se pegassem o metrô até um ponto próximo ao bairro onde querem ir, mas não podem arcar com duas passagens. Para usar o bilhete único, a vendedora Alessandra Queiroz, 29 anos, sai às 16h da Rua Cardoso de Almeida - em um ponto próximo da Avenida Paulista - e espera 40 minutos um ônibus até Ana Rosa.

Se fosse de metrô, pagaria apenas R$ 0,10 a mais, porém do Terminal Ana Rosa ela ainda precisa pegar o Jardim Elba até sua casa. O segundo ônibus leva mais meia hora para passar e outra hora de percurso e só sai de graça com o bilhete único validado no primeiro coletivo. "A comodidade me custaria mais uma passagem", explica Alessandra.

Depois de demorar tanto, os ônibus encontram passageiros em quase todos os pontos. "A gente pensa que domingo vai encontrar o ônibus mais vazio, mas se engana", lamenta a estudante Elisa Cerqueira Souza, 26 anos. Quando ela chegou à Avenida dos Nordestinos para esperar a linha Parque D. Pedro, encontrou mais de 30 pessoas esperando. "A quanto tempo vocês estão aqui?" perguntou. "Menos de 15 minutos", respondeu um dos rapazes parados no local. "Então vou buscar uma blusa em casa e volto, vai demorar ."

Abusos fazem atrasos aumentar

Empresas não respeitam acerto para intervalos nos fins de semana

O intervalo mais longo entre os ônibus nos fins de semana é um acerto entre a São Paulo Transportes (SPTrans) e as empresas concessionárias. Os abusos, porém, são comuns. O acordo prevê que aos sábados pelo menos 60% dos carros devem circular e aos domingos 50%. Se isso acontecesse, as conduções demorariam entre 20 e 60 minutos, no máximo, em qualquer ponto da Cidade.

Entre as cinco linhas em que a reportagem do JT constatou demora maior do que esse período, duas ainda não foram fiscalizadas este ano, uma operou normalmente na presença do fiscal e duas apresentaram falha na partida, ou seja, o carro não saiu do ponto no horário programado. Nesses casos, a empresa recebeu multa.

O atraso dos ônibus sempre aparece como ponto negativo nas pesquisas de satisfação entre usuários. No ano passado, o problema foi citado por 79% dos entrevistados da Agência Nacional de Transportes (ANTP) que falavam dos problemas do transporte rodoviário. Até 2004, 71% dos pesquisados mencionavam o problema.
See less See more
Essa reportagem analisou um grupo de pessoas e o assunto é a demora dos ônibus no Domingo, dia em que o perfil do usuário muda consideravelmente. Isso nem de longe reflete a maioria.
Sabe o que eu acho engraçado? é que antes do Bilhete único, as mesmas pessoas se viravam pra pagar 2, 3 conduções....agora com o bilhete unico pagam no máximo 2 (isso contando se estourar o limite de 2 horas, e se optar por pagar mais R$ 1,00 para pegar o metrô....mas mesmo assim reclamam e dão as mesmas desculpas de sempre....

Me desculpem, mas isso tá me cheirando à conversa pra boi dormir...salvo excessões, a maioria só pensa em si próprio, qdo mais se tem, mas se quer....Tipico de brasileiro!

Agora qto a demora dos onibus aos domingos e feriados isso é um fato....já fui fazer trekking pra lá de parelheiros algumas vezes e constatei que os onibus demoram mesmo, a começar com o Terminal sto amaro que passa aqui perto na av.brigadeiro luiz antônio...me recordo que esperei 50 min pra vir um, o que me deu mó raiva, já que os trens da CPTM levam no maximo 20 pra vir, e isso aos domingos (sem contar o metrô)

Combinei com meus amigos de se encontrar lá no terminal parelheiros e um deles que mora na zona leste preferiu pegar o metrô, ir até a barra funda, depois pegar trem da linha B e ir até presidente altino, depois baldear pra linha C e ir até sto amaro onde desceu perto do terminal sto amaro e ainda me disse que por incrivel que pareça, vai mais rapido do que pegar 2 onibus a mais pra chegar lá (uma que passa lá na vila maltilde onde ele mora) e vai até o terminal parque D. pedro, pra depois pegar outra até sto amaro e assim seguir só pra economizar R$ 0,90 que pagaria à mais da baldeação do trem pro onibus....ele prefere metrô, trem e depois o onibus até parelheiros

Agora esses empresários estão tendo prejuízos por conta de suas próprias atitudes, pois quem manda oferecer um serviço podre desses à população?? não é a toa que todos que podem, recorrem ao carro e ao metrô....eles tem o que merecem,isso sim!
See less See more
richter30 said:
Sabe o que eu acho engraçado? é que antes do Bilhete único, as mesmas pessoas se viravam pra pagar 2, 3 conduções....agora com o bilhete unico pagam no máximo 2 (isso contando se estourar o limite de 2 horas, e se optar por pagar mais R$ 1,00 para pegar o metrô....mas mesmo assim reclamam e dão as mesmas desculpas de sempre....

Me desculpem, mas isso tá me cheirando à conversa pra boi dormir...salvo excessões, a maioria só pensa em si próprio, qdo mais se tem, mas se quer....Tipico de brasileiro!
Para registro, o salário médio tem diminuído, em função do nível de desemprego e do crescente movimento de terceirização/quarteirização para redução de ônus trabalhista.

Mas eu não tenho dúvida de que há uma boa parcela de escolha mesmo nessa questão, de tentativa de aumento de renda discricionária (a que sobra após aluguel, transporte etc.). Se alguém ganha R$ 1000, dos quais sobra R$200 por mês após pagar aluguel, luz, água, gás, transporte; se você conseguir economizar R$100 em transporte, sobra R$300. Dá uma sensação de que seu dinheiro "aumenta" 50%!

Outro fator que eu percebo crescente nas contas de pessoas de baixa renda é telefonia celular. Antigamente isso era privilégio de ricos, chegou a ficar estigmatizado com isso, até que chegou o pré-pago... que é mais caro do que o celular comum, mas por não ser uma despesa fixa cativou esse público.
É verdade....mas parece que de domingo fazem os onibus demorarem mais só pro passageiro estourar as 2 horas do cartão e ai tendo que pagar mais uma passagem!

e os onibus que vão e voltam lá de parelheiros em sua maioria de domingo vão lotados, razão pela qual optei por nunca mais pegar onibus de domingo ou feriado qdo precisar ir pra aqueles lados....é mto cansativo, o lugar já é longe, e os onibus demoram demais, ai não dá não!
1 - 14 of 14 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.