Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 79 Posts

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·


PF vai se transferir para novo endereço

Corporação inicia preparativos para deixar histórico edifício conhecido como Máscara Negra. Complexo policial será construído na Asa Norte

A falta de infra-estrutura vai desativar, nos próximos três anos, um dos últimos prédios que lembram o período do regime militar. Até 2011, todos os departamentos da Polícia Federal que hoje estão no “Máscara Negra”, como é conhecido o edifício-sede da corporação, serão transferidos para um moderno complexo que começa a ser construído este ano em uma área de 65 mil metros quadrados, incrustada no Setor de Autarquias Norte. As justificativas para a mudança, que será gradativa, são o aumento do efetivo da PF, a criação e integração de novos setores, a modernização e a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

A intenção é construir e abrigar todos os setores da Polícia Federal em uma área de 100 mil metros quadrados. “Isso ocorrerá, mas a primeira etapa será de 65 mil, conforme aprovado no PPA (Plano Plurianual de Investimentos)”, afirma o delegado Joaquim Mesquita, diretor de Logística Policial da PF. Ele explica que o novo edifício-sede da instituição já estava programado na gestão passada, inclusive a concessão do terreno. “Pretendemos construir a primeira etapa até 2011, e os 35 mil metros restantes em uma segunda etapa”, acrescenta o delegado, ressaltando que o projeto arquitetônico, feito por profissionais da própria PF, estará concluído este ano. A instituição ainda não calculou o custo da construção, mas Mesquita garante que, pelo menos para o projeto executivo, conta com dinheiro no orçamento de 2008.


Seres imortais

O complexo da Polícia Federal terá quatro torres com 17 andares cada uma, seis a mais que o atual prédio, situado no Setor de Autarquias Sul. As primeiras a serem construídas serão as da ala norte. Todas as torres receberão nomes de personagens da mitologia grega. A primeira é a Athena, uma alusão à deusa da sabedoria. Talvez por isso abrigará os gabinetes do diretor-geral e das demais diretorias.

O projeto afirma que o acesso norte será usado para as atividades-meio da Polícia Federal. A segunda torre será a Ícaro, alusão ao personagem mitológico, filho do inventor Dédalos. Ícaro sonhou voar como as aves, mas morreu ao cair no mar Egeu, depois de o sol derreter-lhe as asas de cera.

No novo prédio da PF, essa torre representará a ousadia e a coragem. Será ocupada pelos demais departamentos ligados às diretorias. “Os nomes das torres são apenas sugestivos e todo o projeto ainda será aprovado pela direção-geral”, observa Joaquim Mesquita.

Na segunda etapa, serão construídas as torres da ala sul, que levarão os nomes de Artemis e Aquiles. A primeira, que leva o nome da deusa da caça na mitologia grega, representa, segundo o projeto, a atitude incansável da persecução criminal. Abrigará a área operacional da Polícia Federal.

Na Torre Aquiles estarão as funções investigativas da PF, como os grupos táticos e de inteligência. O semideus grego representará a eficiência, agilidade e precisão de um guerreiro. Essa parte da obra só será concluída após a entrada em funcionamento das duas primeiras torres.


Mascarado

Nos 17 andares e nos quatro subsolos, onde haverá uma garagem para 165 viaturas policiais e 1.200 veículos de funcionários e visitantes, os policiais terão todos os meios para treinamento, como estandes de tiro, academia para musculação, defesa pessoal e ginástica. Além disso, funcionarão restaurantes, salas de treinamento, auditório para 500 pessoas, heliponto e uma praça cívica.

O prédio atual tem 11 andares e não conta com a metade da estrutura da nova sede. “Esperamos fazer tudo dentro do que planejamos”, afirma Mesquita. A PF pretende manter vários de seus departamentos onde estão atualmente, como os Institutos Nacional de Criminalística (INC), de Identificação (INI) e do Comando de Operações Táticas (COT), todos sediados no Setor Policial Sul. A Academia Nacional de Polícia (ANP) permanece em Sobradinho.

