Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 49 Posts

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Fonte: Jornal do Brasil - Caderno Brasília

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Conforme havia mencionado bem antes, pelo visto vai ser um sistema hibrido, VLT dentro da área tombada (Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Sudoeste) e VLP nos demais bairros.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Sistema de Transporte da área Tombada (Plano Piloto)

Sistema de Transporte dos demais bairros (bairros zona Norte, Sul, Leste e Oeste)

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #5 ·
E no caso do VLT, ele quando chegar nas estações da W3, vai passar num nivel inferior, não precisando ter adaptações para deficientes fisicos e idosos, sem degraus, nossa isso vai trazer mais qualidade de vida, não apenas no Plano Piloto mas também nos bairros mais distantes.

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Excelente.

A implantação é barata e é eficiente, além de ecologicamente correto.

Não sei porque esse negócio de bonde não vingou aqui no Rio. Meu pai sempre diz que na Europa rola muito. Muito boa a iniciativa de Brasília.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
E no caso do VLT, ele quando chegar nas estações da W3, vai passar num nivel inferior, não precisando ter adaptações para deficientes fisicos e idosos, sem degraus, nossa isso vai trazer mais qualidade de vida, não apenas no Plano Piloto mas também nos bairros mais distantes.
Ah, vão usar bondes de piso baixo? Na Alemanha, existem bondes dos 2 tipos, mas os que têm piso alto muitas vezes nem precisa usar escada (igual aos ônibus brasileiros), pois a plataforma que é mais alta.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Excelente.

A implantação é barata e é eficiente, além de ecologicamente correto.

Não sei porque esse negócio de bonde não vingou aqui no Rio. Meu pai sempre diz que na Europa rola muito. Muito boa a iniciativa de Brasília.
Bondes infelizmente não vingaram mais em nenhum lugar do Brasil, desde o fechamento da geração antiga, nos anos 60 (seguindo o exemplo estadunidense)... :eek:hno:

A Europa, ao contrário, deu continuidade na evolução do veículo, que ganhou capacidade de transporte de mais passageiros que um ônibus bi-articulado!

·
Troublemaker
2,241 Posts
Fantastico.
Um coisa que eu sempre gostaria de ver seria os bondes de Salvador de volta =/
Parabéns Brasília

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Mto boa a noticia, tomara que saia!
Até agora a cidade tem escutado boas noticias, agora esperamos ver na prática.

·
SP BSB
2,139 Posts
Gostei do fato da linha chegar até o aeroporto, mas acho estranho que o VLT só vá passar pela W3 Sul, poderia passar pela W3 Norte tbm.
O sistema que vai servir Gama e Santa Maria sempre teve como trajeto o eixo monumental, portanto o VLP ainda pode passar pelo Plano Piloto, existem muitas questões em aberto, vamos esperar sair os projetos finais e os sistemas adotados.
O dessas iamgens que o pesquisador postou é o de Bordeaux, que é da ALSTOM, ainda não foi escolhido o modelo, pode ser o da Siemens tbm, eles foram à Europa justamente para escolhero melhor.
Espero muito que tudo isso se torne realidade.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Não Cara.bsb, já ficou definido, o VLP vai acabar justamente quando entrar na área tombada.

O VLP vai seguir o trajeto até o fim das estradas: EPCL (Estrada Parque Ceilândia), EPTG (Estrada Parque Taguatinga), EPNB (Estrada Parque Nucleo Bandeirante), EPSB (Estrada Parque Sobradinho) e finalmente a EPIA Sul (que vai para o Gama e Santa Maria), pois justamente quando essas pistas se encontrarem com a EPIA terão estações de baldeação, ai vão mudar de VLP para entrar no Plano Piloto (área tombada) por meio de VLT, isso que acabei de ficar sabendo.

·
spca
202 Posts
Sistema de Transporte da área Tombada (Plano Piloto)

Sistema de Transporte dos demais bairros (bairros zona Norte, Sul, Leste e Oeste)

Pesquisador,

As estações dos ônibus será igual aos tubos de curtiba, ou terá um desenho diferente?
Seria interessante fazer um novo projeto de estação usando o mesmo conceito, até pq os tubos são muito característicos de curitiba, acho que ficaria estranho em outra cidade, algo com uma identidade própria ficaria melhor. Além do tubo não ser aquela maravilha. Eles são bonitos mas pequenos, caros e desconfortáveis.

·
SP BSB
2,139 Posts
Pesquisador,

As estações dos ônibus será igual aos tubos de curtiba, ou terá um desenho diferente?
Seria interessante fazer um novo projeto de estação usando o mesmo conceito, até pq os tubos são muito característicos de curitiba, acho que ficaria estranho em outra cidade, algo com uma identidade própria ficaria melhor. Além do tubo não ser aquela maravilha. Eles são bonitos mas pequenos, caros e desconfortáveis.
Eu fiz essa pergunta na audiência do Brasília Integrada e eles afirmaram que nenhuma projeto arquitetônico ou de design está feito, estão aguardando o empréstimo para definir isso, para o caso do VLT deve ser a mesma coisa, pois ainda nem definiram o modelo, somenta após isso que deverão detalhar os projetos e duvido muito que sejam semlhantes as de Curitiba, msm porque a tendência é que sejam um pouco maiores (vide as de Uberlândia) para maior capacidade e conforto.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Pesquisador,

Acho que vai ter o mesmo conceito, mas claro com uma arquitetura diferente.

·
Registered
7,546 Posts
Como será o acesso para as quadras a leste do eixo?

O "avião" vai ficar mais penso ainda, já que o metrô só passa pela asa sul, agora o VLT também, desse jeito vai levar um tempo enorme para a o norte ser mais bem aproveitado.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #20 ·
De forma alguma, o projeto vai até o fim da Asa Norte (W3 Norte), apenas devemos esperar o que realmente vai ser feito, pois o Sistema W3 (Norte/Sul) vai ser totalmente autonomo do sistema Eixo Monumental (Leste/Oeste) e tambem do sistema EPIA (Sudoeste/Nordeste). Somente sei que o sistema vai beneficiar 80% de todos os moradores de Brasília.

1 - 20 of 49 Posts
Status
Not open for further replies.