SkyscraperCity Forum banner

Bragança - A Pérola do Caeté

39241 Views 40 Replies 27 Participants Last post by  Scantlebury2
2

Fundação: 1634
Distância de Belém: 210 km
Localização: Messoregião do Nordeste Paraense e Microrregião Bragantina.
Área: 2.090 km²
População: 102.232 hab
Limites: Norte, Atlântico; Sul, Santa Luzia do Pará e Viseu; Leste, Augusto Côrrea e Viseu; Oeste, Tracuateua
História: Bragança é uma das mais antigas cidades do Pará, com mais de 370 anos de história. Situada às margens do rio Caeté (que significa "mato bom", em tupi), era habitado inicialmente por índios Tupinambás. Antes da fundação de Belém, em 1614, foi erguido, nas terras de Bragança, o forte do Caeté. No século XVII, mais precisamente em 1622, a área foi doada por Felipe III, da Espanha, a Gaspar de Souza, Governador Geral do Brasil. Anos depois, em 1634, o filho de Gaspar de Sousa, Álvaro de Souza, fundou ali, à margem direita do rio Caeté, o que seria o primeiro povoado de Bragança. Um dos fatos mais importantes da história do município é a inauguração, em 1908, da Estrada de Ferro Belém-Bragança, desativada em 1965. A economia baseia-se na agricultura, na pesca e no turismo. Suas principais atrações são o patrimônio histórico, a festa da marujada, que ocorre desde 1798, a praia oceânica de Ajuruteua, os extensos manguezais e a ilha de Canelas, onde encontra-se o maior ninhal de guarás do planeta.

See less See more
1 - 20 of 41 Posts
44
Eu estive em Bragança agora, no final de julho, e aproveitei pra tirar algumas fotos da cidade (que vou postar aqui) e dos mangues, praias, ilhas e rios que a cercam (que vou postar em outro thread).
Já fui a Bragança outras vezes, mas dessa vez explorei um pouco melhor o lugar. A cidade possui muitas carências, mas tem uma grande riqueza natural e cultural, e um patrimônio histórico, que apesar de mal-cuidado, me surpreendeu pela quantidade (não que seja muito grande, mas é bem maior do que eu imaginava).
Vamos às fotos então. Tentem não reparar na baixa qualidade e nos ângulos mal-escolhidos.

1. Orla do Caeté e Porto

2. A orla está bem cuidada e está sendo reformada.

3.

4.

5.

6.

7. Praça Central. Com o Coreto (1910) e a Prefeitura (1902)

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14. Igreja de São Benedito (sec XVIII). Construída pelos jesuítas

15. É a mais antiga da cidade e está pedindo uma restauração.

16. Todo ano ocorre no local a festa da marujada em homenagem ao padroeiro da cidade.

17. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1786)

18.

19. Instituto Santa Teresinha (1938).

20.

21. Palácio Episcopal. Construído por padres barnabitas.

22. Mercado Municipal (1911). Cercado por barracas de uma feira livre.

23. Casario Histórico. A maioria não está em muito bom estado.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.
See less See more
Gostei bastante da Orla! Parece ter um boas construções históricas.
Mais uma cidade do Pará que eu queria ver...

Essa cidade é um show de patrimônio histórico, hein... me arrisco a dizer que estamos diante da Ouro Preto da região norte... nota 10.
Bastante cênico. Em Paranaguá a Matriz também é a de Nossa Senhora do Rosário.
Achei muito charmosa a cidade. Quanto à preservação dos prédios históricos, pelo menos das que aparecem no thread, não estão tão ruins quanto observamos em muitas partes do Brasil. Gostei da orla tb, muito simpática. Parabéns pelas fotos! :nocrook:
Show de Bola. Gostei muito! :)
Olha aí a outra Bragança brasileira(a de voces veio primeiro :))
Esses dias por curiosidade um documentário sobre uma expedição que estava percorrendo o litoral norte/nordeste, e vi logo o episódio que mostraram Bragança, mostraram o coreto, a prefeitura e alguns casarões, eu me surpreendi com a riqueza. Esse instituto Santa Teresinha foi o que eu mais gostei! Lindas as construções(mesmo eu não gostando muito de "museu"). Valeu!
Bah, que surpresa, hein! Nem conhecia essa cidade! Gostei do que vi! Tá certo que alguns prédios históricos tão precisando de um restauro, mas mesmo assim não perdem o seu "encanto", hehe!

