SkyscraperCity Forum banner

Brasília - Superquadras do final da Asa Sul (115/116/315/316)

60349 Views 42 Replies 29 Participants Last post by  hduarte
Escolhi as 4 últimas superquadras da Asa Sul (nas centenas ímpares, o lado oeste) pra fazer meu primeiro thread no Plano Piloto. São 4 quadras de uma vez, pq pelo projeto de Brasília cada conjunto de 4 superquadras forma uma Unidade de Vizinhança. Tá certo, q nem td q o projeto de uma unidade de vizinhança previa foi implantado (nem deve ser mais) - e assim acaba q não existe td essa integração entre as quadras de uma mesma unidade de vizinhança, como o nome sugere...

Por outro lado, achei legal botar tb mais de uma superquadra de uma só vez, pra poder mostrar q existem diferenças entre elas. Lógico q são mt semelhantes, com blocos residenciais de 6 andares, pilotis livres etc e tal. Mas a história da quadra (definindo qnd foi ocupada, qm ocupou - no caso de imóveis funcionais) e principalmente o cuidado dos moradores (a organização de uma prefeitura comunitária, por exemplo) fazem diferença entre as quadras.

316 Sul
Essa foi a quadra em q tirei mais fotos. Foi a mais bem cuidada e a q eu achei mais padronizada, com menos desigualdade entre as áreas da quadra.

1 - As ruas internas da quadra não são de asfalto. Como na maioria das outras, há quebra-molas nessas ruas internas, pra manter os carros devagar.

2 - Blocos J, I e H (ao fundo), com detalhe pra entrada do estacionamento subterrâneo

3 - Outro ângulo: I e J.

4 - Mais de longe

5 - Bloco A

6 - Detalhe num bloco

7 - Detalhe pro pilotis e um jardim bem cuidado ao lado. Com essas elevações e com o jardim, mts blocos acabam evitando deixar o pilotis mt transitável...

8 - Entrada de um outro bloco, com jardim e calçadas bem cuidados

9 - Mts blocos são dispostos de frente (ou de costas...) para o outro, com estacionamento público entre os dois, como nesse caso. No fundo, tem a descida pro estacionamento subterrâneo, particular de cada prédio.

10 - Outro exemplo

11 - Bloco G

12 - Banca, com bloco no fundo. Td quadra tem a sua tb, geralmente localizada próximo à entrada da quadra.

13 - Jardim, com bancos de praça e o pilotis livre (dos dois prédios no fundo)

14 - Escola da quadra. Toda (ou quase toda) quadra tem uma escola: a maioria de educação primária (1ª a 4ª série) e algumas com o restante do ensino fundamental ou com jardim de infância.

15 - Lateral e fundos da escola

16 - Jardim de Infância da quadra

17 - Parquinho, próximo à escola

18 - Central telefônica da quadra (td quadra tem a sua tb). Nesse caso, pelo menos, resolveram decorar...

19 - Jardim entre dois blocos (acho q I e J; ou H e I)

20 - Caminho interno

21 - Jardim separando bloco residencial da área comercial (fundos da W3 Sul)

22 - Calçada entre jardim acima e bloco

23 - Fundos da W3 sul. Geralmente é assim mesmo: mts árvores separando a área residencial de áreas mais movimentadas

24 - Aqui a separação entre blocos da 316 sul e a entrequadra com a 315 (gramado)

25 - Outra, com detalhe pro "caminho de rato" e pras pessoas descansando na sombra das árvores

26 - Calçada ao redor da quadra.

27 - Detalhe do parquinho da foto anterior. Há sempre parquinhos no meio da quadra. Como essa é a última, ainda tem um extra, no final.

28 - Mais uma da calçada

29 - Calçada, voltada pra 116

116 Sul

Essa quadra é a q tem os prédios mais novos. Alguns daria pra confundir com sudoeste ou da Asa Norte, hehe Mas a quadra em si já me atraiu menos do q a 316.

