SkyscraperCity banner

1 - 20 of 86 Posts

·
Non-Registered User
5,693 Posts
Rapaz... tive que segurar aqui pra conter as lágrimas.
Só queria saber porque exatamente de toda essa infraestrutura ter sido abandonada, tínhamos tudo pra ter um sistema de transporte realmente eficiente e barato.

·
Registered
1,139 Posts
Timbu,

Parabéns, o thread é histórico e sensacional. Prova para muitos novatos que a possibilidade nem é nova e o quanto a população era melhor atendida com esta modalidade de tranporte público, e olha que nem se tinha o fator coletivo da poluição. A inversão é tanta que respiramos o pior e ainda tem gente que não entende como o ônibus pode e DEVE ser substituído.

Que trabalho fantástico o seu para este thread.
Recife sempre elegante, que fotos são estas? Excelentes.
O desenvolvimento era absurdo, a malha abrangia um raio inimaginável pra mim.

Obrigado.

·
Registered
533 Posts
Belíssimo Thread!
Sistema fantástico.
É triste como ao contrário das grandes cidades mundo andamos para trás no quesito transportes. O golpe de misericórdia foi a desativação dos trolébus em 2000.

·
Vida que Segue
8,575 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
Valeu pessoal pelos comentários!

Fico imaginando o seguinte:

O desenvolvimento desse tipo de transporte, hoje seria o VLT e até metrô, perdemos muito.

Os bondes foram substituídos por ônibus quando a Inglesa, Pernambuco Tramway encerrou a operação e a nova companhia de transportes não teve recursos para manter o desenvolvimento:eek:hno:

Ou seja, todo desenvolvimento era feito pela empresa privada inglesa, quando ela nos deixou, o poder público assumiu e não foi dado continuidade, um dos motivos era o mercado nacional ter se fechado para importação desses equipamentos e não existir fábrica no Brasil, consequentemente a única opção foi ônibus

Notem que quase não haviam carros circulando

·
Rick
2,744 Posts
A história, as Fotos e o Mapa do sistema de Bondes em Recife

Do sistema, só restam os trilhos no centro do Recife

Linda essa foto!!!
Recife despontava na época em transporte,
Essas fotos me fazem muito comparar Recife à uma cidade da Europa, talvez, por essas fotos, a mais européia das cidades brasileiras.
:applause:

·
O Show é aqui!
5,738 Posts

·
Vida que Segue
8,575 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Fortal, a inspiração foi seu thread com as fotos antigas e obrigado a todos pelos comentários!!

nossa, que trabalho fantástico, Timbu. Meus parabéns!
Adorei o tópico,em especial os mapas e essas locomotivas, muito legal.

Aeeeeeee!:cheers::banana::)
Isso não é o Recife Antigo?
Esse prédio do lado esquerdo é aquele onde hj está a sede do Grupo Nassau? Se for, foi uma perda enorme, olhem que prédio LINDO.
Acho que sim, é lá onde fica a sede do citado grupo.
Ap_Recife... acho que é ele mesmo!!

Crédito da foto: Acervo Fundarj

Talvez, se a Inglesa Pernambuco Tramway estivesse até hoje, com certeza teríamos nossos bondes de hoje assim:

Link http://www.designlaunches.com/entry_images/0809/27/double-decker-trams3.jpg

Link http://www.designlaunches.com/entry_images/0809/27/double-decker-trams2.jpg

·
Guga-Caruaru
2,867 Posts
Nossa, Cara! Só posso descrever esse thread como EMOCIONANTE!
Senti mais orgulho e admiração de nossa Capital, seu vanguardismo intrínseco!
Muita coisa, por algum tempo (inclusive transportes), não recebeu a devida atenção. Felizmente, bons horizontes estão próximos e Recife começa a recuperar seu posto de destaque nacional! Que os novos corredores urbanos, VLTs e integrações se concretizem o mais rápido possível, para honrar a grandeza dos recifenses do começo do século XX!

·
Vida que Segue
8,575 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Nossa, Cara! Só posso descrever esse thread como EMOCIONANTE!
Senti mais orgulho e admiração de nossa Capital, seu vanguardismo intrínseco!
Muita coisa, por algum tempo (inclusive transportes), não recebeu a devida atenção. Felizmente, bons horizontes estão próximos e Recife começa a recuperar seu posto de destaque nacional! Que os novos corredores urbanos, VLTs e integrações se concretizem o mais rápido possível, para honrar a grandeza dos recifenses do começo do século XX!
Recife precisa voltar ao rumo de ser reconhecida como pioneira em ousadia no Brasil nesse tipo de transporte

O golpe para nossa cidade e para a Inglesa P.T. foram II Guerra Mundial, os Militares e a dívida externa!

Ela sobreviveu a revolução de 1930, onde teve inúmeros Bondes depredados!!

1 - 20 of 86 Posts