SkyscraperCity banner

1 - 20 of 368 Posts

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Fonte/Santuario O Ídolo - Braga

Ao contrario das menções manuscritas do sec. XVI e XVII de outros vestigios Romanos da antiga cidade de Bracara Augusta (Braga actual), Capital da provincia da Galecia Romana, esta fonte/santuario so aparece mençionada em manuscritos do sec XVIII, tendo sido construido fora do perimetro da antiga muralha Romana de proteção da cidade.
Nas escavações realizadas no local, nos anos 50, foram encontrados bases e fustos de colunas o que leva a sugerir a existencia no local de um templo ou outra construção associada ao santuario rupestre que se cre ser anterior a Roamnização, nessas escavações foi encontrada uma ara votiva em que se lê que Celico Fronte e sua mulher Rufina e familia (este Romana seria de ascendencia Celta a deduzir pelo seu nome), originarios de Arcobriga (cidade Romana da Lusitania actualmente em Espanha) reconstruiram e dedicaram a Fonte/santuario a uma divindade fluvial indigina chama tongonabaga, conhecida entre os arquologos como deusa anaba de origem Celta, o monumento consta de varias incrições em Latim e uma figura envergando uma toga (tunica Romana) que se julga ser o proprio Celico Fronte bem como de uma outra figura dentro de um templete.
No sec. XXI a idilidade Bracarense em conjunto com o IPPAR (abençoado IPPAR) tem vindo a proceder a recuperação deste monumento considerado como o unico monumento Romano conservado intacto da antiga Bracara Augusta, tendo construido um pequeno nucleo museologico actualmente patente ao publico:

desenho onde se le em pormenor as inscrições dedicatorias do monumento:

·
Whatever
45,866 Posts
não sabia que tinham feito este pequeno museu em torno da fonte do ídolo. está por demais muito bom, que grande satisfação que isto me dá, afinal é uma das únicas fontes romanas ainda existentes...ou descobertas em Portugal!

·
Whatever
45,866 Posts
até dá gosto...já estamos a ficar como nuestros hermanos...toca a proteger o património, agora só falta saber uma coisa...está sempre aberto ou tem que ser "by appointment"?????:D

·
Moderator
179,752 Posts
Também só pudseram esse pequeno museu arranjadinho em torno da fonte porque foi na cidade de Braga ... porque se for no interior não protejem assim os vestígios romanos :(

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #10 ·
não é bem assim Barra, as ruinas de Mirobriga em Santiago do cacem por exemplo, isto pq ha muitas mais, estão mto bem tratadinhas!!

·
Moderator
17,876 Posts
Interior!? Basta ires ali a Sintra e ver que a preservacao do patrimonio foi relegada para segundo plano assim que interesses economicos e familiares apareceram!!

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #13 ·
eu acho k ja esteve pior a situação dos monumentos, o k se passa tambem é k somos uma pais tipo Italia, em cada terrinha é 1 monumento, vai aos poucos mas vai, tem-se vindo a assistir a recuperações patrimoniais bem boas actualmente, eu soube por portas travessas k muitas das heranças da antiguidade estão a ser recuperadas ao abrigo de acordos com universidades Americanas viradas para a arqueologia por exemplo!!

·
Moderator
179,752 Posts
Arpels said:
eu acho k ja esteve pior a situação dos monumentos, o k se passa tambem é k somos uma pais tipo Italia, em cada terrinha é 1 monumento, vai aos poucos mas vai, tem-se vindo a assistir a recuperações patrimoniais bem boas actualmente, eu soube por portas travessas k muitas das heranças da antiguidade estão a ser recuperadas ao abrigo de acordos com universidades Americanas viradas para a arqueologia por exemplo!!
Arpels... é isso que te digo ... há muito património para o interior que não está em condições.... aliás até deixam aquilo a apodrecer!!

·
Whatever
45,866 Posts
Arpels said:

pois, a Itália tem milhares, MILHARES, de monumentos e não há papel para restaurar/preservar tudo...tenho um mapa e um livro em casa de todos os edifícios que eles estavam a restaurar para o Jubileu 2000...era uma lista impressionante!!!

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #18 ·
é natural k nem td esteja bem, para a opinião publica logico k não parece normal, mas vcs ja fizeram a contagem do patrimonio deste pais? nem em mil anos estara completamente recuperado, eu fui a Italia e vi algumas zonas patrimoniais k deixavam mto a desejar isto não é so ca!!

·
Whatever
45,866 Posts
claro, é impossível reparar tudo. muitas vezes o dinheiro vai todo para os monumentos mais visíveis e o resto....fica à mercê do tempo e das vontades das gentes locais.

1 - 20 of 368 Posts