SkyscraperCity banner

121 - 137 of 137 Posts

·
Registered
1,801 Posts
Theatro Circo- Avenida da Liberdade- Centro de Braga

A história de mais de 100 anos do Theatro Circo é uma montanha russa de triunfos e incertezas.

O seu início foi auspicioso, em conformidade com o glamour que se viveu nos anos 20 e 30. Os anos seguintes serviram de consolidação no panorama cultural português e os anos 60 e 70, em consequência das ameaças modernas como a televisão, resultaram nalgum declínio.

As décadas de 80 e 90 foram de futuro trépido, salvos pela aquisição camarária e, por último, o renascimento, alicerçado nas obras de requalificação, asseguraram o perdurar da sala de espetáculos por muitos e bons anos.

O surgimento do Theatro Circo

A inauguração do Theatro Circo ocorreu a 21 de Abril de 1915 mas a sua história começa um pouco antes. Em 1906, Artur José Soares, José António Veloso e Cândido Martins, chefiavam a equipa que queria dotar Braga de uma grande sala.

A procura era apenas satisfeita pelo Teatro São Geraldo, (localizado onde hoje se situa o Banco de Portugal) e estava na altura de dar outra dimensão à cidade. Em 1911, o projeto da autoria de João de Moura Coutinho, teve o seu início e, quatro anos depois, o Theatro Circo via a luz do dia.

O primeiro espetáculo e a consolidação do Theatro Circo

O espetáculo inaugural foi a peça de teatro “A Rainha das Rosas”, com Palmira Bastos como protagonista. Um mês e pouco depois, entre 27 de Maio e 13 de Junho, o teatro deu lugar ao circo, a cargo da Companhia Equestre de W. Frediani.

Nos anos que se seguiram, sob a gerência do Teatro Sá de Bandeira, o Theatro Circo atravessava um grande fulgor com óperas de Puccini e Verdi. A nível local desenvolviam-se também a Orquestra Sinfónica de Braga e o Orfeão de Braga.

A audiência Bracarense que despertava para a cultura, crescia a grande ritmo. Nos anos 20 deu-se a ampliação da sala principal e, outros espaços como o Salão Nobre, foram construídos.

Mais informações e fotos
https://webraga.pt/visitar/monumentos/theatro-circo/

·
Fluorescent Adolescent
7,256 Posts
Até tenho vergonha de dizer isto mas fui finalmente ao Theatro pela primeira vez em Novembro, ao Festival para Gente Sentada e fiquei :drool:

Não sei se ando a ir a demasiados concertos ao ar livre ou com técnicos de som de qualidade mediana ou a salas com péssima acústica mas vai ser difícil esquecer a qualidade de som que experienciei aqui! Não havia instrumentos a sobreporem-se a voz, nenhum instrumentos demasiado alto...nitidez incrível!

·
Moderator
71,549 Posts
100 anos do Theatro Circo. As memórias do funcionário mais antigo​

É uma das mais carismáticas salas de espectáculos do país e comemora 100 anos: o Theatro Circo, em Braga. Luís Costa, trabalhou mais de 40 anos no teatro. Hoje tem 93 anos e recorda as histórias dos primeiros filmes sonoros, os grandes artistas que por ali passaram, os dias em que a sala enchia para ver a revista e os tempos em que a PIDE também ia ao teatro.

https://rr.sapo.pt/2015/04/21/reportagem/100-anos-do-theatro-circo-as-memorias-do-funcionario-mais-antigo/video/75430/

121 - 137 of 137 Posts