Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 114 Posts

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Que eu saiba não existe um thread onde sejam atualizadas todas as obras, concessões, problemas e propostas para as rodovias brasileiras FEDERAIS & ESTADUAIS, de modo que não tenhamos que acompanhar 86 threads diferentes de cada rodovia ou de cada estado.

Prpponho então que os mais entendidos coloquem aqui todas as notícias, mapas e planos referentes ao estado atual das obras de todas as rodovias mais relevantes do Brasil.

Baseado no mapa que outro forista fez há um tempo, eu tentei atualizar o estado das duplicações das rodovias do Brasil

o mapa original era esse

Como deve ter erros, peço a todos que submetam o mapa com correções, de modo que eu poste aqui a versão sempre mais atualizada.

Quem quiser/pudar fazer um mapa mais detalhado, incluindo pavimentações de estradas de terra, obras de repavimentação e melhorias, etc., sinta-se livre, e só postar que eu mantenho os primeiros posts do thread atualizados com as informações mais atuais!

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
# RESERVADO PARA FUTURAS ATUALIZAÇÕES

COLEÇÃO DE MAPAS LOCAIS POSTADOS EM OUTROS THREADS OU ACHADOS NA INTERNET

GENERAL - Federal government's Private Concession Plans starts taking effect

Concessões do governo começam a sair do papel

Folha

m ano depois de ser lançado como uma das alternativas para impulsionar a economia, o programa de concessões na área de transporte começa a sair do papel na próxima semana, com o primeiro dos mais de cem leilões previstos para o setor.

As concessões das rodovias BR-050 (GO/MG) e BR-262 (MG/ES) serão disputadas na Bovespa a partir do dia 18.

O início das licitações pode ajudar o governo a melhorar, em 2014, o fluxo de investimentos. Não tanto pelo que será feito de obra no ano que vem (os primeiros anos de concessão começam com percentuais baixos de execução), mais pelo ânimo que pode injetar em investidores, de certa forma ressabiados com atitudes pouco amistosas do governo com o setor.

Regras mais flexíveis de financiamento e melhoria nos preços de pedágio devem atrair as grandes empresas.

Em outubro, outra rodovia (BR-101/BA) também deverá ser leiloada. Logo depois, os aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG) também prometem uma disputa acirrada.

Questões jurídicas ameaçam o leilão de mais de uma centena de terminais portuários, apesar do forte interesse.

Os 13 leilões de ferrovias devem ficar no papel. O governo já fez todo tipo de mudança e foi até a China buscar quem salve o modelo traçado, considerado inconsistente.

PARANÁ

ATENÇÃO! No thread internacional "BRAZIL GENERAL INFRASTRUCTURE" eu tentei fazer um resumo das principais obras rodoviárias do Brasil, deem uma olhada e corrijam o que for necessário.

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Dúvidas:

o trecho Salvador-Feira de Santana não é duplicado?

o trecho Rio-Belo Horizonte já está totalmente duplicado?

as ligações do Sudeste com Salvador serão duplicadas como no meu mapa?

o trecho Belo-Horizonte Brasília, já está sendo duplicado?

o trecho de Recifé a Maceió e Aracaju já está duplicado?

quais duplicações estão ocorrendo no Ceará e RN?

·
In Obedientia Veritatis
1,929 Posts
Dúvidas:

o trecho Salvador-Feira de Santana não é duplicado?
É.

o trecho Rio-Belo Horizonte já está totalmente duplicado?
Uma parte é duplicada e a outra é multivias (pegaram o acostamento e criaram a 2° pista), só que não há canteiro cental, as pistas são curtas, e trechos urbanos e viadutos e pontes ainda são em pista simples.

as ligações do Sudeste com Salvador serão duplicadas como no meu mapa?
A br 381, em alguns trechos, está sendo duplicada agora. A br 116 em Minas, ainda não foi leiolada, e nem sabemos se será. A mesma na Bahia, só será duplicada se atingir gatilhos de duplicação. A br 101 na Bahia também não foi leiloada ainda.

o trecho Belo-Horizonte Brasília, já está sendo duplicado?
Só 56 km, mais ou menos.

o trecho de Recifé a Maceió e Aracaju já está duplicado?
Todo não.

quais duplicações estão ocorrendo no Ceará e RN?
Acho que já terminaram a br 101 no RN, então tirando um pequeno trecho urbano da br 304, nada. No Ceará não sei.

Sobre seus mapas, tem alguns erros. A br 163 no Pará só será duplicada até Itaituba, e não até Santarém.
A única duplicação no MS vai ser a da br 163. As outras estradas marcadas continuarão em pista simples.
A duplicação da br 060 em Goiás para em Jataí.
Fora isso, tem alguams duplicações que você não marcou no seu mapa.

• Like
Reactions: mopc

·
In Obedientia Veritatis
1,929 Posts

A br 050 será duplicada a partir de Cristalina, e a br 262 de BH até Vitória faz parte de um trecho que ainda não foi leiloado, e talvez nem seja mais.

Entr.BR040-São Brás Suaçui-Jeceaba e Contorno
São Brás Suaçuí (duplicação)* 45,8 km

De São Paulo e Paraná não sei os detalhes. Em SP é muita estrada, e não estou ligado nas menores, e no PR as duplicações andam a passo de tartaruga e algumas tem prazos enormes.

• Like
Reactions: superkyo

·
lê-se: "FÚRRIÊ!"
7,860 Posts
Boa iniciativa!

Eu desconfio que existem bem mais trechos já duplicados do que constam dos mapas, mas ver o Brasil inteiro não vai ser fácil, principalmente depois de deslanchar os lotes das federais em muitos estados.

