Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Fui hoje de manhã ao bosque dos jequitibás e tirei umas fotos para mostrá-lo aqui no SSC.

Algumas informações by wikipedia:
O Bosque dos Jequitibás, criado na década de 1880, é um bosque localizado na Região Central da cidade de Campinas, sendo uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade, com aproximadamente 1 milhão de visitantes por ano.[1] Está localizado a uma altitude entre 652m e 681m. Possui uma área total aproximadamente 10ha, enquanto a área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica é de 2,33ha, misturada a outros tipos de vegetação e edificações.
Atrações dentro do Bosque
Aquário Municipal
Casa do Caboclo (moradia de moradia rural, feita em pau-a-pique).
Museu de História Natural de Campinas.
Teatro Carlos Maia (teatro infantil)
Minizoológico
1- Entrada

2-Pista caminhada

3-

4-

5-

6-

7-

8- A cotia que sai pulando pra todo lado e entra também nesses cercados abertos.

9-

10-

11- Acho que é bicho preguiça

12-

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20- Cotia solta andando na mata.

21- Tem esses caminhos mais centrais, entrei mas logo voltei porque estava sozinho e não tinha ninguém andando por aí, só mato.

22- casa do cabloco

23-

24-

25- Essas coisas no raio do sol são as gotículas de água que espirravam longe da fonte.

26- Essa é a parte mais reta

FIM

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Agradabilíssimo esse bosque!

Gostei muito das cotias passeando soltas pela mata, são uma atração a parte.

Valeu por postar Helder!

:cheers:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Adorei o bosque. Deve ser muito agradável passar o dia aí, visitando cada um de seus recantos. Excelente thread. :applause:

·
Old is new
3,795 Posts
Muito bonito, parece ser bem agradável para se visitar e escapar do sol em um dia quente! Em algumas partes lembra o Trianon da Av. Paulista.

·
Australo-brasileiro
5,812 Posts
Isso é algo que Campinas sofre... são muito poucos parques para uma cidade de 1 milhão de habitantes... e pior que Campinas possui vazios urbanos, pertencentes a institutos como o IAC, ou militares, que deveriam ter parte destinado a construção de parques públicos...

A quantidade de pessoas no Taquaral aos finais de semana é o exemplo da falta de outras opções na cidade... é melhor ter 10 Jequitibás espalhados pela cidade, em todos os bairros (não apenas em bairro nobre) do que 3 taquarais em bairros escolhidos a dedo...

·
Registered
1,420 Posts
Isso é algo que Campinas sofre... são muito poucos parques para uma cidade de 1 milhão de habitantes... e pior que Campinas possui vazios urbanos, pertencentes a institutos como o IAC, ou militares, que deveriam ter parte destinado a construção de parques públicos...

A quantidade de pessoas no Taquaral aos finais de semana é o exemplo da falta de outras opções na cidade... é melhor ter 10 Jequitibás espalhados pela cidade, em todos os bairros (não apenas em bairro nobre) do que 3 taquarais em bairros escolhidos a dedo...
Tenho que discordar de você amigo. Campinas é bem servida de parques sim. O que falta é interesse da população em frequentá-los e sair da mesmice de ficar batendo poeira no Taquaral. Já fui a vários parques na cidade. Há muitos, inclusive em bairros periféricos. Bosques, reservas, parques lineares, é só pesquisar que você verá.

·
Araras dos Barões
14,637 Posts
^^
Alguns anos atrás quando ia trabalhava em Campinas, na época a população não era muito chegada a frequentar praças e áreas públicas menos conhecidas, devido a prostituição, indigentes, etc... De repente isso afetou ou diminuiu o interesse da população em frequentar ou conhecer todos os parques da cidade. A zona rural de Campinas é bem diversificada e interessante (rios, fazendas históricas, passeio de trem, etc...), inclusive tem grandes pomares de frutas. Ninguém associa a cidade de Campinas a produção de frutas. :eek:kay:

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Agradabilíssimo esse bosque!

Gostei muito das cotias passeando soltas pela mata, são uma atração a parte.

Valeu por postar Helder!

:cheers:
E tem também os saguis soltos. Não fiquei procurando nas árvores mas tinha uma parte que olhei para o muro do parque e tinha vários tomando banho de sol.

