SkyscraperCity banner

1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
2 Posts
Vim pelo blog bolhaimobiliaria.com, e vi bastante exaltação em relação a isso.
Torço para que seja imobiliária e vejo muitos argumentos interessantes para tal. Porém existem também os que procuram ver bolha em qualquer notícia.

·
Registered
211 Posts
Discussion Starter #3
Além do Brasil, outros países passam por processos semelhantes de formação e estouro de bolhas imobiliárias. Há sempre particularidades, mas o processo é geralmente o mesmo - valorização relativamente rápida, descolamento entre aluguéis e valores de venda, medo de que "se eu não comprar agora, nunca comprarei" etc. Há vários motivos, como a busca por rendimentos maiores em um cenário em que há liquidez crescente no mundo.

Espanha e Irlanda estouraram há meses. A China prepara uma bolha imobiliária impressionante e sem precedentes, como pode ser visto nesta reportagem que mostra verdadeiras cidades-fantasma:

http://www.youtube.com/watch?v=rPILhiTJv7E&feature=player_embedded

Hoje, a Austrália está à beira de uma forte correção nos preços:

http://globaleconomicanalysis.blogs...les-sink-luxury-units.html?source=patrick.net

·
lolwut
1,332 Posts
Concordo com o Hayek (tanto o user quanto o Ganhador do Nobel de Economia =D), acho que a variável que torna mais evidente que o preço é pura especulação e não aumento real é a percentágem do preço total que o aluguel representa e comparar esse investimento a outros com menos risco e mais liquidez como títulos do governo ou puramente a taxa de juros.

A mentalidade irracional também é evidente, com as pessoas achando que os imóveis vão valorizar para sempre nesse rítmo, e projetando seus ganhos nisso quando esse crescimento é evidentemente insustentável.

Mas há controversas sobre como essa bolha vai se arrefecer, na minha opnião depende de quanto tempo ela infle, se for por mais 10~15 anos pode esperar uma recessão na indústria de construção civíl, e até financeira se surgirem coisas como CDOs e Mortgage-Backed securities ou mesmo se ativos de financiamento imobiliário aumentarem expressivamente sua participação nos balanços dos bancos.

Mas acredito que não, o mais comum é uma política de contenção de preços num futuro próximo, ou mesmo uma queda grande de liquidez em certos segmentos que vai fazer o preço estagnar por muuitooo tempo até que os preços no resto da economia e dos imóveis comecem a fazer mais sentido.
Acho que no Brasil não vai haver queda tão grande porque existe deficit habitacional em muitos mercados (como o D, C ou até mesmo o B), se houver seriam nos imóveis de alto padrão onde as pessoas costumam possuir mais de um imóvel e a falta de liquidez é mais problematica porque eles não vão morar em todos eles.

Acho que o principal é medidas para contenção de pânico, uma baixa de 5% agora e todo mundo ia sair feito louco por causa da crise americana fazendo os preços despencarem, é importante impedir isso.

1 - 5 of 5 Posts