30 - Bloco com grama diferenciada e escultura na frente

31 - Detalhe

32 - Um q foge um pouco mais ao padrão

33 - Detalhe, pelo outro lado

34 - Visto dos fundos do comércio, separado por área verde

35 - Bloco D. Alguns aptos fecham a varanda com vidro, mt comum em Brasília...

36 - Jardim praticamente interno do Bloco D (mas é aberto a todo mundo q quiser usar)

37 - Bloco E, junto ao D

38 - Junção entre os prédios

39 - Bloco F

40 - Bloco G

41 - Bloco I

42 - Outro lado (acredito q seja)

43 - Bloco C

44 - C de novo, com I no fundo

45 - Dois blocos dos mais antigos, colados (J e K)

46 - Assim ninguém de perde

47 - Jardim

48 - Banca

49 - Árvores que escondem a quadra de qm vê de fora

50 - As mesmas árvores, vistas de baixo

315 Sul

Essa foi a quadra q achei mais normal, tá na média... Uns predinhos mais antigos, outros menos antigos (não dá pra dizer novos). AS calçadas já são menos bem cuidadas q a da vizinha 316, uma grama mais alta em alguns pontos... Mas não chega a ser nd ruim. Alguns prédios até têm um jardim mais bem cuidado, mas dá pra ver q o trato é mais individualizado, não parece ter mt ação conjunta na quadra.

51 - Começo por esse bloco

52 - Entrada, com banquinhos

53 - Bloco com jardim mais bem cuidado

54 - Outro detalhe

55 - Mesmo prédio visto da 316, com gramado q separa as quadras

56 - Blocos próximos à W2

57 - Detalhe pro Bloco K (da esquerda, na foto acima), com toldos pra proteger do sol poente

58 - Bloco mais antigo

59 -

60 - Bloco H

61 - Bloco G

62 - Bloco F

63 - Mais dois blocos de frente um pro outro

64 - Escola Classe (1ª a 4ª)

65 - Parquinho e prédio no fundo

66 - Calçada, já mais simples

115 Sul

Essa última quadra têm os prédios tipo PNR funcional, do Exército. Alguns tão passando por reformas. A quadra tb acho q tá na média, como a última.

67 - Um vermelho logo na entrada da quadra

68 - A rua da entrada da quadra

69 - Fundos de um dos blocos

70 - Bloco F

71 - Quadra e bancos - e prédio em reforma nos fundos

72 - Nova fachada, após reforma

73 - Antiga

74 - Bloco J

75 - Calçada entre a quadra e o eixinho W.

76 - Fundo dos blocos

77 - Jardim e bloco

78 - Bloco D, com outra fachada vermelha, com direito à bandeira do Flamengo (foto tirada ainda em novembro. Agora já somos hexa!)

79 - Entrada da garagem do bloco

80 - Outro bloco, simples

81 - Pra não se perder

82 - Parquinho (aspecto meio árido!)

Entrequadras

Entre essas quadras, ficam as entrequadras (nada mais óbvio, não?) O único comércio q fotografei foi o da 115/116

115/116 Sul

83 - bloco comercial da 116

84 - bloco da 115

85 - Outro bloco da 115

86 - Praticamente tds as entrequadras têm esse sinal no meio

87 - Um predinho mais novo, visto pelos fundos

88 - Balão no final da entrequadra

315/316 Sul
89 - Templo budista

90 - idem

115/316 Sul
91 - Escola Montissoriana

Extra
92 - Texto explicativo sobre Unidade de Vizinhança, encontrado na 308 Sul, superquadra modelo. Como falei, nem td [e seguido para tds as unidades de vizinhança. Poucas superquadras têm clube de vizinhança ou cinema, por exemplo... O posto de saúde q tem na verdade abrange uma área pelo menos 3 ou 4 vezes maior do q a de uma unidade de vizinhança...