Muito bonito, parece ser bem agradável para se visitar e escapar do sol em um dia quente! Em algumas partes lembra o Trianon da Av. Paulista.
Adorei o bosque. Deve ser muito agradável passar o dia aí, visitando cada um de seus recantos. Excelente thread. :applause:
Valeu pelos comentários.
Há 7 anos estou aqui em Campinas e foi a primeira vez que fui ao Bosque, tinha perguntado antes a uma amiga de São Paulo que foi uma vez e ela disse que achou bem fraco. Não sei o que ela procurava no bosque mas tive uma boa surpresa principalmente pela pista de caminhada e a arborização (achava que só tinha o mini zoológico). Realmente muito agradável andar por lá, no relógio do bosque estava marcando 19º mas devido a arborização intensa vinha um vento mais frio.
O Bosque é muito agradável e muito bem frequentado (menos quando tem excursão de escola haha).

mas acho que ele deveria ser umas... 10 vezes maiores... --> http://goo.gl/maps/JQ0Le

:eek:kay:
Quando cheguei lá já tinha um ônibus escolar mas fiquei fugindo deles :lol:. Tinha mais gente caminhando lá.

Tenho que discordar de você amigo. Campinas é bem servida de parques sim. O que falta é interesse da população em frequentá-los e sair da mesmice de ficar batendo poeira no Taquaral. Já fui a vários parques na cidade. Há muitos, inclusive em bairros periféricos. Bosques, reservas, parques lineares, é só pesquisar que você verá.
^^
Alguns anos atrás quando ia trabalhava em Campinas, na época a população não era muito chegada a frequentar praças e áreas públicas menos conhecidas, devido a prostituição, indigentes, etc... De repente isso afetou ou diminuiu o interesse da população em frequentar ou conhecer todos os parques da cidade. A zona rural de Campinas é bem diversificada e interessante (rios, fazendas históricas, passeio de trem, etc...), inclusive tem grandes pomares de frutas. Ninguém associa a cidade de Campinas a produção de frutas. :eek:kay:
Bom eu só tinha ido ao Taquaral até então aqui em Campinas mas sei que existem outros como o bosque dos Alemães e dos Italianos que são bem arborizados mas são bem pequenos (tamanho de um quarteirão), o parque ecológico Monsenhor Salim lá pro lado de Sousas (era uma fazenda, tem algumas áreas de preservação e quadras esportivas), o parque das águas lá pro lado do Swiss Park (este é mais recente, tem uma parte de mata de preservação mas onde fica o lago as árvores foram plantadas e ainda são pequenas, futuramente acho que fica com um aspecto mais agradável) e a Mata Santa Genebra lá pro lado de Barão Geraldo (se não me engano é só mato mesmo, tem um dia do mês que eles abrem inscrições para passeio por lá, mas é aberto e tem gente que faz trilha de bike). E outros pequenos em alguns bairros. Só acho que ficam distantes esses parques, na região central onde tem mais densidade demográfica só tem o jequitibás.
O que gostei do bosque dos jequitibás é que tem mais segurança. Tem apenas uma entrada com um segurança sentado, nas pistas de caminhada eventualmente você encontra um segurança fazendo a ronda, no minizoológico, aquário, fonte, casa do cabloco e outros pontos fica um segurança para cada local.
Não falei que o bosque está passando por reformas, aquele lago até pouco tempo estava vazio e tem umas partes que estão trocando o calçamento mas não mostrei isso.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Adoro estas áreas verdes no meio das cidades. Nada como poder respirar um ar mais puro, escutar o silêncio( se não houver excursões de escola , como disse o Hello World.. aff ) e ainda ter contato com animais. Que bom que Campinas tem um local assim!

·
Registered
768 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Que lugar lindo!
Um parque muito agradável. ;)
O verde intenso e os animais (especialmente a cotia no mesmo espaço do jaboti) foi que mais me chamou atenção. :)
Gostei desse bosque.... parece bem cuidado e com vegetação bem densa!
Valeu pelos comentários
Adoro estas áreas verdes no meio das cidades. Nada como poder respirar um ar mais puro, escutar o silêncio( se não houver excursões de escola , como disse o Hello World.. aff ) e ainda ter contato com animais. Que bom que Campinas tem um local assim!
Também gostei do local, acho que vou começar a fazer minhas caminhadas lá, quando tiver coragem, só ando de bike para não falarem que sou sedentário, e lá não pode entrar com bicicleta, patins e skates.

·
Cidadão
722 Posts
Lugar muito bonito! Muito agradável o Bosque dos Jequitibás, eu adoro visitar ele em Campinas, até mais do que o Taquaral, menos quando tem excursão escolar :lol:. Quando eu era criança adorava o mini-zoo e os animais. Ainda bem que na década de 1970 conseguiram preservar esse pedaço de verde no Centro de Campinas, seria uma perda enorme em troca de uma avenida. Muitos campineiros ainda torcem o nariz para o parque por causa de áreas de prostituição que existem próximo ao Bosque né?

1 - 18 of 18 Posts