SkyscraperCity Forum banner

Blumenau Desde o Volante

12073 Views 28 Replies 26 Participants Last post by  vitinhooo
Iaí, pípou! :D

Aproveitei hoje o dia pra ir explorar mais uma vez a Cidade Jardim. Eu peço pra que vocês não se espantem, porque dessa vez eu tentei capturar o espírito da cidade fora do centro, fui em alguns bairros e tirei umas fotos bem comuns, pra vocês verem que não é só enxaimelzinho e alemão de suspensório na rua aqui, blz? :cool:

1 - Eu ia tirar fotos na Vila Germânica, mas o sol não deixou, fiquem com essa só

2 - Aqui começam as fotos do Parque das Orquídeas, um condomínio. Essas ainda de fora do carro

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13 - Essa é a Rua 2 de Setembro, uma das mais movimentadas da cidade, fica na zona Norte, tem um trânsito do caos às 18h

14

15 - Uma das 7 pontes de Blumenau

16 - Bairro Itoupava Seca

17 - Rua Bahia, Bairro do Salto, tb na ZN

18

19 - Aqui eu passo todo santo dia, é o cruzamento entre a Benjamin Constant e a Rua Bahia, mas seguiremos na Rua Bahia

20

21

22 - Na Zona Norte existem MUITAS garagens de carros

23 - Aqui eu dei um tempo e só voltei a tirar fotos no bairro da Água Verde, essa é a Rua Gal. Osório, ZO da cidade

24 - Essa é a Rua Estanislau Schaette, tb na Água Verde

25 - Como vocês podem notar, é cheio de morros e curvas :D

26 - E ruas bem entocadas, com calçadas horríveis

27 - A Água Verde é um bairro de classe média

28 - E tem umas partes legais

29

30

31 - Aqui é o encontro de 3 bairros: Água Verde, Velha e Vila Nova (o meu, reto nessa rua)

32 - Mas eu dobrei à direita, na Marechal Deodoro (essa)

33 - Agora estamos no início da subida do Morro da Cia. (Hering), não sei o nome da rua

34 - O Morro da Cia. liga o Centro à Zona Oeste (Velha, Velha Central, Água Verde)

35 - É estreito e sinuoso

36

37 - E muita gente bate nesses postes

38 - Aqui é o bairro Bom Retiro, do outro lado do morro, pequenininho, mas tem gente bem rica no bairro

39 - À esquerda, a Fábrica da Hering

40 - E sua antiga sede

41 - Não sei o nome dessa rua hah

42 - Enxaimel :D

43 - Prédio horrível, IOT, Instituto de Ortopedia e Traumatologia

44 - Aqui é o Jardim Blumenau, o bairro mais rico da cidade, o bairro da "Alameda", que eu já mostrei aqui

45

46 - Alameda :)

47

48 - Em direção ao centro

49 - Cruzamento Alameda x Rua XV

50 - Como não poderia faltar, XV de Novembro

51

52

53

54

55

56 - Aqui é o fim da XV de Novembro, fim da Beira-Rio e o fim da Rua SP, e tb a Prefeitura...

57 - Martin Luther, rua rápida, no bairro Victor Konder, foto horrível. Um pouco antes disso, à direita, ficava a estação de trem principal de Blumenau, por isso essa rua é mais elevada que as demais.

58 - Rua São Paulo, à direita fica a FURB, reto o bairro Victor Konder

59 - Rua Antônio da Veiga, à direita, tb a FURB, e reto para a Vila Nova

60 - Finalmente, um dos centilhões de lombadas eletrônicas que enfiaram na cidade

Eaí, gostaram? :D
See less See more
60
1 - 20 of 29 Posts
O que mais gostei:
01
38
40 - mto lindo, mesmo!
45 - as casas antigas são muito bonitas

O aspecto geral da área mais central é muito bom, também.
A cidade parece ter um sistema viário meio espremido hehehehe
Só as casas do condomínio que achei meio de mau gosto.

:eek:kay:
See less See more
Hmm, hah, bem "real" esse thread, hein! :D Mostram bem como Blumenau é uma cidade "normal" fora do Centro... Não que isso seja negativo, mas é que muita gente tem aquela imagem que é uma cidade "germânica", cheia de construções em enxaimel, sejam elas fakes ou não, heheh...

Bom, mas essa Vila Germânica tá muito bonitinha! Adorei essas novas construções que fizeram! Tá um fake bonito, heheh!

Ah, e finalmente se prestou pra tirar fotos no Parque das Orquídeas (não sabia que era esse o nome, hahah)... As casas não são exatamente boniiiiitas, mas todas são bem agradáveis, aconchegantes... Me lembra um pouco o Colina do Sol aqui de Pelotas! Gostei da casa da foto 5, já a da 9 é extremamente brega, hahah! Até me lembro de ter comentado contigo quando a gente passou por esse "bairro", heheh!

Esse prédio da antiga sede da Hering é bem bonito e essas casinhas da foto 45 são muito bonitinhas!

O Jardim Blumenau, de fato, é um bairro muito bom, bem arborizado, etc! Não é à toa que é o bairro mais nobre da cidade, heheh!

