SkyscraperCity Forum banner

Bird financiará US$ 550 mi a Metrô e trens de SP

3084 Views 26 Replies 16 Participants Last post by  xcleitonx
O Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) obtiveram a aprovação de US$ 550 milhões em financiamento do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), do Grupo Banco Mundial, para a execução do projeto de trens e sinalização. Esse empréstimo integra um pacote que inclui outros dois investimentos para o País, aprovados na última semana.

Em nota, a assessoria do Metrô afirma que o novo recurso permitirá a aquisição de trens e a modernização do sistema de sinalização, ações que vão permitir a redução nos intervalos, oferecendo um aumento significativo no número de viagens, no Metrô e nos trens metropolitanos da CPTM.

Para o Metrô, serão adquiridos 17 novos trens, sendo 10 para a Linha 3 -Vermelha e 7 para a Linha 1-Azul. Paralela a essas ações já estão em andamento obras de expansão da Linha 2-Verde até o bairro da Vila Prudente; as obras da Linha 4-Amarela, que ligará Luz até Vila Sônia e, na Linha 5-Lilás, preparam-se desapropriações para construção das estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Até 2010, haverá um acréscimo de 20 km de metrô na cidade de São Paulo, o equivalente a um terço de sua rede atual.

Para CPTM, serão compradas mais 40 composições e também acontecerá a modernização do sistema de sinalização de vias, o que permitirá a redução dos intervalos programados. Assim, dos atuais 261 km da rede, 160 passarão a operar com qualidade de metrô.

Com todos os investimentos e projetos realizados até 2010, a previsão é de que ocorra um aumento de 55% no uso do sistema sobre trilhos no transporte público. São esperadas a redução de 47 mil t na emissão de poluentes e a economia no consumo de 24 milhões de l diesel e gasolina.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2877783-EI8139,00.html

desculpem se ja foi postado :p
ia colocar no thread do metrô de sp,se for o certo podem move-lo
See less See more
1 - 20 of 27 Posts
É quase orquestrado, trânsito recorde e noticias de expansão do metrô. Sempre andam juntas. Reparem só!
E as noticias são sempre repetidas. Essa mesmo eu já vi umas 2 vezes

São 3 linhas de coisa "nova" e o resto repetindo sempre a mesma ladainha "nunca se investiu tanto, blá blá blá, até 2010, blá blá blá....

:eek:hno:
Apesar de falarem muitas vezes eu gosto sempre de escutar,porque metrô beneficia tanta gente,como eu,qualquer trabalhador da Zona Leste ou um executivo da Paulista.Além de vir num momento em que SP atinge recordes de congestionamentos todos os meses.
Quero só ver as linhas C e F com qualidade compatível ao Metrô prazo 2010.

Por enquanto a C atualmente é a pior do quesito serviço de trens, tem estações modernas e funcionais, mas de que adianta se o resto não é. O que deveria ser feito na minha opinião seria a entrega além desses 12 trens, dos outros 8 até a data estipulada. Além disso com a reforma dos trens da linha B além da capacitação de alguns deles baixados que poderiam receber uma modelação diferenciada ao estilo do 5550, poderia-se reduzir a quantidade para 8 por composição e o remanejamento de alguns desses caso necessário pra Linha C ao invés dos 2100 que estarão prestando serviço na Linha D onde acredito serem mais necessários.

Sobre a Linha F, estão modernizado um serviço precário que era considerado de ruim a péssimo, por enquanto está muito bom, acho que até 2010 com o mesmo empenho é possível diminuir os intervalos com os 20 trens já programados e reformar as estações que faltam além da construção da estação Penha, para que a distância nesse percurso não fique tão grande quanto é atualmente, esses investimentos ainda não foram fechados.
See less See more
Eu tenho uma impressão que a CPTM está esperando todos os trens novos ficarem prontos para entregar tudo de uma vez, pois nunca funciona mais de 03 trens novos de uma só vez. Alias senhores, quanto trens prontos estão disponivel para a CPTM?
E as noticias são sempre repetidas. Essa mesmo eu já vi umas 2 vezes

São 3 linhas de coisa "nova" e o resto repetindo sempre a mesma ladainha "nunca se investiu tanto, blá blá blá, até 2010, blá blá blá....

:eek:hno:
Pois é, todos já estamos cansados destas notícias requentadas!!!

Vamos ver se até 2010, linha verde, rodoanel e parte da linha amarela vão estar mesmo prontos. Eu estou no aguardo da estação Sacomã, prometida para final de 2009.
See less See more
Rodoanel só parte Sul, Oeste já funciona, Leste pra 2014 e Norte pra nunca

Quanto a estação a sacomã eu acho que pra 2009 dá sim... está num ritmo bem acelerado, estou sempre passando do lado
Eu estava mesmo me referindo ao trecho sul do rodoanel, que é o que foi prometido para 2010.

A linha verde já teve adiamentos durante sua construção. Com a recente liberação de verbas pelo Bird, espero que cumpram o prazo. Também passo lá todo o dia (moro em São Caetano) e fico "secando" positivamente para o prazo ser cumprido.....
See less See more
Antes de expandirem metrô,tem que haver extinção de preconceitos em relação à ele.
Tenho vários conhecido(a)s que nao andam de metrô porque é povão e blá blá blá
Eu estava mesmo me referindo ao trecho sul do rodoanel, que é o que foi prometido para 2010.

A linha verde já teve adiamentos durante sua construção. Com a recente liberação de verbas pelo Bird, espero que cumpram o prazo. Também passo lá todo o dia (moro em São Caetano) e fico "secando" positivamente para o prazo ser cumprido.....
Eu também acho que seja possível entregar Sacomã em 2009, seria uma boa, mesmo que as outras duas demorem mais um ano que eu acho até provável.

