SkyscraperCity banner
1 - 20 of 137 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Transferência do equipamento do Parque das Nações para margens do Trancão ficou sem efeito Além de comércio, está também prometida a criação de uma creche e estacionamento

O Bowling Internacional de Lisboa (BIL), no Parque das Nações, encerrou a sua actividade. Aparentemente para sempre. Os avisos afixados nas portas não dão explicações e apenas informam que o BIL se encontra fechado. O espaço fechou dia 26 de Abril e, depois de sujeito a obras, vai receber escritórios e comércio.

"O bowling não vai reabrir. A Parque Expo cancelou o projecto e não tivemos alternativa", explicou ao JN a ex- presidente do conselho de Administração do BIL, Inês Cottinelli. Quando o equipamento abriu, em 2000, já se sabia que as instalações seriam provisórias. Na altura havia a intenção, por parte da Parque Expo, de transferir o BIL para o Parque do Trancão, o que acabou por não se concretizar.

"Nós pressionámos quanto à transferência para o parque do Trancão, mas a Parque Expo não tinha nas suas intenções desenvolver a sua primeira ideia", lamentou.

"Já sabíamos que estávamos numa estrutura provisória e que a nossa situação era muito precária, até porque havia algumas actividades a crescer e o estacionamento estava a diminuir", explicou, visivelmente insatisfeita com o desfecho da situação.

O BIL era, segundo Inês Cottinelli, o equipamento mais procurado dentro da sua actividade. "Todos os nossos funcionários tiveram formação em Inglaterra", lembrou. Todos estes elementos estão agora inscritos no fundo de desemprego e receberam cartas de recomendação. "Alguns até já foram contactados por outros centros de bowling", revelou.

Em quase cinco anos de actividade, o BIL tinha uma média de 30 mil frequentadores por mês. "A nossa actividade estava a correr razoavelmente, basta ver que o pior mês foi Junho do ano passado, devido ao Euro".

Para além de poderem jogar bowling, os frequentadores tinham um bar e podiam divertir-se com jogos de vídeo. O espaço também estava disponível para festas de crianças.

Nos últimos dias, o pavilhão onde funcionou o bowling tem sido gradualmente esvaziado. A AMF - empresa que montou as 30 pistas de bowling - já retirou as estruturas, levando-as para a Holanda. "Fui contactada pela AMF e disseram-me que se houvesse outra zona em Lisboa para instalar o bowling, eles estariam interessados". "Mal surja uma oportunidade, vou tentar que o bowling reabra noutro local", afirmou.

Para a zona onde até há cerca de um mês funcionou o BIL, já existem planos e projecto de arquitectura. O JN apurou junto da Parque Expo que o lote de terreno se encontra à venda, estando em curso um estudo de capacidade.

São 15 mil metros de terreno com capacidade de construção, dos quais dois terços são para escritórios e um terço para comércio. Ali vai também nascer uma creche e uma zona de estacionamento com 350 lugares.

Quanto ao destino do BIL, do qual a Parque Expo detinha 40%, a indicação foi de que essa participação foi vendida "aos restantes sócios". "A continuidade do BIL aqui ou noutro sítio só aos actuais sócios diz respeito, uma vez que a Parque Expo deixou de ter participação", explicou fonte da empresa.

Outros espaços:
Alvaláxia

No centro comercial do estádio de Alvalade existe a "Bowling House". Aqui os adeptos da modalidade encontram um equipamento com oito pistas, além de um cybercafé, jogos em rede, vídeojogos e family-games. De segunda a quinta-feira, o horário de funcionamento é das 12 horas à meia-noite. Sextas, das 12 às 2 horas. Sábados das 10 às 2 horas e domingos das 10 à meia-noite. O cliente só paga se jogar ou consumir.

Colombo

No "Funcenter" do mais conhecido centro comercial de Lisboa encontra-se um bowling com 24 pistas, com capacidade para até seis jogadores cada. Para quando a fome ou a sede apertarem, o cliente tem à disposição o bar. O horário de funcionamento é das 12 à 1 hora, todos os dias da semana. Aos feriados, funciona mais duas horas - das 12 às 3.
Fonte: JN

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Ainda te sai 1 taveirada com canetas molin que o pessoal ainda fica a desejar o bowling...:lol:

·
Moderator
17,935 Posts
Torres? Vao mas e encher aquilo com mais predios de altura media ate que um dia nem se consegue ali andar tal e o sufoco!! E o bowling vai acabar??? Mas sera que ca funciona tudo a apartamentos, escritorios e espacos comerciais!!??

·
Whatever
45,866 Posts
um bom português não sabe quando parar na presença de um bom planeamento urbanístico...português pensa assim..."a zona da expo tá na moda, é bonita e planeada, por isso bora lá acabar com aqueles espaços vazios, ie, parques e jardins, e meter lá mais umas torrezitas", sem se aperceber que são esses "espaços vazios que tornam a zona atraente!! parabéns...assim o parque das nações é cada vez menos uma ilha na cidade...

·
Moderator
17,935 Posts
JohnnyMass said:
parabéns...assim o parque das nações é cada vez menos uma ilha na cidade...
Pois se calhar e isso, acharam que o contraste nao ficava bem!!

·
Whatever
45,866 Posts
infelizmente ainda não conseguem perceber que o que deviam fazer era transformar toda a cidade numa ilha...e não ao contrário.:(

·
Moderator
17,935 Posts
Para isso e que estou ca eu e as minhas demolicoes!!
Mas agora a serio, ainda existe muito terreno nos suburbios por urbanizar e por isso nao entendo porque tanta densidade! Tb significa que nem tudo esta perdido, se ainda ha espaco ainda e possivel rectificar certos erros.

·
Whatever
45,866 Posts
o meu medo é que onde quer que ainda haja terrenos vagos nos suburbios, estes não sejam planeados com qualidade e que se transformem no que já existe à volta...nada de criar mais ilhas...isso é que não.!:D

·
Moderator
17,935 Posts
Acho que ainda ha tanto espaco vazio (em regra depositos de matagal e entulho) que seria impossivel encher tudo de betao tao densamente como eles preconizam!! A nao ser que queiram investir e depois ficar a ver navios porque nao ha populacao suficiente para encher aquela porcaria toda!!

·
Whatever
45,866 Posts
mas não é o que tem vindo a ser feito nas últimas décadas? Lembro-me de que quando ainda estava na universidade li um artigo em que dizia que no momento o nº de fogos existentes em portugal dava para alojar uma população de 20 milhões de habitantes...ainda assim a construção não para...não se percebe.

·
Moderator
17,935 Posts
A construcao abrandou enormemente e o numero de fogos por vender e tb enorme! Aquilo que nao para sao os empreendimento de qualidade porque esses devido a sua escassez tem sempre clientes. Cidades como o Cacem, Almada e outras tem visto nos ultimos a sua populacao diminuir e isso e um sinal de que o fim do urbanismo sem rei nem roque esta a vista.

·
Moderator
17,935 Posts
Ja somos quatro: eu tu o Arpels e aquela da Camara de Lisboa. Mesmo assim acho que ainda temos que recrutar mais alguns membros!!

·
Whatever
45,866 Posts
de certeza que conseguimos...o barra também deve alinhar e o carriço nem se fala!!!:D

Ena, 1700 posts!!!:eek:kay:

·
Moderator
17,935 Posts
Nao 1701!!!
O meu problema e que posto mais nos skybars.

1 - 20 of 137 Posts