Gostei muito da orla! Já disse isso várias vezes, mas vou repetir: é incrível como no Norte as cidades não ficam "de costas" pros rios, como acontece muito aqui no Sul! Fora que até nas cidades pequenas tem orlas urbanizadas e tal! Acho isso muito bom! A Praça Central tá bem legal! O Coreto é bem charmoso e o prédio da Prefeitura é bonito; ambos bem cuidados! Gostei do Instituto Santa Teresinha e do Palácio Episcopal! Os dois são bonitos e, principalmente, bastante imponentes, o que impressiona devido o tamanho da cidade! Gostem também dos prédio históricos das fotos 23, 31 e 37! O Mercado eu queria ter visto, mas a foto tá demorando muito pra abrir, hahaha!

Valeu pelas fotos, paroara! ;)
o Estado do Pará tem bastante nome de cidade portuguesa né?

Tem Óbidos, Bragança, Aveiro, Faro, Santarem...
mais um thread maravilhoso, paroara!! amigo, que fotos lindas, essa igreja São Benedito me encantou demais, assim como a de Nossa Senhora do Rosário, muito majestosa, as ruas são bem legais, as praças também! :)
parabéns pelas fotos, cidade muito agradável, Bragança! :cheers: :) :)
Grande patrimônio histórico! Lindas fotos!
Obrigado a todos que comentaram. Valeu pelos elogios. :eek:kay:

BR 364 said:
Essa cidade é um show de patrimônio histórico, hein... me arrisco a dizer que estamos diante da Ouro Preto da região norte... nota 10.
Há de se guardar as devidas proporções, heheh. Mas a cidade do interior do Pará que possui o maior patrimônio histórico é Vigia, que eu infelizmente não conheço. E tem também Natividade no Tocantins, que, pelas imagens que eu vi, tem muitas construções antigas.

ericomartins said:
Olha aí a outra Bragança brasileira(a de voces veio primeiro )
[...] Lindas as construções(mesmo eu não gostando muito de "museu"). Valeu!
Procurando umas informações sobre Bragança eu descobri que foi no governo do Getúlio que deixou de ser permitido duas cidades terem o mesmo nome, sendo que a mais antiga tinha o direito de mantê-lo. Pra quem não gosta de museu tem as praias, a natureza generosa e as festas. :)

tadeu said:
o Estado do Pará tem bastante nome de cidade portuguesa né?

Tem Óbidos, Bragança, Aveiro, Faro, Santarem...
Tem ainda Belém, Soure, Salvaterra, Breves, Porto de moz, Barcarena, Beja e várias outras.
Linda cidade, quase não conhecia nada dela, obrigado
Esta era a ultima Bragança que faltava no SSC :). Surpreendeu-me a grande quantidade de património histórico. A cidade em geral é muito pitoresca e a orla está muito bonita. Acho também incrivel que tenha 102.000 habitantes, a minha Bragança perde feio com somente 20.000 habitantes... :cry:
Valeu pelos novo comentários.

karsh said:
Esta era a ultima Bragança que faltava no SSC . Surpreendeu-me a grande quantidade de património histórico. A cidade em geral é muito pitoresca e a orla está muito bonita. Acho também incrivel que tenha 102.000 habitantes, a minha Bragança perde feio com somente 20.000 habitantes...
Esses 102.000 estão distribuídos além da sede, nas várias vilas que formam o município. A Bragança "original" pode ser pequena em população (o que não é nenhum demérito) mas imagino que ela dever ser grande em história.
1 - 20 of 41 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.