Sobre o trecho sul do rodoanel ele é tão importante quanto a L4, e assim que concluído e entregue para concessão, já estará viabilizada uma parte da grana para o trecho leste que deverá custar uma fortuna, mas que terá até mais importância que o trecho sul pelo fato de passar bem no meio dos surbubios das cidades envolvidas e fazer a conexão do porto de Santos com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
See less See more
Assinou

Assinou, e o valor ficou em US$ 645 milhões

Serra assina empréstimos em Washington

Quarta-feira, 11 de Junho de 2008 às 21h46

O governador José Serra assina nesta quinta-feira, 12, em Washington, nos Estados Unidos, dois contratos de empréstimo com o Banco Mundial (BIRD) no valor de US$ 645 milhões e outro no valor de US$ 10 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os empréstimos com o BIRD vão dinamizar o transporte público no Estado, um setor estratégico para o desenvolvimento de São Paulo, por meio da aquisição de 57 novos trens e de sistemas de sinalização e controle de via, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente para o Metrô e para a CPTM.

Já o empréstimo com o BID se destina ao projeto de fortalecimento dos arranjos produtivos locais no Estado – uma parceria com a Fiesp e o Sebrae-SP, que também vão investir o mesmo valor.

Ainda no BID, o governador assina um memorando de intenções para fortalecer as relações de cooperação com o Estado por meio do apoio à elaboração e implantação de programas para as áreas de saneamento e energia.

Da Redação

(M.C.)
Origem: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=95742&siteID=1
See less See more
Antes de expandirem metrô,tem que haver extinção de preconceitos em relação à ele.
Tenho vários conhecido(a)s que nao andam de metrô porque é povão e blá blá blá
Tem certeza que é o metrô?
Não estava se referindo a CPTM não??

a CPTM que é mais conhecida como do "povão" do que o metrô...
See less See more
Tem certeza que é o metrô?
Não estava se referindo a CPTM não??

a CPTM que é mais conhecida como do "povão" do que o metrô...
O metrô também virou povão, mas eu não uso simplismente porque ele ainda não chegou nos lugares que eu preciso ir, e porque está quase sempre lotado, como não era antigamente, e não por causa do povão.
See less See more
Engraçado, no japão todo munda usa o metrô, mesmo estando ele lotado e sendo um dos mais lotados do mundo. Brasileiro metido a besta tem mais é que mofar no transito.
Pior que é viu Tlag....e no rush fica lotado q nem lata de sardinha, mas eles usam...

E o serviço prestado no metrô de Sampa não deve nada ao de Nagoya ou de Tokyo...

No de tokyo o intervalo é de 2 min, e de nagoya de 3 min, por outro lado os trens tem de 10 a 12 carros em média cada....mas mesmo assim lota....

O que eu sei é que aqui a população já tem o bom senso de não usar o carro pra tudo, e utilizar o transporte publico como uma das alternativas de deslocamento.

O resultado disso dá pra ver nas ruas, pouquissimo transito em pleno horario de pico....

Mas isso vai da cultura de cada pais né...

O brasileiro precisa parar de pensar só em si proprio e passar a pensar no coletivo, só assim a qualidade de vida de todos irá melhorar, e consequentemente a dele tb....

Mas o outro problema é que a rede de metrô paulistano é muito curto pro tamanho da cidade, precisaria ter no minimo 200km....

Mas acredito que se manter o ritmo dos investimentos que está sendo feito hj nos proximos anos (e não atrasar muito) a gente chega lá, espero não estar muito velhinho rsrs
See less See more
Brasileiro sem bom senso que tira conclusões precipitadas tem mais é que ficar igual a uma sardinha em lata mesmo.
Brasileiro sem bom senso que tira conclusões precipitadas tem mais é que ficar igual a uma sardinha em lata mesmo.
O termo sardinha em lata só pode ser fruto da falta de inteligência de boa parte dos brasileiros.
Transporte coletivo foi feito para ser lotado, se fosse feito para ser vazio, seria transporte individual.

É no mínimo muita ingenuidade achar que transporte coletivo foi feito para viajar vazio ou com todo mundo sentadinho e ninguém em pé. No mundo todo o transporte coletivo é lotado, utilizado por todas as classes sociais e todas convivem harmoniosamente, enquanto que no Brasil nosso povo indivdualista, malandro e idiota (muitas vezes influenciados por jornalistas da classe do Datena pra baixo) acha isso uma afronta.
See less See more
^^ Desculpa, mas não concordo que transporte público seja feito para ser LOTADO. Em pé, tudo bem, mas 298329 pessoas por metro quadrado também não vira, né? Tem que ter o mínimo de conforto eu acho que se o metrô em Tóqui anda lotado é porque tem um problema, seja ele de falta mais linhas, maior capacidade... um serviço no qual você tem que ser empurrado para dentro não é de qualidade, me desculpem.
See less See more
O termo sardinha em lata só pode ser fruto da falta de inteligência de boa parte dos brasileiros.
Transporte coletivo foi feito para ser lotado, se fosse feito para ser vazio, seria transporte individual.

É no mínimo muita ingenuidade achar que transporte coletivo foi feito para viajar vazio ou com todo mundo sentadinho e ninguém em pé. No mundo todo o transporte coletivo é lotado, utilizado por todas as classes sociais e todas convivem harmoniosamente, enquanto que no Brasil nosso povo indivdualista, malandro e idiota (muitas vezes influenciados por jornalistas da classe do Datena pra baixo) acha isso uma afronta.
Legal, se ele foi feito para transportar várias pessoas espremidas, ele está atingindo o objetivo, então está tudo certo.

Parabéns pelo comentário.
See less See more
1 - 20 of 27 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.