Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 50 Posts

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá! Cá estou com um novo thread, conforme prometido, com fotos da BR174, que liga BVB à MAO. Acho que encaixa-se no SSC por ser relacionado à infraestrutura.

[1] "Tobogãs" (depressões) na estrada.

[2] Esta linha representa o Equador cortando a BR-174, ele passa exatamente aí. À esquerda o Sul (p/ MAO) e à direita o Norte (p/ BVB). Fica no município de Rorainópolis/RR. Roraima, o centro do mundo!

[3] Ponte sobre o baixo rio Branco, em Caracaraí. É maior que a pte. dos Macuxis em Boa Vista pois o rio é mais caudaloso nesse trecho. Também há um porto na cidade, o que faz a ponte possuir uma "subida" para que os navios e barcos passem sob a mesma.

[4] Dentro da Reserva Indígena Waimiri-Atroari, em meio à uma garoa.

[5] Placa educativa pouco convencional... "não atropele os animais". Quando fiz estas fotos (dez/06) passaram pela pista um tamanduá, uma cobra, um camaleão e um macaco. Reduzimos para protegê-los, é claro, mas infelizmente nem todos o fazem :( >(

[6] Sorry... :p

[7] Igarapé (lago?) no caminho.

[8] E mais um.

Bom, é isso, poucas imagens, só um paleativo para as belezas da Amazônia :D

·
Registered
5,770 Posts
Excelentes, adorei principalmente a 1ª foto, surpresa pra mim não ver buracos, como está a estrada no geral até Manaus? Se não tiver nenhum defeito, será um grande milagre!!!!

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Talvez em agosto eu caia nessa estrada :D

Sabe que um vim pegar raiva de índio aqui!! o povinho sem noção e que adoram se fazer de inocentes.

Olhem essas foto

Sabem pq não podem tirar fotos?? Pq na aldeia é cheio de gringo ... é eles que mandam e desmandam lá, é eles que fazem o que querem com esses índios.

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Discussion Starter · #4 ·
É!

Isso que o JaMBa falou é a mais pura verdade, é nojento >(. Mas, calma, não são todos os índios também não, só a maior parte.

Ah, e milagres não são tão fáceis... a estrada tem alguns pontos bastante esburacados, em especial no inverno, mas são trechos pequenos (isso acontece porque o governo estadual desvia as verbas da BR... todo ano no inverno tem isso: "situação de emergência na 174... trecho km 150-152, km 400-408...". Aí fazem as obras mal feitas sem licitação por ser caso de emergência e... desviam mais! >( Enquanto esse grupo político [do atual governador] não sair do poder, não cresceremos da forma devida.

Bom... ja' falei bastante em política. Comentem! :D

·
Exortum est in tenebris
3,265 Posts
Muito bonito o local, mas extremamente desértico demograficamente. Pra mim é meio bizarro/assustador uma estrada asfaltada sem nenhum carro, ser humano ou animal à vista.

·
Banned
5,149 Posts
Conheço bem os primeiros 115 km da estrada, até pouco mais de Figueiredo, sentido Mao/BV. Tb já corri no trecho entre Caracaraí e Boa Vista, que por sinal é muito lindo.

·
22°52'S 47°03'W
20,840 Posts
Parabéns pelo thread!
A foto mais instigante é a 4, a mata fechada dos dois lados e a da linha do Equador. bem interessante!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Thread interessantíssimo! Sempre tive curiosidade sobre essa estrada.

Percebe-se não só pelas fotos, mas principalmente pelas imagens de satélite que mesmo fora da área da reserva dos índios Waimiri-Atroari, praticamente não há sinais de desmatamento, exceto nas proximidades de algumas cidades, e mesmo assim é muito pouco (até porque, entre MAO e BVB são pouquíssimas cidades e a maior delas tem 25 mil habitantes).
Essa estrada é uma das que derrubam totalmente aquele argumento de que QUALQUER estrada aberta na Amazônia aumenta o desmatamento.
A menos que estejam falando do desmatamento da estreita faixa de terra por onde a rodovia passa, é um argumento completamente infundado. As estradas compoem a infra-estrutura necessária pra que hajam atividades que contribuem pro desmatamento, mas a simples existência de uma estrada, por si só, não provoca desmatamento. Estamos diante de um ótimo exemplo disso.

