Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 46 Posts

·
Registered
2,078 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
E ae pessoal! Não tenho participado muito do SSC, mas achei que deveria manter a tradição de montar um thread comemorativo de 1000 posts. Então fui à luta na tarde do sábado e fotografei algumas ruas comerciais da Asa Sul do Plano Piloto de Brasília.

Essas ruas são conhecidas como EQS (Entrequadras Sul; Entrequadras Norte -EQN - na Asa Norte), mas cada vez mais estão se tornando conhecidas por algum apelido, como "Rua das farmácias" ou "Rua das elétricas", justamente porque houve uma concentração espontânea de algum tipo de comércio naquele local. Isso não significa que você não encontre uma farmácia em outra EQS, ou que na "Rua das farmácias" você não possa comer em um restaurante. É apenas um indicativo.

Essas ruas comerciais, como o nome oficial diz, separam as superquadras residenciais do Plano Piloto umas das outras e servem à vizinhança como ponto de comércio local, o qual pode abrigar de butiques chiques a verdurões. De academias de ginástica a padarias. Tudo a alguns metros de caminhada dos edifícios residenciais. É possível comprar de tudo em algumas dessas ruas, sem jamais utilizar um carro. Evidentemente, os preços são mais elevados em comparação aos hipermercados, aos atacados e às megalojas especializadas. Mas isso não é exclusividade de Brasília.

Na imagem abaixo é possível entender como o comércio local se insere:

Em verde, temos delimitadas duas quadras RESIDENCIAIS da asa sul. Em vermelho, a rua COMERCIAL que as separa.

Bom, vamos ao que interessa, o thread, não sem algumas notas:

- Não sou bom fotógrafo e minha câmera é amadora (zoom digital, sem tripé, sem lentes especiais, etc.). Desculpem-me pela qualidade das fotos.
- A ideia inicial era mostrar a integração das ruas comerciais com as quadras residenciais ao redor. Era uma forma de vocês verem que não necessariamente precisamos de carro para tudo em Brasília, como se convencionou acreditar. Acontece que não sou gordo à toa, e por isso saí fotografando preferencialmente bares e restaurantes. Prometo que no próximo thread manterei o foco!
- Também pode parecer pelo thread que mais uma das "famas" de Brasília se confirmou, de que as pessoas não andam na rua. Mas é importante observar que evitei ao máximo fotografar as pessoas, pois não tive boa recepção em mais de uma ocasião em que elas apareciam nas imagens. Esperava que entrassem nas lojas ou que ficassem distantes. Pelo mesmo motivo não tirei foto do interior de três lugares muito bacanas - Original Shundi, Universal Dinner e Marietta Café: muita gente dentro.

1. Uma vista panorâmica de uma rua comercial da Asa Sul:

2. Um ângulo mostrando a distância do prédio residencial de uma superquadra (ao fundo) ao predinho comercial (vermelho):

3. A calçada separando a quadra residencial do comércio:

4. Começo a subir a pé sob as marquises do comércio...

5. ... E encontro uma alameda...

6.

7. Ah, se fosse mais cedo e eu algumas dezenas de reais mais rico:

8. Dou a volta por trás do "predinho", para ver como é por lá:

9.

10. Outra calçada separando residências e comércio:

11. O prédio do restaurante japonês visto "por trás":

12. Voltando à rua, uma geral de um dos lados:

13. Outro ângulo:

14. Em outra rua, um Pub (fechado naquele horário):

15. O final da rua, desembocando na Avenida L2 Sul:

16. Original Shundi (projeto do Ruy Ohtake):

17. Fundos do Original Shundi:

18. Mais da mesma rua:

19. Olhando vitrines:

20. E olha o que achei! (L)

21. Universal Diner (EQS 209/210):

22. Esse restaurante é psicodélico e sempre está no TOP10 da Veja Brasília:

23. Outra rua, visitando o "Chiquita Bacana":

24. Essa foto ficou ruim, era uma tentativa de mostrar o forno à lenha da pizzaria sendo "aceso" para o movimento da noite:

25. Uma homenagem ao Rio e ao Japão:

26. Outra rua, mostrando em detalhe um dos predinhos comerciais e seu restaurante (Zuu aZ dZ):

27. Chegando à EQS 113/114:

28. Uma empresa:

29. Uma das melhores padarias/casas-de-chá da cidade:

30. Uma geral da EQS 113/114:

31. Em outra rua, loja bacana de móveis para cozinha:

32.

33. Do outro lado da rua, um verdurão (Rede "Oba", de BH). Em perspectiva, um edifício residencial da 309 sul:

34. Creperia:

35. Uma das ruas comerciais mais tradicionais de Brasília:

36. Nessa rua encontramos um dos primeiros bares da cidade. É um dos mais democráticos e variados, em termos de público:

37. Um zoom básico para bisbilhotar o movimento sem incomodar:

38. Parquinho entre o Beirute e a superquadra 109 sul (residencial):

39. Foto nada a ver, mas acho o Smart muito bacana:

That's all, folks!

·
mineirinho..
5,728 Posts
Excelente! Poxa, as comerciais da Asa Sul são melhores que as da Asa Norte. Até tem algumas coisas legais na Norte mas a Sul tem um charme a mais. Sem contar que só por não ter dois andares (como na Asa Norte) e as lojas ficarem colocadas uma na outra já fica um aspecto bem melhor.

Ah, tem um Beirute na Asa Norte também. Na 107. Muita muvuca! Sem falar que os clientes roubam nossas vagas! (meus pais moram na 307)

·
Lateralus
2,571 Posts
Saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaades de comemorar o St Patrick's day no O'Rilley!!!!
não moro mais aí, mas Brasília está eternamente no meu coração!

