SkyscraperCity banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Santa Catarina
4,245 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Aproveitando o belo dia de sol desta quinta-feira (18/11), realizei um sonho antigo : subir ao heliporto do edifício mais alto de Blumenau, o Petite Maison, na Vila Nova.

Agradeço desde já ao Sr. Jorge (zelador) e Sr. Fabiano (síndico) por permitirem o acesso ao edifício para que as fotos fossem batidas.

Ventava bastante durante as fotos. Havia momentos que era difícil conseguir ficar parado, o que conferiu um plus à emoção de estar a 65 metros de altura, por isso nem me arrisquei a chegar muito perto da borda do heliporto.

O edifício tem 21 andares (mais 2 subterrâneos para garagens) e foi entregue no final de 1990, início de 1991, durante o boom da construção civil em Blumenau. A incorporadora Pajost faliu no ano seguinte, deixando uma obra inacabada em Blumenau (o atual edifício Premier, na rua 7 de setembro).

É interessante ver a densidade que Blumenau começa a ganhar. Isso porque o bairro mais denso em construções nem aparece nas fotos (o Jardim Blumenau com seus mais de 200 edifícios).

1. Edifícios da Vila Nova próximos. Ao fundo o bairro Victor Konder e centro da cidade.

2. Começando a girar a câmera.

3. Edifícios e morro mais próximo ainda na Vila Nova

4. O morro mais ao centro da foto, ao fundo é o morro do Baú, onde mais pessoas perderam a vida na tragédia de 2008.

5. Rua Almirante Barroso ao centro. No fundo da foto, o morro do cachorro.

6. Mais edifícios do bairro Vila Nova.

7. Mais do bairro Vila Nova. Ao fundo o morro Coripós, muito afetado com desmoronamentos em 2008.

8. Vila Nova em primeiro plano e bairro Velha ao fundo.

9. Vila Nova, Velha e Vila Germânica à esquerda.

10. Vila Nova, Velha e Vila Germânica.

11. Vila Nova e centro em close.

12-13-14. Closes da Vila Nova

15. A direita as 4 torres do condominio Arboris.

16. Vila Germanica com o outro edifício ao fundo construído pela Pajost no início dos anos 90, que tem 19 andares e também tem heliporto, o Jardim das Palmeiras.

É isso aí. Mais um ângulo de Blumenau que compartilhei.

·
Curitibano
4,096 Posts
Muito bacana! Eu ADORO Blumenau!! Acho uma cidade muito bonitinha e bem gostosa de se andar!! Você poderia ter feito uma super panorâmica!! :D
Ah, outra coisa... gostaria de ver qual prédio você subiu! =)

·
Catarinense
2,274 Posts
Blumenau é beem densa!

Vários prédios meia-boca, mas o entorno é muito bonito, muito verde e morros pra todos os lados!

Gostei bastante da foto 1 e da 11 que é um mixto disso! :)

·
Registered
21,571 Posts
Nas fotos 1 e 11 aparece o prédio onde morei por alguns anos em Blumenau, aí na Vila Nova. Aliás, esse bairro está com um volume de obras bem elevado. Valeu pelas fotos desse ângulo inusitado, ficaram de boa qualidade. Estou ainda pra achar um ângulo que pegue toda a densidade da cidade (acho que só numa boa aérea mesmo hehe), porque como dito ficou de fora o Jardim Blumenau e outras partes. Acho que uma tomada de alguma torre na Ponta Aguda proporcione um ângulo bem abrangente, além de alguns comerciais no Centro (tipo o Brasília e aquele outro quadradão no início da XV). Bom, valeu aí! :D

·
Registered
12,776 Posts
Como bem disse o Rech , muito verde e morros entorno do urbano. Também gostei da primeira foto, dava pra dar um zoom naqueles prédios e montanha. Acho legal ir no topo de um prédio e tirar fotos.
Valeu!

·
Brazil
2,307 Posts
Excelente thread, parabéns! E que verticalizada é Blumenau! Muuuitos prédios também, embora não prezem pela altura - o que eu acho bom, posto que a cidade é envolta por essas montanhas e tal. Fica mais natural, sei lá.

Agora, uma coisa eu gosto muito aí em Blumenau. Apesar de densa, há um bom espaçamento entre os prédios. Acho isso essencial para esse tipo de cidade. Mas o que deixa Blumenau interessante é que nessas brechas há muitas casas, casarões, comércio, etc... As 3 primeiras fotos dão uma boa idéia do que estou dizendo.