E que mais? Errr, ah, a XV é muito bonita, um exemplo de urbanismo para maioria das cidades brasileiras! Quem dera tivesse uma rua assim por aqui, heheh! Não tem nem uma quadra, huahuah! Enfim, sempre bom rever fotos dessa rua!

É isso! Valeu pelas fotos! :colgate:
See less See more
Mto diferente!

Eu gostei!

Realmente nao conhecia a Blumenau fora do centro!

Quero conhecer pessoalmente :D
Bem legal ese tópico.
Gosto muito de blumenau , ( quem não gosta?):D

A minha casa preferida foi a da foto 45. Linda.
Interessante a predominância de casas no estilo alemão no centro ;) cidade linda, bem conservada.
mtooo doido...

gostei mto... primeira vez q vejo blumenau assim.... tenho uma curiosidade: a arquitetura alemã, ainda se constroem daquele jeito na cidade ou o que vemos são só construções mais antigas? e elas estão só presente na vila germanica ou também tem bastante no centro, etc?

flw
muito bonito thread!!! valeu!
Hum..boas fotos! Goste de ver Blumenau além da Rua XV, embora esta sempre se possa ver em ângulos e perspectivas diferentes..como é o caso da foto 52, que gostei bastante.

Embora a cidade não seja toda germanizada como no centro é possível perceber a influência alemã por todos os lados. É claro que a foto 25 não tem nada de teuta, é bem brasileira :D

Gostei ainda das fotos 40 e 45!

Como estes prédios das fotos 17, 18 e 19 minha cidade tb está cheia, tão encardidos quanto :) :(

Ah, e gostei tb da Vila Germânica e daquela rua movimentada. Adoro estas placas de sinalização multicoloridas das cidades catarinenses (Foto 13) :D

Viele Danke ;)
See less See more
O thread está mruito legal!
Achei as casas fantásticas, Blumenau é sem sombra de dúvidas uma das cidades mais bonitas da Santa e Bela Catarina!
Obrigado a todos pelos comentários até agora! :)

mtooo doido...

gostei mto... primeira vez q vejo blumenau assim.... tenho uma curiosidade: a arquitetura alemã, ainda se constroem daquele jeito na cidade ou o que vemos são só construções mais antigas? e elas estão só presente na vila germanica ou também tem bastante no centro, etc?

flw
Respondendo à sua pergunta. Bom, na verdade a maioria das construções antigas e características da Alemanha estão na Rua XV de Novembro e arredores, mas ainda pode-se ver bastante coisa antiga pela cidade, especialmente nas zonas perto do rio, como na Rua Bahia. As áreas perto do rio foram as primeiras a serem povoadas, já que eram as partes mais planas e o acesso era fácil, então por isso existem mais construções antigas nessas áreas.

As construções maiores, como aquele castelinho na Vila Germânica, o Castelinho do Turismo (aquele famosão no centro) e a Prefeitura, por exemplo, foram todos construídos de 1980 pra cá (o da Vila Germânica, em 2006).

Existia também muito enxaimel autêntico, aquele de madeira encaixada, mas, devido à 2ª Guerra, muita gente cobriu com massa pra que as pessoas não soubessem que ali viviam alemães. Existem poucas com as madeiras à mostra pela cidade, mas nas zonas rurais da região inteira (Blumenau, Pomerode, Indaial, Timbó) ainda se vê muito MESMO.

E, Eduhaus: Essas placas multicoloridas não existem em outro lugar não? :D
Aqui elas foram instaladas depois que uma pesquisa com 3 turistas mostrou que nenhum deles conseguiu chegar à PROEB partindo de alguns pontos da cidade hah. As mais antigas eram todas verdes normais, como tb aparece na foto 13.
See less See more
Eduhaus: Essas placas multicoloridas não existem em outro lugar não? :D
Aqui elas foram instaladas depois que uma pesquisa com 3 turistas mostrou que nenhum deles conseguiu chegar à PROEB partindo de alguns pontos da cidade hah. As mais antigas eram todas verdes normais, como tb aparece na foto 13.
Existem, isso é inclusive um padrão recomendado pela Embratur - azul para rodovias, saída, aeroportos, etc; verde para bairros, avenidas; marrom para pontos turísticos ou de interesse. Bem, não sei exatamente a regra, é mais ou menos isso. Aqui em BH mesmo já é tudo assim.
Boas fotos!
Adorei ver as placas marrons...aqui também começaram a surgir várias delas :).
iiii. pipou!

E a pergunta ficou:
Qual região em épocas passadas aconteceu enchentes? Como você disse uma vez, muitos em Blu hoje preferem morar em aptos.

O motivo da edição: Cidade Jardim compreende vários bairros, o que eu não sabia até então.

Valeu!
O que falar da minha cidade? As fotos estão muito boas, e conheço muito bem este trajeto e por sinal esta região próxima da Furb mostrada nas últimas fotos é uma das quais eu mais gosto na cidade. :)
Muito bom, Blumenau tem muito verde e isto é importantíssimo... Parece ser uma Cidade encantadora!! Valeu!!
gostei
gostei
parece ser agradavel

nossa, como a fiação area acaba as cidades brasileiras. e em blumenau por as ruas não serem tão largas fica aquele liami poluindo a cidade.
1 - 20 of 29 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.