/\ Isso é ótimo pra população, mas o metrô vai ter que se virar pra conseguir dar um jeitinho de transportar a nova demanda.
O metrô tinha perdido demanda com a implantação do bilhete único nos ônibus, e só vai recuperá-la em parte, agora com metrô+ônibus a R$3. Imaginando que um mês tem 22 dias úteis, quem só usa ônibus gasta R$88 por mês; para metrô+onibus, isso dá R$132 por mês. A diferença, R$44, é 12.5%(ou 1/8) do salário-mínimo. Para algumas pessoas, demorar mais nos ônibus ainda é o jeito de colocar comida na mesa.celodias15 said:/\ Isso é ótimo pra população, mas o metrô vai ter que se virar pra conseguir dar um jeitinho de transportar a nova demanda.
R$ 1600 é a renda familiar média e o bilhete único não tem plano familiar como as operadores de celular... pegue os custos que citei e multiplique pelo número de pessoas que trabalham em cada família.celodias15 said:Mas mesmo assim, a demanda vai ser bem maior. O numero de pessoas nessa situação não é tão grande assim... a renda media da subprefeitura penha ( que engloba as estacoes artur alvim, patriarca, guilhermina esperança, vila matilde e penha ) é de 1600 reais e a regiao nao tem muitas favelas ( vide sumario de dados da prefeitura ). Isso fora o pessoal que mora mais longe, que tambem tem condicoes de gastar mais um pouco pra economizar quase uma hora de viagem...
rkj said:R$ 1600 é a renda familiar média e o bilhete único não tem plano familiar como as operadores de celular... pegue os custos que citei e multiplique pelo número de pessoas que trabalham em cada família.
Não são novos usuários. É uma fração dos usuários retornando; ainda sim não devemos alcançar a lotação que havia quando o custo da viagem era R$3,60 (Integração Metrô-Ônibus) contra R$ 4 (2 Ônibus).celodias15 said:Ah claro, numa familia com 4 pessoas das quais 2 são crianças ( perfil medio da regiao ) todo mundo trabalha. Me desculpe, mas não há como negar que o impacto de novos usuarios será considerável.
Para registro, o salário médio tem diminuído, em função do nível de desemprego e do crescente movimento de terceirização/quarteirização para redução de ônus trabalhista.richter30 said:Sabe o que eu acho engraçado? é que antes do Bilhete único, as mesmas pessoas se viravam pra pagar 2, 3 conduções....agora com o bilhete unico pagam no máximo 2 (isso contando se estourar o limite de 2 horas, e se optar por pagar mais R$ 1,00 para pegar o metrô....mas mesmo assim reclamam e dão as mesmas desculpas de sempre....
Me desculpem, mas isso tá me cheirando à conversa pra boi dormir...salvo excessões, a maioria só pensa em si próprio, qdo mais se tem, mas se quer....Tipico de brasileiro!