Parabéns pelo thread, conseguiu captar bem o charme do comércio.

·
Brasiliense da Bahia!
2,750 Posts
eu já tinha pensado em fazer um thread com esse tema, mas com certeza não conseguiria retratar tão bem qto foi retratado aqui por vc!!
Parabéns!! Retratou bem a outra face do Brasília!!

·
Longe demais das Capitais
10,311 Posts
Ótima iodéia o teu thread !

Adoro esses comerciais entrequadras ! São muito simpáticos, muito gostosos de frequentar, e dá bastante vida na rua (ao contrário de outra obra de Lucio Costa, a Barra da Tijuca, que foi bem desvirtuada dos planos originais e acabou sendo bem morta nas ruas).

Essas entrequadras, com prédios não cercados e sob pilotis, tudo com muito verde, faz as superquadras um lugar muito gostoso de frequentar.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
GEOLEOOOOOOO

tuuuuddddoooo de muito show teu tread!

retratou bem algumas partes das comerciais..gostei muito!

o vanilla cafe lá na 408 sul retratado ai é um dos meus preferidos....lá dentro é um glamour de chique.

o hana da 408 sul que vou muito tbm...

o o-rilley 409 sul que tem uma noite excelente...boa diversão..garantido..

o chiquita bacana 210 sul...que é otimo pra jogar papo com amigos naque bar!

a belini 213 sul com sua variedade de paes e gastronomia internacional

o universal diner 210 sul com teu seu toque "comteporaneo" na gastronomia...

o ces´t bon 408sul que é uma creperia excelente...

o zuu 210 sul tbm com seu toque comtempoaneo porem mais comportado...

o beirute na 109 sul....bar mais mix que esse não há

nossa....todos...ai..todos ai são muito bons!

parabens pelas fotos!

·
Registered
2,078 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Excelente! Poxa, as comerciais da Asa Sul são melhores que as da Asa Norte. Até tem algumas coisas legais na Norte mas a Sul tem um charme a mais. Sem contar que só por não ter dois andares (como na Asa Norte) e as lojas ficarem colocadas uma na outra já fica um aspecto bem melhor.

Ah, tem um Beirute na Asa Norte também. Na 107. Muita muvuca! Sem falar que os clientes roubam nossas vagas! (meus pais moram na 307)
Concordo com você. As comerciais da Asa Norte, em regra, não são tão charmosas e as mais novas ainda pecam em acessibilidade, com muitos degraus e poucas rampas de acesso. A topografia é um problema, já que a Asa Norte não é tão plana quanto a Sul. Mas a engenharia está aí pra isso; que o diga BH, não é mesmo?

Saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaades de comemorar o St Patrick's day no O'Rilley!!!!
não moro mais aí, mas Brasília está eternamente no meu coração!

Parabéns pelo thread, conseguiu captar bem o charme do comércio.
Muito obrigado!

eu já tinha pensado em fazer um thread com esse tema, mas com certeza não conseguiria retratar tão bem qto foi retratado aqui por vc!!
Parabéns!! Retratou bem a outra face do Brasília!!
Quem sabe futuramente um novo thread a 4, 6, 8 mãos? :nuts:

Obrigado!

Ótima iodéia o teu thread !

Adoro esses comerciais entrequadras ! São muito simpáticos, muito gostosos de frequentar, e dá bastante vida na rua (ao contrário de outra obra de Lucio Costa, a Barra da Tijuca, que foi bem desvirtuada dos planos originais e acabou sendo bem morta nas ruas).

Essas entrequadras, com prédios não cercados e sob pilotis, tudo com muito verde, faz as superquadras um lugar muito gostoso de frequentar.
As comerciais são a verdadeira vida do Plano Piloto. De certa forma cumprem o papel que um dia foi da W3, de reunir gente e dar opções de lazer fora dos Shoppings Centers. Abraço!

Nossa, Parabéns !
Lindas Fotos.
Muito obrigado, David!

Parabéns pelo thread, está ótimo! Essa área comercial de Brasília é muito interessante!
Convidado a caminhar por elas quando vier por aqui! :)
Valeu!

GEOLEOOOOOOO

a belini 213 sul com sua variedade de paes e gastronomia internacional

parabens pelas fotos!
113! :lol:

Valhhhheu pelo elogios e pela ajuda, Quitosan!

·
Registered
2,292 Posts
Nossa, muito legal as EQS!
Nem sabia o significado da sigla, e pra mim uma pessoa de fora que não entende direito a distribuição da cidade de Brasilia ficou muito bem explicado além de parecer muito charmoso todo esse comércio. Parabéns :D

·
Registered
70 Posts
Putz, babei agora, que organização, e parece muito agradavel pra dar uma volta a pé, além de não ter a terrível fiação aérea...Brasília é demais mesmo, preciso fazer uma ''visita'' urgentemente!

·
Registered
8,877 Posts
muito gostosinho o thread... restaurantes com cadeiras na rua, lojas, negocios, tudo relativamente perto das superquadras.
Parece bem agradavel!

·
Meteorologista
2,681 Posts
Lugar lindo! Planejado, urbanismo excelente... muito bom mesmo! :eek:kay: As fotos ficaram ótimas.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
113! :lol:

Valhhhheu pelo elogios e pela ajuda, Quitosan!
é mesmo..belini 113...confundi

heheheh

ainda esqueci de comenda a parrila madri que é otima tbm!

podia ser feito um tread "roteiro gastronômico de brasilia" com os principais pontos! vai ficar bacana!

1 - 20 of 46 Posts