SkyscraperCity banner

1 - 20 of 111 Posts

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Pequena capela de origem Visigótica em cruz Grega a sua cronologia é a seguinte:
-560 dc segundo a tradição havia no local da capela uma villae Romana e um templo dedicado a Esculapio.
-656 São Frutuoso, Bispo de Braga, funda naquele local o Mosteiro de São Salvador, mandando construir a capela para seu tumulo, São Valerius menciona que o santo havia fundado um convento "Ubi sanctum suum humatum est corpus"
-883 segundo documento datado deste ano a igreja seria consagrada a São Salvador e teris sido construida entre os anos de 656 e 665, sec. 9/10 reconstrução da capela.
-1102 Dom Diogo Gelmires Arcebispo de Santiago de Compostela leva os restos mortais de São Frutuoso para Compostela, a capela mantem-se inalterada ate pelo menos 1523.
-1523 o Arcebispo de Braga Dom Diogo funda um convento Franciscano da ordem dos Capuchos da Piedade junto a capela.
-1696 (descrição mais detalhada k se conheçe da capela e que ajudou mto na sua recontrução no sec. XX) segundo frei Manuel de Monforte, na sua cronica da provincia da Piedade "a capella he em cruzpara todas as partes igual, cujas pontas fazem quatro capellas, que as paredes fecham em meyo circulo, huma das capellas, que podemos chamar o pé da cruz, serve de entrada onde està a porta, outra que directamente responde a esta, como cabeça das hastes da cruz, serve de capella principal onde està o altar mayor, nas outras duas, que ficam nos braços, estam os dous altares collaterais, & tendo cada huma so dezasete palmos, & meio de largo, neste tão pequeno espaço tem a igreja vinte & quatro collunas, quatro naquella primeira entrada da porta, seis em cada capella collateral & oito na principal de todas (a central onde esta situado o zimbório).
-1728 o Arcebispo Dom Rodrigo de Moura Teles ordena a reconstrução e remodelação da igreja de São Francisco, sendo a capela integrada na igreja e passando a ter acesso directo a igreja sendo destruida a fachada principal, os baldaquinos internos e respectivas colunas e são modoicados os braços.
-1897 o Arquitecto ernesto Korrodi projecta restabelecer a planta original da capela:


-1931 inicio dos trabalhos de restauro conduzidos por João de Moura coutinho e Sousa Lobo orientados pela tese que a capela teria sido mandada construir por São Frutuoso para sua sepultura no sec. VI, segundo o modelo do mausoleu de Gala Placidia de Ravena (planta actual onde se nota a falta das colunas, baldaquinos e cupulas das capelas colaterais):

Actualmente o que a capela tem de original é o zimborio quadrado, com arco de volta perfeita assentes em largas pilastras percorridas superiormente por largo friso com decoração de acantos com triplas arcadas em ferradura (arcos provinientes da reconstrução do sec. IX/X), sendo o arco central de maiores dimensões (arco da construção original), acente em colunas de fuste liso com capitel de decoração igual ao friso das pilastras com pavimento em granito e lajes tumulares, mantido intacto apesar de ter sido rebocado no sec. XVIII, original tambem é a capela mor e partes das capelas colaterais, semicirculares, que seriam percorridas internamente por colunas que suportavam cupulas, e que originalmente (sec. VI) eram quadradas, o aspecto da construção original Visigotica esta tambem bem patente exteriormente onde resalta a vista as arcadas cegas em arcos de volta perfeita e arcos quebrados e friso Lombardo exterior que percorre a parede da capela, segundo alguns autores as triplas arcadas em ferradura que suportam os arcos de volta inteira do centro do edificio bem como o friso Lombardo exterior e as arcadas cegas denotam influência Moçarabe e remetem a construção para a liturgia Leoneza onde este estilo era muito utilizado:
o exterior:




interior da capela com a capela mor ao fundo, reparar nos capiteis das colunas e nos frisos ao logo da parede:




como estava no inicio do sec. XX e a remoção de rebocos e remontagem das pedras:






o mausoleu de Galia Placidia em Ravena do sec. V ao qual são atribuidas semelhanças arquitectonicas com a capela de São Frutuoso:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #2 ·
a capela esta patente ao publico sendo possivel visita-la em horario de museu, esta exposta ainda uma maqueta da construção original que é a que consta das plantas um e dois (corte) k postei e que segundo alguns arqueologos estranjeiros k assistiram á reconstrução poderia ter ficado identica visto existirem pedras suficientes para a sua edificação tal como era.
 

·
Registered
Joined
·
9,588 Posts
Não conhecia esta pequena igreja.O interior é interessante mas no exterior não gostei daqueles desenhos na pedra que acabam em triangulo(não sei o nome tecnico daquilo).Será que é original aquilo?
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
muito bom, uma verdadeira pérola. não sabia é que aquilo tinha estado em tão mau estado de conservação.
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Eu adoro esta pequena igreja! É das mais importantes que existem em Portugal tendo em conta a sua antiguidade, história e...estado de conservação uma vez que poucas de época tão antiga chegaram até nós. Esta teve sorte!

Mas actualmente poderia estar perfeitamente restaurada...e não está! :bash:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #9 ·
mesmo actualmente esta mto mal tratadinha, ainda ha coisa de 2 meses passei perto e esta mto sujinha e cheia de plantas no telhado :( e discordo de não a terem posto 100% igual ao k era visto terem informação suficiente para o fazer!!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Arpels said:
são arcadas cegas á moda Visigotica!!
Faz lembrar o nome de 1 prato, tipo Tripas à Moda do Porto...:lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Exteriormente +-...:|
Agora o interior adorei...:yes:

Apenas 1 questao...originalmente o telhado era feito de que?
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #12 ·
telha :yes: o uso da telha já é mto antigo Reflex, as formas dela é k mudaram ao longo de seculos!!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Ah, desconhecia...;)
 

·
Registered
Joined
·
396 Posts
Algumas imagens recentes do interior da capela:











Exterior:


Fotos

Informações do site do IPPAR:
A pequena capela de Montélios deve a sua existência a São Frutuoso, bispo de Dume e de Braga durante a época visigótica, que aqui escolheu ser sepultado, na década de 60 do século VII. À sua volta existia um conjunto monástico bem maior, centro religioso da região neste período, mas que terá sucumbido, muito provavelmente no início do século XVI, quando se procederam às obras de reedificação do Mosteiro por parte dos franciscanos.
A capela de planta centralizada, de quatro ábsides iguais articuladas em redor de um cruzeiro quadrangular, é o único elemento de todo o conjunto monástico, datado da Alta Idade Média, que chegou até hoje.
Na sua pequenez, Montélios é um dos mais fascinantes monumentos altimedievais peninsulares, simultaneamente aparentado com obras mediterrânicas dos séculos V-VI e IX-XI. Independentemente dos rumos futuros da historiografia, permanecerá como obra incontornável nos estudos dedicados à Alta Idade Média ocidental.
 
1 - 20 of 111 Posts
Top