SkyscraperCity banner

1 - 20 of 150 Posts

·
Registered
Joined
·
2,899 Posts


Bolívia, é um país encravado no centro-oeste da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil ao norte e leste, Paraguai e Argentina ao sul, e Chile e Peru ao oeste.

Antes da colonização europeia, a região andina boliviana fazia parte do império Inca — o maior império da era pré-colombiana. O império Espanhol invadiu e conquistou essa região no século XVI. Durante a maior parte do período colonial espanhol, este território era chamado Alto Peru ou Charcas e encontrava-se sob a administração do Vice-Reino do Peru, que abrangia a maioria das colônias espanholas sul-americanas. Após declarar independência em 1809, dezesseis anos de guerras se seguiram antes do estabelecimento da república, instituída por Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825. Desde então, o país tem passado por períodos de instabilidade política, ditaduras e problemas econômicos.

A Bolívia é uma república democrática, dividida em nove departamentos. Geograficamente, possui duas regiões distintas, o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do Rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano. É um país em desenvolvimento, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e uma taxa de pobreza que atinge cerca de 60% da população. Dentre suas principais atividades econômicas, destacam-se a agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.

A população boliviana, estimada em 10 milhões de habitantes, é multiétnica, possuindo ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos. A principal língua falada é o espanhol, embora o aimará e o quíchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais. O grande número de diferentes culturas na Bolívia contribuiu para uma grande diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolívia









La Paz


Santa Cruz



Foi noticiado em alguns jornais portugueses, e posteriormente em algumas revistas on-line da maior maluqueira de engenharia: criar um túnel rodo-petro-ferroviário que ligasse a Bolívia a um porto artificial no meio do Oceano Pacífico !!!! :nuts: :nuts: :nuts:

Aqui transcrevo a notícia, segundo uma tradução do original inglês do New York Times:

Três arquitetos chilenos disseram ter chegado a uma solução para restaurar o reivindicado acesso da Bolívia ao Oceano Pacífico sem invadir território chileno - um túnel de 150 quilômetros correndo sob a fronteira Chile-Peru e terminando em uma ilha artificial, construída com a terra extraída das obras, a cerca de um quilômetro da costa.

A Bolívia, sem acesso ao mar, lamenta a perda de sua costa no Oceano Pacífico desde a guerra com o Chile há 130 anos, e a questão continua fortemente contestada até hoje. Além de bloquear as relações diplomáticas entre os dois países, ela atrapalha o desenvolvimento dos mercados do Pacífico para o gás natural da Bolívia e sua riqueza mineral. Mas os três arquitetos chilenos disseram que chegaram a uma forma de restaurar o acesso da Bolívia ao mar sem conflito com o Chile.

"A princípio achamos que era um tanto maluco, mas achamos que pode ser viável", disse um dos arquitetos, Humberto Eliash, ao "Financial Times". "Eu vejo isto como um sonho possível. Não é loucura."

Eliash começou a discutir a ideia com Fernando Castillo Velasco e Carlos Martner, dois dos mais respeitados arquitetos do Chile, há três anos. Mariano Fernández, o ministro das Relações Exteriores chileno, disse que deseja saber mais a respeito da proposta de "vanguarda" e convidou os homens para uma reunião, apesar da data ainda não ter sido marcada.

O túnel seria um dos mais longos do mundo, mas Eliash disse que seria tecnicamente menos exigente do que, digamos, o Túnel do Canal da Mancha, que liga a Inglaterra e a França, já que teria apenas um curto trecho submarino. Apesar do Chile e do Peru serem altamente sísmicos, ele disse que túneis foram construídos com sucesso no Japão, que é igualmente propenso a terremotos.

O principal problema é político. O Peru e o Chile, que estabeleceram sua fronteira terrestre em 1929, ainda disputam as fronteiras marítimas. O Peru, que lutou ao lado da Bolívia contra o Chile em 1879, está reivindicando um triângulo de 38 mil quilômetros quadrados de águas do Pacífico no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, deixando tensas as relações políticas com o Chile.

Segundo a proposta dos arquitetos, a ilha - que, assim como o túnel, seria território boliviano - ficaria na ponta do triângulo. As águas em disputa se tornariam internacionais, nenhum país perderia território, e muito tempo e dinheiro seriam economizados com o fim da disputa legal.

Apesar de ter perdido sua costa em 1879, a Bolívia mantém uma Marinha com cerca de 170 embarcações nas águas de altitude elevada do Lago Titicaca, e Eliash disse que a Bolívia poderia colocar um porto na ilha artificial. Ele acredita que o túnel poderia ser construído em uma década, no final transportando veículos de carga e passageiros, um trem e um gasoduto para o gás boliviano, abrindo rotas comerciais potencialmente lucrativas no Pacífico para um dos países mais pobres da América do Sul.

A Bolívia nunca perdeu a esperança de recuperar sua costa e não tem relações diplomáticas com o Chile por causa de suas exigências. "A Bolívia nunca renunciará o retorno soberano ao mar", disse o presidente Evo Morales, que insinuou que também poderá levar sua reivindicação a Haia caso o Chile não ceda.

A Bolívia ainda não reagiu à ideia do túnel, mas Manuel Rodríguez Cuadros, o ex-ministro das Relações Exteriores peruano e autor de um livro sobre a disputa, disse que a ideia, apesar de bem intencionada, é "bizarra" e um "absurdo legal".

Tradução: George El Khouri Andolfato
 

·
Registered
Joined
·
2,899 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Verdadeiramente! Ainda existem pobres almas a acreditarem que Evo Morales é um amigo do povo, com uma megalomania que até faria Kim Jung Il a corar de inveja :lol
 

·
Registered
Joined
·
1,767 Posts
Bolívia, onde a fantasia é real... ‼




Para descobrir um país onde as tradições são a cada momento e em cada um dos seus cantos, terra de Highlands, Amazon floresta, picos cobertos de neve, vales e cidades históricas. Bolívia e a hospitalidade de seus habitantes oferecem uma escolha promissora de experiências inesquecíveis.
Localizado no coração da América do Sul, faz fronteira com a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República da Argentina e a República do Chile e a República do Peru.




Bolívia está dividida em nove departamentos:Chuquisaca, La Paz, Santa Cruz, Cochabamba, Oruro, Potosí, Tarija, Pando, Beni e tem um total de 10.027.643 habitantes.



Nada identificar melhor o nosso país do que a sua diversidade, sua cultura, cercada por viver tradições que permaneceram na época, lugares onde a natureza tem uma paisagem magnífica e incomparável beleza contrastes.


Obrigado por visitar o Tread
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
muy guapas...
bonitas fotos, Sucre é muito bonita

não havia conflito entre La Paz e Sucre? Abraço ao Evo...
e adoro música andina. :)
 

·
Obidos
Joined
·
1,831 Posts
Acho havia tensoes independentistas na regiao de Santa Cruz de la Sierra que queriam independizar-se de La Paz. Mas como em tantos outros paises.

Obrigado pelas fotos e o thread Marce-mora
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Ouch! :runaway: lembra as estradas daquele programa dos camionistas que dá no cabo...
 
1 - 20 of 150 Posts
Top