Creio em uma revolução rodoviária que está por vir. Eu só posso falar um pouco aqui do interior do Estado de São Paulo, onde circulo muito. Tem muita duplicação e renovação de rodovias acontecendo. De um mês para outro o mapa já ficaria desatualizado, devido aos novos trechos sendo inaugurados. Agora mesmo, nesse mês ou no máximo em setembro, será entregue um razoável trecho da SP-308 - Rodovia do Açúcar entre Piracicaba e Capivari. Provavelmente esse ano já se iniciam as obras de duplicação entre Piracicaba e minha cidade. Isso só falando de minha microrregião, mas tem muita obra saindo não só em SP, mas no país todo, Graças a Deus.

Quando tudo estiver ocorrendo ao mesmo tempo, o mapa vai ter que ser atualizado de semana em semana. rsrsrs!

Acho que esse tópico e o dos demais estados podem conviver sem conflitos. Aqui as informações poderiam ser mais resumidas e técnicas, com inserção de mapas e informações importantes. Fotos de estradas, por exemplo como eu faço, poderiam continuar lá nos threads dos respectivos estados. Só uma opinião pessoal.....

Boa sorte com o thread.

• Like
Reactions: Gao and mopc

·
In Obedientia Veritatis
1,929 Posts
Dentro de 5 anos, toda a br 040 estará completamente duplicada, tudo dentro dos conformes.

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #15 ·
No primeiro mapa, a situação do MS está incorreta. A única rodovia sendo duplicada por lá é a 163, do extremo sul ao extremo norte do Estado.
Vou atualizar em breve o mapa, assim que todos contribuirem com correções e informações, obrigado!

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #16 ·
O sulzão da BR-116 será duplicado

PAC-3 prevê duplicação da BR-116

duplicação BR-116, que corte a região central de Santa Catarina, foi incluída no PAC-3. Informação transmitida ao presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, pela Confederação Nacional de Transportes de Cargas, a partir de dados da ANTT. O governo deve executar o projeto e entregar a rodovia para manutenção de concessionária privada.

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpere...eve-duplicacao-da-br-116-2/?topo=67,2,18,,,77

·
Hellas
Spania
6,035 Posts
Boa idéia mopc! Aqui vai a minha contribuição:

A Euclides da Cunha, no noroeste paulista, está pronta já. Pintei de vermelho.

·
Registered
24,941 Posts
Parece que o governo federal vai duplicar a br 116 norte e br 101 norte na Bahia

O ministro César Borges e o governador Jaques Wagner vão lançar nos próximos dias ordens de serviço e edital de licitação para várias estradas baianas.

Será lançado o edital de licitação para a duplicação da BR 415, que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna e cujo recursos recursos para a primeira etapa da obra já foram alocados.

Ao mesmo tempo, será dada a ordem de serviço de duas rodovias estruturantes, a BR-101/Norte, que será duplicada e liga Feira de Santana a divisa de Sergipe, e a BR-116/Norte que liga Feira de Santana ao entroncamento de Juazeiro.

O Bahia Econômica manteve contato com o Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, que confirmou as ordens de serviços para os trechos citados. “Esses investimentos, especialmente a duplicação dos dois grandes eixos, BR 101/Norte e BR 116/Norte, viabilizarão maior integração da Bahia aumentando as facilidades de escoamento” lembrou o secretario.

Cavalcante anunciou em primeira mão que a duplicação da estrada que liga Barreiras e Luiz Eduardo e a terceira faixa da BR-242 em toda a Chapada Diamantina já tem estudos prontos e vão entrar no PAC 3.

Disse ainda que a estrada que liga a BR242 em direção ao Estado de Tocantins já tem um lote pronto e os outro quatro lotes estão em obras. O secretário afirmou que a BR 325, ligando Juazeiro a Sergipe é outra estrada em obras na carteira do DNIT.

“As obras do governo federal, sem contar as concessões atingem um montante de R$ 5 bilhões e darão um forte upgrade na malha ferroviária do Estado”, concluiu o secretário.

http://www.bahiaeconomica.com.br/no...icos-para-duplicacao-das-br-101-e-br-116.html

·
Registered
19,757 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^ Duplicações no interior do Nordeste! Gostei especialmente da Feira de Santana-Juazeiro! Daí e só puxar a duplicação da BR-116 até Fortaleza!

Agora, alguém sabe se o trecho Fortaleza-Natal tem previsão?

·
on the road
leptokurtic
35,462 Posts
mopc, seu mapa tem alguns erros:

no MS, apenas a BR-163 está em duplicação na concessão (as outras rodovias não foram concedidas nem estão no programa atual de concessão)

as obras de duplicação na BR-060 são apenas no trecho Goiânia-Jataí, nào se estendnedo até a fronteira
'
já há vários trechos duplicados entre Cuiabá e Rondonópolis na BR-163/364

o trecho entre Cristalina e divisa MG/GO na BR-050 está sendo duplicado na nova concessão, o trecho entre essa divisa e UBerlândia está praticamente finalizado já

a BR-153 será duplicada em toda sua extensão entre o trevo da BR-365 e a divisa com SP, já tem 60km duplicados antes e após SJ do Rio Preto em SP

A BR-262 será duplicada entre a BR-153 e Juatuba (próximo à RM de Belo Horizonte, o restante está já duplicado)

A duplicação da BR-040 ao norte de B. Horizonte já está concluída até Parauapebas

A BR-364 entre Porto Velho e Candeias do Jamari é duplicada

A BR-153 será duplicada na extensão faltante em Goiás até Alvorada do Tocantins (TO)

Isso é do que me lembro mentalmente sem consultar outras fontes.

1 - 20 of 114 Posts