Talvez em agosto eu caia nessa estrada :D

Sabe que um vim pegar raiva de índio aqui!! o povinho sem noção e que adoram se fazer de inocentes.

Sabem pq não podem tirar fotos?? Pq na aldeia é cheio de gringo ... é eles que mandam e desmandam lá, é eles que fazem o que querem com esses índios.
Isso que o JaMBa falou é a mais pura verdade, é nojento >(. Mas, calma, não são todos os índios também não, só a maior parte.
Que bom que hoje temos dois foristas de Roraima que podem confirmar isso.

Há alguns anos atrás, eu falei sobre isso aqui no fórum e tive que "ouvir" um monte de ladainha, acompanhadas de uma boa dose de ironia. Que isso não existia, que era "teoria da conspiração", blá, blá, blá...

Ta aí... como se pode constatar, através do testemunho de quem vive próximo a essa região, a soberania de outras nacionalidades sobre essa área (que não é pequena) é maior que a nossa. Realmente os gringos não VÃO invadir a Amazônia, eles JÁ invadiram.

Salles e JaMBa, uma pergunta: Eu li no mapa do Guia Quatro Rodas que há restrições ao fluxo de pessoas e veículos (pelo menos os brasileiros, né :D), só se pode trafegar nessa estrada, no trecho que fica dentro da área da reserva, entre as 6:00 e as 18:00 horas, e que esse trecho tem aproximadamente 120 km. Isso procede?

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
7,129 Posts
Muito bom o thread...matando curiosidades, continue nos ostrando o que a amazônia tem de material, mdificado pelo homem, mas só as coisas boas:D

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Há uma dezena de gringos dentro dessas reservas. Há denuncias de que alguns indpigenas foram colocados em regime de escravidão por estes gringos. Até dizemos por aqui que "as viagens do Papa são financiadas pelo ouro e diamante de Roraima". É a mais pura verdade, a Igreja Católica foi uma das instituições que mais apoiou a ridícula demarcação de 70% do estado como reserva indígena (curioso, não?).

Às vesperas do nosso presidente assinar a reserva de 70%, houveram gigantescos protestos em Boa Vista, com participação de alguns líderes indígenas. Estes subiram no palanque e proclamaram que eram contra a reserva contínua, que é ruim para os indígenas [haveriam mais conflitos, eles temiam ficar com um atendimento de saúde e educação ainda piores (que é feito pelas prefeituras), etc.] e para os não-indígenas, não havendo razões para isso. Arremataram dizendo que os índios não querem "roubar" as terras dos não-índios, não queriam tudo aquilo de terra, queriam a demarcação em ilhas, de forma bem mais inteligente e menos invasiva para os EUA e Europa. Essas palavras resultaram em urros apaixonados de todos os protestantes — inclusive eu.

Não são todas as tribos que assim se posicionaram. As ONGs "compram" essas tribos. Há um mês, indígenas "expandiram" o tamanho de sua reserva 15km terra a dentro, arrastando os marcos e roubando as terras de ribeirinhos que moravam ali (coitados, todos os ribeirinhos daquela vilinha eram velhos e sem possibilidades de defesa) MESMO COM 70% DE UM ESTADO. Curiosamente essa expanção compreendia importantes rios da bacia do rio Branco. Afirmo-lhes com certeza: ISSO É COISA DAQUELAS ONGS!. Hoje a confusão está no mundo por lá, deputados querem mandar um pelotão de choque para expulsar os indígenas-invasores.