Obrigado moderadores pela correção do título do thread :)
See less See more
92
1 - 20 of 43 Posts
As fotos ficaram muito boas, mostram o quanto essas quatrans são bonitas organizadas e com bastante verde.
EAMARAL!
simplesmente perfeito teu tread...essas ultimas quadras da asa sul são boas..um mix de maioria dos anos 60 com uns poucos de 90...e um "tiquim" de 2000....
o 34 é um triplex? qual é o triplex? sei que nessa quadra tem um triplex!!! É onde o Pelé tem um apto..é nessa quadra ai mesmo!
Adorei todos, sem exceção!
e o templo budista da 16 sul...lindo ele!
simplesmente perfeito morar assim...gosto demais!
tudo muito arborizado, verde, calmo, seguro, comercio perto, sem muvucão, sem muita gente, pilotis livre.......
E pensar que devo mudar disso.....já me bate dor no peito!!!
Gostei bastante, as quadras são bastante agradáveis, bastante verde e as construções tem excelente padrão.
Considero a 316 a melhor quadra da Asa Sul, sem dúvida é a mais bem cuida, melhor urbanismo além da qualidade dos prédios.
A 116 também é uma quadra boa, tem alguns edifícios mais novos e ainda sobra espaço nela, mas acho que não vou construir mais algum. destaque para o prédio da foto 33, que deve ser um dos mais luxuosos de BsB.
Pra quem vê o templo budista pela primeira vez até estranha, foge bastante da 'cara de brasília' :D
Ótimo thread, valeu!
A alguns são predios bonitos e os jardins todos bem cuidados, mais alguns blocos como o 45 e 59 deixam muito a desejar.
O Thread bem montado e bastante claro sobre a região.
valeu.
Nossa, quanto verde, quantos jardins, um sonho morar aí!

Meus predios ffavoritos foram o 33 e o 53.

Gracias!
As fotos ficaram muito boas, mostram o quanto essas quatrans são bonitas organizadas e com bastante verde.
Valeu! Organização é o padrão nessas quadras. E tds têm mt verde, mesmo q seja gramado.

EAMARAL!
simplesmente perfeito teu tread...essas ultimas quadras da asa sul são boas..um mix de maioria dos anos 60 com uns poucos de 90...e um "tiquim" de 2000....
o 34 é um triplex? qual é o triplex? sei que nessa quadra tem um triplex!!! É onde o Pelé tem um apto..é nessa quadra ai mesmo!
Adorei todos, sem exceção!
e o templo budista da 16 sul...lindo ele!
simplesmente perfeito morar assim...gosto demais!
tudo muito arborizado, verde, calmo, seguro, comercio perto, sem muvucão, sem muita gente, pilotis livre.......
E pensar que devo mudar disso.....já me bate dor no peito!!!
O da 34 é o mesmo da 32 e 33. Se não me engano é o blobo B. Se tem um triplex, deve ser esse mesmo, mas tá com mais cara de duplex, com a mesma estrutura se repetindo a cada 2 andares. Talvez tenha alguma coisa com a cobertura, será? Dessa quadra, postei tds os prédios. Parece q o H q não existe (só tem 10 e vai até a letra K). Deve ser esse mesmo.

De resto, td q é de costume nessas superquadras de Brasília, como vc falou: verde, comércio perto, pilotis livre, calmo... Valeu!

Gostei bastante, as quadras são bastante agradáveis, bastante verde e as construções tem excelente padrão.
Sim, principalmente as mais novas! Área verde livre é marca da qualidade de vida de Brasília.