O atual edifício-sede da Polícia Federal não será completamente desativado, segundo Mesquita. “Vários setores continuarão funcionando, até porque o prédio tem muita representatividade para os policiais”, afirma.


Memória
Museu vivo da História

O “Máscara Negra” está passando por uma das únicas reformas feitas desde sua fundação, há mais de 20 anos, quando era diretor da Polícia Federal o coronel Moacir Coelho, um leal subordinado de Armando Falcão, o legendário ministro da Justiça que pouco falava. Nesse período, os agentes eram conhecidos como o braço operacional e repressor do regime militar, uma imagem que só começou a se desfazer no final da década de 90.

No edifício de 11 andares, foram planejadas diversas operações de repressão. Centenas de obras artísticas foram censuradas e muitos segredos do período político foram guardados. E foi nesse prédio que um presidente começou a cair, já em um país redemocratizado. O inquérito do Esquema PC, presidido pelo ex-diretor da PF Paulo Lacerda, hoje na direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), alicerçou o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello.

Dirigida no período da ditadura por militares, a corporação só passou a ser comandada por seus integrantes a partir de 2000, quando assumiu o delegado federal Vicente Chelotti. Desde então, todos os sucessores são servidores da própria categoria.

Fonte: Edson Luiz
Correio Braziliense
 

·
Location:Canoas - RS - Br
Joined
·
5,253 Posts
Muito moderno. excelente! Ficaria muito bem aqui na minha cidade tbm...Eheheheheh!
 

·
Registered
Joined
·
6,038 Posts
Eu pensei que o prédio já estivesse funcionando! :bash:
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Eu pensei que o prédio já estivesse funcionando! :bash:
^^ Esse prédio é igualzinho nosso metrô tem planejamento, tem dinheiro, mas cadê a execução???:eek:hno:
 

·
Eu mesmo!
Joined
·
3,976 Posts
vai sai sim....fica tranquilo....isso sai sim...

vai ser maravilhoso esses 4 predios...vai ter uma infraestrutura violenta por dentro...
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^ Interessante que no mesmo setor vai ter outros 7 complexos empresariais, comerciais e institucionais de grande porte, como por exemplo o edificio-sede da SuperReceita.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Bom ver esse nível de invesitmenos na PF.

Falta melhorar as superintendências estaduais, a de Fortaleza é uma lástima.
 

·
Registered
Joined
·
587 Posts
^^ Esse prédio é igualzinho nosso metrô tem planejamento, tem dinheiro, mas cadê a execução???:eek:hno:
Em uma obra desse porte, a licitação do projetos executivos duram uns 3 meses, os projetos duram em média de 6 a 9 meses. Depois vem o processo licitatório da obra que duram de 3 a 6 meses, ai sim vem a obra que vai durar mais uns 24 meses e isso somente a 1ª etapa.
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^ Não vai existir essa parte dos projetos executivos, pois todo o projeto fora executado por arquitetos dos quadros da própria PF. Então essa parte inexiste, tanto que a Davila Arquitetura apresentou um projeto que iriam cobrar 10x mais pelo que os próprios arquitetos da PF que fizeram praticamente sem custo para o erário público.
 

·
Guinness Book
Joined
·
5,598 Posts
Muito lindo, cheio de estilo.
 

·
Registered
Joined
·
587 Posts
^^ Não vai existir essa parte dos projetos executivos, pois todo o projeto fora executado por arquitetos dos quadros da própria PF. Então essa parte inexiste, tanto que a Davila Arquitetura apresentou um projeto que iriam cobrar 10x mais pelo que os próprios arquitetos da PF que fizeram praticamente sem custo para o erário público.
^^ A instituição ainda não calculou o custo da construção, mas Mesquita garante que, pelo menos para o projeto executivo, conta com dinheiro no orçamento de 2008.
Mas tá escrito na reportagem! Acredito que os arquitetos da pólicia estejam executando apenas o projeto básico!
 
1 - 20 of 79 Posts
Top