O Bosque dos Buritis, que está sendo completamente revitalizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), já conta com uma iluminação especial, que valorizou a área não apenas em alguns pontos específicos, mas em toda a sua extensão. Além de encantar os visitantes durante o dia, um dos cartões postais mais famosos de Goiânia agora revela também um cenário de grande beleza e exuberância à noite.
Antes do projeto de revitalização implantado pela Amma, o bosque contava somente com 108 luminárias para a área externa da pista de caminhada. Agora, 128 postes com luminárias de 150 watts, cada, foram instalados ao longo do parque, além de 120 balizadores (que iluminam as trilhas internas), 40 holofotes (que iluminam as árvores e outros pontos de destaque) e 36 luminárias decorativas. No total, são 324 lâmpadas de diferentes voltagens, que revelam um espetáculo de luzes, cores e contrastes naturais.
“A iluminação serviu tanto para embelezar os pontos específicos, como também para reforçar a segurança do parque”, explica a arquiteta e urbanista, Celina Fernandes, responsável pelo projeto. O novo pórtico da Avenida Assis Chateaubriant, por exemplo, teve seus traços arquitetônicos ressaltados pelos holofotes instalados às suas margens. Dessa forma, os freqüentadores que passam pelo local à noite conseguem visualizar o nome da unidade de conservação e as árvores que a cercam de longe.
O lago principal é outro ponto que oferece um cenário de rara beleza ao público. Anteriormente, ele contava com uma fonte que possuía apenas um jato d´água. Agora, outros dois jatos foram instalados, juntamente com uma iluminação especial. “Esse detalhe valoriza não apenas a fonte, mas todo o lago durante a noite”, avalia Celina Fernandes. Tanto a fonte quanto a iluminação no lago principal são automáticas e serão acionadas de acordo com o funcionamento do bosque. O lago das ilhas, que fica próximo à Assembléia Legislativa, também recebeu iluminação especial.
O belvedere (espécie de mirante) e o Monumento da Paz são outros pontos do Bosque dos Buritis que também foram valorizados. Eles tiveram uma iluminação instalada em suas bases. A bica por onde chega aos lagos a água da nascente do Córrego Buritis foi outra a ser iluminada com dois holofotes. Já as trilhas internas, que antes não tinham iluminação, agora convidam os visitantes para caminhadas noturnas dentro do bosque – o local deverá ficar aberto até as 20 horas.
O novo projeto luminotécnico da Amma também contempla os remansos, o parque infantil, a praça de alimentação e os quiosques do bosque. De forma geral, a iluminação de todo o parque, que é subterrânea, foi melhorada e ampliada. “Do lado de fora, os postes de iluminação da pista de caminhada foram reformados. Eles tiveram um recuo, que deu um ar de conforto e melhor aproveitamento do espaço. A estação de ginástica também foi beneficiada pelo projeto”, explica Celina Fernandes.
Os goianienses poderão conferir de perto as belezas do Bosque dos Buritis a partir do dia 30 de maio, quando a Prefeitura fará a entrega das obras de revitalização do local.
http://www.goiania.go.gov.br/