Considero a 316 a melhor quadra da Asa Sul, sem dúvida é a mais bem cuida, melhor urbanismo além da qualidade dos prédios.
A 116 também é uma quadra boa, tem alguns edifícios mais novos e ainda sobra espaço nela, mas acho que não vou construir mais algum. destaque para o prédio da foto 33, que deve ser um dos mais luxuosos de BsB.
Pra quem vê o templo budista pela primeira vez até estranha, foge bastante da 'cara de brasília' :D
Ótimo thread, valeu!
Eu não conhecia direito nenhuma das quadras. Na verdade, sei quase nd sobre as individualidades das quadras do Plano. Mas só de caminhar por elas, dá pra perceber claramente algumas dessas diferenças. A 316, de fato, é uma das mais bem cuidadas.

Como falei, falta uma letra na 116 sul. Espaço pra construir tem, só não sei se ainda pode surgir mais algum prédio ali - já ouvi falar de quadras completas em q faltam algumas letras mesmo, não sei dar um exemplo. Se vier, o q se pode esperar é algo caro...

A alguns são predios bonitos e os jardins todos bem cuidados, mais alguns blocos como o 45 e 59 deixam muito a desejar.
O Thread bem montado e bastante claro sobre a região.
valeu.
É, os prédios mais antigos dependem dos moradores se juntarem pra fazer algo. Se não reformar, revitalizar a fachada, fica caído mesmo. Aí q entra ação em conjunto, tanto dos moradores de cada prédio, como tb dos moradores da quadra completa. Tds saem ganhando em ter uma quadra mais organizada (e daí, mais valorizada tb). Nessas 2 (116 e 315), os blocos me pareceram mais individualizados - a 116 têm destaques individuais. Mesmo a 115, q tb tem prédios mais antigos, eles tão agora passando por reformas; tinha um canteiro no centro da quadra, acho q devem ir reformando um a um.

Valeu pelos comentários.

Lindas fotos Eamaral !
Parabéns !
Valeu David!
Meu próximo thread de Brasília deve ser um complemento desse, com as 500, 700 e 900 do final da Asa Sul.

Nossa, quanto verde, quantos jardins, um sonho morar aí!

Meus predios ffavoritos foram o 33 e o 53.

Gracias!
O 33 chama mesmo mt atenção. O 53 não parece ser mt novo, mas é prova de q dá pra manter um prédio charmoso, mesmo ele sendo um pouco mais antigo. Os jardins arrumados ajudam mt tb. Valeu!
See less See more
A detalhista e obsessiva organização de Brasília encanta.
Adoro essas superquadras de Brasilia !

E as ilhas de comercio local são muito agradáveis também !
Acho esse projeto urbanístico de Brasília muuuito interessante! :)

Só uma dúvida: a arquitetura dos "blocos" não é tombada, né?? Porque alguns, esse primeiro em particular, são feios que dói!
Ótimo thread...
As SQ de BSB são demais mesmo néh...
A maioria com um ambiente super agradável e tranquilo... muito verde...
Bom demaiss!!

Vlw pelas fotos!!
Acho as superquadras uma das formas mais estilosas de se morar no Brasil. Esses pilotis livres, com jardins entre os prédios, tudo PÚBLICO, é uma sensação tão legal andar por eles, de estar num lugar civilizado, sem paranóias de segurança, sem espaços de lazer privados. É como morar dentro de um parque, sua janela dá para jardins públicos...

Gosto muito dos modernistas com mais vidro.
  • Like
Reactions: 1
Eu não conhecia direito nenhuma das quadras. Na verdade, sei quase nd sobre as individualidades das quadras do Plano. Mas só de caminhar por elas, dá pra perceber claramente algumas dessas diferenças. A 316, de fato, é uma das mais bem cuidadas.

