SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 10 of 10 Posts

·
Registered
Joined
·
35 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Brasil e Colômbia ampliam capacidade de voos


O Brasil ampliou a capacidade de voos e os direitos de tráfego com a Colômbia. Tal fato é resultado da renegociação do Acordo de Serviços Aéreos com este país.

A possibilidade de voos cresceu de 7 para 28 semanais, de passageiros, e carga (chamados de mistos) e de 6 para 12 voos semanais, exclusivamente cargueiros. A expansão será gradual: até julho de 2012 para voos mistos e janeiro de 2011 para cargueiros. Também foi acordada uma maior abertura do quadro de rotas do acordo, conferindo maior flexibilidade às empresas aéreas brasileiras e colombianas que, a partir de agora, poderão realizar escalas em outros países.

Outro ponto de destaque foi a alteração da cláusula tarifária, que passou do regime de dupla aprovação para o regime de país de origem, permitindo maior flexibilidade de preços aos usuários.


fonte:
http://www.mercadoeeventos.com.br/s...rResolucao=&pStrLink=1,13,0,45470&IndSeguro=0
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
12,927 Posts
Existem 3 voos semanais partindo de Manaus para Bogotá, será que pode agora ser diário? Na época da Varig era diário.
Mas não for, tomara mesmo que a TAM entre complementando os outros dias.
Acho que não há demanda para voo diário entre Manaus e Bogotá. 3X semana está muito bem dimensionado. Nos demais dias da semana, a VRG (GOL) faz a rota GRU-BOG non stop.
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
12,927 Posts
O voo da VRN para BOG só parava em MAO porque não conseguia fazer GRU-BOG direto.
E, agora, qual o motivo da escala em Manaus se a GOL continua utilizando somente aeronaves 733, 737 e 738 (incluindo as NG e SFP)? DURANTE MESES a VRG (VRN) realizou voos GRU-BOG diretos... Os 767 já haviam sido devolvidos mesmo antes do anúncio do retorno das escalas em Manaus...
Sinceramente, soa estranha a sua afirmação... Durante anos, Manaus teve voos para Lima, Santa Cruz de La Sierra, Bogotá, Caracas etc... Tradicionalmente, a capital amazonense há muito tempo conta/contou com voos para várias cidades sulamericanas.
 

·
Registered
Joined
·
2,233 Posts
E, agora, qual o motivo da escala em Manaus se a GOL continua utilizando somente aeronaves 733, 737 e 738 (incluindo as NG e SFP)?
Eu estava me referindo ao voo da Varig que era operado, GRU-MAO-BOG diário, que era de 737-300. Não terminei a frase. Hoje é uma situação diferente, mas, a considerar pela evolução da rota, fica óbvio que a escala em MAO é a última cartada da Gol para tentar algo em Bogotá. Foram de GRU-BOG diário para GRU-MAO-BOG 3x semanais. Entrando a TAM, a Gol cancela no dia seguinte. Mas é claro que a Gol não parou em Manaus por acaso, quando poderia tê-lo feito em qualquer outra cidade.

Sinceramente, soa estranha a sua afirmação... Durante anos, Manaus teve voos para Lima, Santa Cruz de La Sierra, Bogotá, Caracas etc... Tradicionalmente, a capital amazonense há muito tempo conta/contou com voos para várias cidades sulamericanas.
Manaus, claro, é uma metrópole, tem demanda para alguns voos, mas alguns estavam aí em parada técnica, alguns por conta de uma conjuntura passada, em que, por exemplo, era possível que as empresas operassem frequências baixas em determinadas rotas com lucro. É claro que decrescer em importância, Manaus não decresceu.

MAO conta hoje com 5 voos internacionais, snme.
O MAO-PTY carrega uma importante parcela de conexões para essas cidades, além dos EUA.
O MAO-CCS da TAM só sobrevive por que a TAM não consegue fazer direto - esse sim. Existem dias que mal embarca passageiro em Manaus. Porém, determinações no bilateral Brasil-Venezuela impedem que a TAM para lá voe sem parar em algum aeroporto de um estado limítrofe, eu creio. Como a Varig já voa para lá direto, a TAM fica sem ter o que fazer.
O MAO-MIA não tem tido bons loads no 767; mesmo a carga não parece ter sido muita ajuda nesse voo. Existem rumores de que o voo pode voltar ao A320.
MAO-ATL melhorou, mas ainda não está no ponto. A Delta aparentemente está confiante, no entanto.

Vamos ver o que sai.
 

·
Registered
Joined
·
2,233 Posts
^^

Isso é verdade. Concordo totalmente. Não só em Manaus, mas também em cidades do Nordeste, por exemplo. É por isso que hoje SSA, REC e FOR pouco conseguem fora do voo da TAP e alguns semanais para a Europa, ou um para os EUA.

Como a Gol e TAM aparentemente só focam em SAO, BSB e em menor escala GIG, seria ótimo se fosse lançada uma companhia aérea com hubs nessas cidades. Algo do tipo "Amazonica" e "Nordeste", por exemplo, com hubs em cidades como Manaus e Recife.

Se a primeira, por exemplo, investisse no leasing de algumas aeronaves como E-145 e E-190 e lançasse serviços para cidades amazonenses e da região, como RBR, CZS, PVH, BVB, BEL, MCP, além de SSA, REC, FOR, BSB, CGB, por exemplo, MAO se tornaria muito mais atraente.

Da mesma forma, a segunda poderia concentrar no Recife voos para todo o Brasil, além de cidades como EZE, MIA, MXP e até algumas na África. Nada que uma pequena frota de E-Jets e uns 757 usados não resolvam.

Mas falta um pouco de ousadia!
 

·
--- x ----
Joined
·
1,347 Posts
Lá em Natal eu li que aquele novo mega aeroporto que tão construindo tem a proposta de ser um HUB para Europa e África.

Alias onde posso encontrar mais informações sobre isso ?? Alguém teria algum link ae para mostrar ??
 
1 - 10 of 10 Posts
Status
Not open for further replies.
Top