Dentro de alguns meses deverá ser enviado um pelotão de choque da polícia federal para o Norte do estado para expulsar os arrozeiros que lá trabalhavam e sustentavam parte da economia estadual. Terão que sair. Esse mesmo pelotão, com caças, helicópteros e fuzis militares expulsou milhares de crianças e idosos ribeirinhos indefesos da região da reserva de 70% do estado. Lulla disse que iria assentá-los. Sabe-se lá onde estes seres-humanos estão hoje, ou se estão vivos.

Ainda sobre o assunto, o presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo César Quartieiro, afirma quanto à remoção imediata dos mesmos “No meu entender, parece que o Governo Federal já negociou a área com o estrangeiro e agora tem que desocupá-la para entregar aos novos donos. O que se vê na região é gente do PPTAL, ingleses, italianos, norte-americanos” (fonte).

Amo um estado. Um estado que foi vendido. Sou brasileiro ou americano? Já não sei.

Salles e JaMBa, uma pergunta: Eu li no mapa do Guia Quatro Rodas que há restrições ao fluxo de pessoas e veículos (pelo menos os brasileiros, né :D), só se pode trafegar nessa estrada, no trecho que fica dentro da área da reserva, entre as 6:00 e as 18:00 horas, e que esse trecho tem aproximadamente 120 km. Isso procede?
Sim, ocorre. Isso é uma imposição dos indígenas. Não tem, contudo, amparo legal. Recetemente o Governo Estadual entrou com um pedido para acabar com isso, mas não houve resposta.

Quem diz que somos "conspiracionistas" e não está aqui, é descarado. Quem está aqui e desmente isso é tapado, burro, ou mentiroso. Ou, talvez, seja mais um gringo esperto de uma ONG.

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
Quantos kms Boa Vista - Manaus?
Quase 800km, mas deve diminuir em 80km com a construção de um novo trecho da BR 401 (virá pela margem Leste do rio Branco).

·
Exortum est in tenebris
3,265 Posts
Há uma dezena de gringos dentro dessas reservas. Há denuncias de que alguns indpigenas foram colocados em regime de escravidão por estes gringos. Até dizemos por aqui que "as viagens do Papa são financiadas pelo ouro e diamante de Roraima". É a mais pura verdade, a Igreja Católica foi uma das instituições que mais apoiou a ridícula demarcação de 70% do estado como reserva indígena (curioso, não?).

Às vesperas do nosso presidente assinar a reserva de 70%, houveram gigantescos protestos em Boa Vista, com participação de alguns líderes indígenas. Estes subiram no palanque e proclamaram que eram contra a reserva contínua, que é ruim para os indígenas [haveriam mais conflitos, eles temiam ficar com um atendimento de saúde e educação ainda piores (que é feito pelas prefeituras), etc.] e para os não-indígenas, não havendo razões para isso. Arremataram dizendo que os índios não querem "roubar" as terras dos não-índios, não queriam tudo aquilo de terra, queriam a demarcação em ilhas, de forma bem mais inteligente e menos invasiva para os EUA e Europa. Essas palavras resultaram em urros apaixonados de todos os protestantes — inclusive eu.

Não são todas as tribos que assim se posicionaram. As ONGs "compram" essas tribos. Há um mês, indígenas "expandiram" o tamanho de sua reserva 15km terra a dentro, arrastando os marcos e roubando as terras de ribeirinhos que moravam ali (coitados, todos os ribeirinhos daquela vilinha eram velhos e sem possibilidades de defesa) MESMO COM 70% DE UM ESTADO. Curiosamente essa expanção compreendia importantes rios da bacia do rio Branco. Afirmo-lhes com certeza: ISSO É COISA DAQUELAS ONGS!. Hoje a confusão está no mundo por lá, deputados querem mandar um pelotão de choque para expulsar os indígenas-invasores.