Como falei, falta uma letra na 116 sul. Espaço pra construir tem, só não sei se ainda pode surgir mais algum prédio ali - já ouvi falar de quadras completas em q faltam algumas letras mesmo, não sei dar um exemplo. Se vier, o q se pode esperar é algo caro...
É, em algumas quadras faltam uma letra mesmo. Aqui na minha(13) falta o bloco I, mas, pelo jeito, acho que não vão construir mais nada. Me falaram que não é permitido.
Muito boas as fotos!!
Gosto desses residenciais e do modo de vida de Brasilia, apesar de muitos criticarem, acho bem interessante e diferenciado!
"Meu Deus mas que cidade linda"
O problema é q no ano novo começo a trabalhar, hehe :)

A detalhista e obsessiva organização de Brasília encanta.
Pra qm mora numa dessas, isso é o normal. E o diferente é ter q ir pra uma cidade com nomes de ruas, hehe

Adoro essas superquadras de Brasilia !

E as ilhas de comercio local são muito agradáveis também !
E td bloco fica a no máximo 500 m do comércio. Td (ou quase td) entrequadra comercial tem sua padaria, farmácia... Algumas mais movimentadas, com alguns bares - o problema é só qnd acaba

Acho esse projeto urbanístico de Brasília muuuito interessante! :)

Só uma dúvida: a arquitetura dos "blocos" não é tombada, né?? Porque alguns, esse primeiro em particular, são feios que dói!
Q eu saiba não. Apenas as dimensões: 6 andares sobre pilotis (3 andares nas superquadras 400, alguns sem pilotis livre, nesse caso). Mas há espaço pra formas um pouco mais diferentes, como esse mais novo da foto 32.

No caso do primeiro, não vi nada de mais não... é um tipo meio padrão em Brasília.

Ótimo thread...
As SQ de BSB são demais mesmo néh...
A maioria com um ambiente super agradável e tranquilo... muito verde...
Bom demaiss!!

Vlw pelas fotos!!
Valeu Nuno pelos comentários!

Acho as superquadras uma das formas mais estilosas de se morar no Brasil. Esses pilotis livres, com jardins entre os prédios, tudo PÚBLICO, é uma sensação tão legal andar por eles, de estar num lugar civilizado, sem paranóias de segurança, sem espaços de lazer privados. É como morar dentro de um parque, sua janela dá para jardins públicos...

Gosto muito dos modernistas com mais vidro.
Só lembrando q os jardins são públicos, mas qm precisa cuidar pra manter assim é o próprio pessoal da quadra, pq se for depender do governo pra manter isso td (moradores de superquadras, me corrijam se tiver errado...). No caso de algumas quadras menos integradas, dá pra ver q fica cada prédio com o jardim do seu próprio "quintal", como na foto 36, a grama da foto 30 e os enfeites da foto 53.

Mas o importante é q é público no sentido de td mundo poder usufruir, seja ela vista, seja por poder circular entre eles, sentar nos bancos.

Sobre os prédios com mais vidro, na Asa Sul eles são minoria... Asa Norte e Sudoeste têm mais deles.

É, em algumas quadras faltam uma letra mesmo. Aqui na minha(13) falta o bloco I, mas, pelo jeito, acho que não vão construir mais nada. Me falaram que não é permitido.
Valeu pela informação...mas fica engraçado assim... Parecendo q esqueceram uma, ou q não sabiam a ordem direito. Por esse lado, ainda bem q os prédios não recebem as letras por uma ordem clara, pq ia ficar estranho pular uma letra e deixar por isso mesmo. Do jeito q é, acaba passando despercebido por qm não conhece bem a quadra, hehe

Muito boas as fotos!!
Gosto desses residenciais e do modo de vida de Brasilia, apesar de muitos criticarem, acho bem interessante e diferenciado!
Valeu! Nunca experimentei na prática, mas acho q deve ser mt bom mesmo. Pelo menos tem td pra ser...
See less See more
Parabéns eamaral!!
Conseguiu captar bem a essência dessas quadras em suas fotos!!
Gostei bastante!
Excelente thread! As super quadras de BSB se hamonizam de uma forma bem natural. Não consigo ver BSB com prédios de 40 e 50 andares. :)

Parabéns pelo belo thread! :applause:
1 - 20 of 43 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.