E valeu! :eek:kay:

·
Santa Catarina
4,245 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Blumenau é beem densa!

Vários prédios meia-boca, mas o entorno é muito bonito, muito verde e morros pra todos os lados!

Gostei bastante da foto 1 e da 11 que é um mixto disso! :)
Isso mesmo, ultimamente tem muitos blocões meia-boca sendo feitos, mas o que salva é a característica natural de Blumenau, ou seja, é um vale.

Nas fotos 1 e 11 aparece o prédio onde morei por alguns anos em Blumenau, aí na Vila Nova. Aliás, esse bairro está com um volume de obras bem elevado. Valeu pelas fotos desse ângulo inusitado, ficaram de boa qualidade. Estou ainda pra achar um ângulo que pegue toda a densidade da cidade (acho que só numa boa aérea mesmo hehe), porque como dito ficou de fora o Jardim Blumenau e outras partes. Acho que uma tomada de alguma torre na Ponta Aguda proporcione um ângulo bem abrangente, além de alguns comerciais no Centro (tipo o Brasília e aquele outro quadradão no início da XV). Bom, valeu aí! :D
Morasse bem, heim Barriga ? :lol: Acho que para pegar toda a densidade, só aérea mesmo...

Como bem disse o Rech , muito verde e morros entorno do urbano. Também gostei da primeira foto, dava pra dar um zoom naqueles prédios e montanha. Acho legal ir no topo de um prédio e tirar fotos.
Valeu!
Caramba, como Bnau tá crescendo.... parabens pelas fotos. Mto lindas.
A densidade de Blumenau está bem impactante, muitos prédios novos e em U/C, maravilha. Ótimas panorâmicas, dberg, valeu por compartilhar. :cheers:
Obrigado pelos comentários. :)

Excelente thread, parabéns! E que verticalizada é Blumenau! Muuuitos prédios também, embora não prezem pela altura - o que eu acho bom, posto que a cidade é envolta por essas montanhas e tal. Fica mais natural, sei lá.

Agora, uma coisa eu gosto muito aí em Blumenau. Apesar de densa, há um bom espaçamento entre os prédios. Acho isso essencial para esse tipo de cidade. Mas o que deixa Blumenau interessante é que nessas brechas há muitas casas, casarões, comércio, etc... As 3 primeiras fotos dão uma boa idéia do que estou dizendo.

Isso mesmo, e o novo plano diretor quer preservar ao máximo o recuo entre os edifícios, para preservar a ventilação. Na região norte, mais plana e aberta, foi liberada a altura, mas os recuos precisam ser grandes e os terrenos tem que garantir 30% da área livre para permeabilidade do solo. Se isso for respeitado, a cidade ganha em qualidade de vida.

·
Registered
21,571 Posts

Blumenau sempre teve um limite rígido de altura (16 andares). O que passa disso na cidade foi feito graças ao lobby das construtoras, e são poucos. Só nesse ano é que foi liberada a altura em algumas regiões, mas são distantes da região central - sequer aparecem nessas fotos.

·
Banned
241 Posts
Gosto mais de Blumenau vista da rua, ou talvez seja a iluminação das fotos com sol a pino que deixou os prédios com essa aparência lavada. De qquer forma, é um ângulo interessante de observar a cidade.

·
Registered
1,508 Posts
Os prédios da cidade não são lá essas coisas, mas o conjunto, juntamente com as serras, fazem de Blumenau um charme.

·
Registered
meow
9,866 Posts
Concordo que a arquitetura dos residenciais de Blumenau deixe a desejar, a qualidade só agora tá começando a melhorar.

De qualquer modo, pra mim, que nasci e morei até os 23 anos nesse bairro (mais especificamente até setembro), é legal ter uma visão panorâmica de lá. Em algumas fotos deu pra ver onde eu morei (e minha mãe tá morando) e na foto 6 eu diria que hoje em dia fica o 2o maior ponto de construção de prédios de Blumenau, perdendo só aqui pro centro.

Valeu pelas fotos! E se tu tens uma Canon, instala o software dela que normalmente vem um programa que cola as fotos e transforma elas numa panorâmica, funciona bem pra caramba.

·
Santa Catarina
4,245 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Valeu pelas fotos! E se tu tens uma Canon, instala o software dela que normalmente vem um programa que cola as fotos e transforma elas numa panorâmica, funciona bem pra caramba.
^^
Minha câmera é uma Sony antigona 4.1mpixels... mas valeu pela dica... vou dar uma olhada nisto.

1 - 20 of 31 Posts