Dentro de alguns meses deverá ser enviado um pelotão de choque da polícia federal para o Norte do estado para expulsar os arrozeiros que lá trabalhavam e sustentavam parte da economia estadual. Terão que sair. Esse mesmo pelotão, com caças, helicópteros e fuzis militares expulsou milhares de crianças e idosos ribeirinhos indefesos da região da reserva de 70% do estado. Lulla disse que iria assentá-los. Sabe-se lá onde estes seres-humanos estão hoje, ou se estão vivos.

Ainda sobre o assunto, o presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo César Quartieiro, afirma quanto à remoção imediata dos mesmos “No meu entender, parece que o Governo Federal já negociou a área com o estrangeiro e agora tem que desocupá-la para entregar aos novos donos. O que se vê na região é gente do PPTAL, ingleses, italianos, norte-americanos” (fonte).

Amo um estado. Um estado que foi vendido. Sou brasileiro ou americano? Já não sei.

Sim, ocorre. Isso é uma imposição dos indígenas. Não tem, contudo, amparo legal. Recetemente o Governo Estadual entrou com um pedido para acabar com isso, mas não houve resposta.

Quem diz que somos "conspiracionistas" e não está aqui, é descarado. Quem está aqui e desmente isso é tapado, burro, ou mentiroso. Ou, talvez, seja mais um gringo esperto de uma ONG.
Interessante, comprova algumas coisas que li sobre a Amazônia. Já tinha lido antes que as ONGs são muito fortes por aí, especialmente em municípios menos povoados.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
@ Salles: É, pelo visto as coisas estão muito piores do que eu pensei. :eek:hno:

Aliás, é engraçado que até pra nós que vivemos nos outros estados do Norte, informações como essas que vc nos passou não chegam. E olha que não é por falta de interesse, eu mesmo me interesso muito por todos os estados da região (minha assinatura não me deixa mentir :D).

Ás vezes eu tenho a impressão de que o Brasil tá doidinho pra perder a Amazônia. Porque se alguém me diz que estão mexendo no meu carro, mesmo que eu não acredite muito, eu vou lá dar uma olhada, por via das dúvidas, afinal eu dou valor ao que eu tenho. Mas o Brasil não... se alguém diz que tem gringos "mexendo" na Amazônia, ninguém se preocupa nem em verificar se é verdade ou não.

Aliás é engraçado como tem gente que se "preocupa" com a floresta toda vez que uma grande obra é anunciada pra região, mas poucos se preocupam se ela tá sendo roubada de nós... É como se alguém dissesse "Ninguém pode encostar no meu carro! Roubar ele, tudo bem, mas encostar nele, não!" :D

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Edit (post duplicado)

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Aliás é engraçado como tem gente que se "preocupa" com a floresta toda vez que uma grande obra é anunciada pra região, mas poucos se preocupam se ela tá sendo roubada de nós... É como se alguém dissesse "Ninguém pode encostar no meu carro! Roubar ele, tudo bem, mas encostar nele, não!" :D
Explicação perfeita! Melhor impossível!

·
Registered
1,288 Posts
Bah,muito interessante esse thread. Diversas vezes ja me perguntei como deveriam ser essas estradas no extremo norte, ja que aqui no extremo sul eu conheco bem....e posso dizer que elas estao em estado muito bom!
So uma perguntinha....como funciona o esquema de postos de gasolina nesses 800km??Eh tranquilo.....?

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Discussion Starter · #19 ·
So uma perguntinha....como funciona o esquema de postos de gasolina nesses 800km??Eh tranquilo.....?
Sim, é tranqüilo. Toda cidade ou vilinha no caminho tem um posto. Só não tem ao longo dos 220km da reserva indígena (começa em RR e termina em AM). Saudações nortistas

·
Registered
7,546 Posts
Para uma estrada do Norte ligando duas cidades remotas até que está muito boa!

Preferiria que fosse uma ferrovia entre as duas, mas nem tudo é perfeito :D

1 - 20 of 50 Posts