SkyscraperCity Forum banner

Brasil | EF-170 - Ferrogrão - Ferrovia Sinop - Itaituba

21452 Views 201 Replies 25 Participants Last post by  Aerokicker
ANTT publica documentos para concessão da Ferrogrão

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibiliza documentos para a Audiência Pública nº 014/2017, com o objetivo de colher subsídios para aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos que se disciplinarão as condições da concessão da ferrovia greenfield Ferrogrão, compreendida entre os municípios de Sinop (MT) e Itaituba (PA).

Confira a documentação completa em http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/52594.html

http://www.antt.gov.br/salaImprensa/noticias/arquivos/2017/10/ANTT_publica_documentos_para_concessao_da_Ferrograo.html


A EF-170, também chamada de Ferrogrão, visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. A ferrovia conta com uma extensão de 1.142 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba.

Os investimentos previstos com empreendimento, que é um projeto “greenfield”, são estimados em R$ 12,6 bilhões, incluindo terraplanagem, obras de arte correntes e drenagem, superestrutura ferroviária, obras complementares, obras de arte especiais, compensação socioambiental, desapropriação, sistemas de sinalização ferroviária e energia, equipamentos ferroviários, oficinas e instalações, canteiro de obras, engenharia e material rodante.

http://www.projetocrescer.gov.br/ef-170-mt-pa-ferrograo

Pessoal, estou abrindo este novo thread para tratar desta ferrovia.
1 - 20 of 202 Posts
Governo publica edital da Ferrogrão e lance mínimo será de 1 centavo


31/10/2017 - O GLOBO

O governo federal divulgou, nesta terça-feira, a minuta do edital para a concessão da ferrovia Ferrogrão, que vai ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA). A concessão será de 65 anos e vencerá o leilão quem pagar o maior valor ao governo. O lance mínimo será de R$ 1 centavo.

O documento foi colocado em consulta pública e os planos da equipe envolvida na elaboração do documento é recolher contribuições dos interessados, buscar um sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU) e licitar o projeto no próximo ano.

Após marcar para fevereiro de 2018 o leilão da Norte-Sul, a divulgação do edital da Ferrogrão é mais um passo do governo na tentativa de fazer deslanchar as concessões de ferrovias. Os leilões desse modal são considerados pelo próprio governo a etapa mais desafiadora do programa de concessões em infraestrutura — as tentativas anteriores nesse sentido esbarraram em críticas do mercado e falta de interessados.
(...)

http://revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=27020
See less See more
Quando as obras dessa ferrovia poderão ter início? O ideal seria que a partir de 2018, mas sabem como é que é...
Bom, como o leilão deve ser feito em 2018. E a empresa ganhadora ainda tem que fazer o projeto executivo e os estudos ambientais. Os estudos, após concluídos, são submetidos a ANTT e ao IBAMA para aprovação. Supondo, numa hipótese realista, que esses estudos devem ficar prontos na metade de 2019 e serem aprovados lá pelo final de 2019, podemos estimar que as obras devem começar em 2020. Se tudo der certo.
Mas só de ter um contrato em vigor ao final de 2018 com um grupo economico sólido para construir essa ferrovia já iria bombar os investimentos naquela região do norte do MT e do sul do PA.
Relatório final da Ferrogrão deverá ser votado sem mudanças nesta 3ª


O relatório final da ferrovia Ferrogrão, em audiência pública desde 2017, deverá ser votado nesta terça (15) praticamente sem alterações por parte do novo governo, segundo pessoas do setor privado que acompanham o projeto.

O Ministério da Infraestrutura analisou o texto e não pediu mudanças à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) antes que fosse incluído na pauta da primeira reunião deste ano, conforme um integrante da pasta.

A obra ligará produtores de grãos do Centro-Oeste ao porto de Miritituba (PA) e é tida como uma das prioridades do ministro Tarcísio de Freitas.

A expectativa é que não haja nada novo. O desenho já é bem conhecido pelo governo e pela agência, diz Roberto Meira, diretor da EDLP, que integra o consórcio que manifestou interesse no projeto.

O empreendimento tem falhas e tramita em velocidade anormal, afirma o executivo de uma companhia do setor crítica à ferrovia.

Uma liminar deferida pela Justiça Federal da 1ª Região no Pará suspendia o processo até 18 de dezembro, quando foi derrubada. A proposta foi então inserida na pauta da reunião da ANTT.

http://www.revistaferroviaria.com.br/detalhe-noticias.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=29204
See less See more
vamos ver... espero não voltar nessa thread em 2022 pra descobrir quando e se começa
  • Like
Reactions: 1
Pois é, no final do ano passado um juiz federal havia paralisado o processo. Depois não consegui achar nenhuma noticia até agora, mas essa ultima reportagem fala que o TRF havia derrubado a decisão do juiz em dezembro.
Enfim, agora que a ANTT aprovou o projeto ele deve ir ao TCU ainda esse mês e depois teoricamente estara pronto para ir a leilão.
Mas deve ser uma batalha judicial igual foi Belo mOnte, deve haver muita liminar ainda. E a obra em si é complexa. Acho que uma previsão otimista é de demorar uns 10 anos até a conclusão.
conheço gente que trabalha nas Big4 e é um misto de expectativa boa, pois tem muita gente trabalhando nisso e receio de como vai ser a celeridade do governo nisso

vamos ver... espero não voltar nessa thread em 2022 pra descobrir quando e se começa
:unsure:

Leilão de concessão previsto para 1° trimestre de 2021.
  • Like
Reactions: 1
Me parece que a Ferronorte é a escolha mais sensata, e a que encontraria menos resistência de indios, ecochatos, ongs, presidentes da frança, etc.

Se é pra escolher entre as duas, vamos apostar numa ferrovia que já está operando ao invés de construir outra do zero em sabe-se là quantas décadas.
O maior problema da Ferronorte é o acesso ao Porto de Santos, que está saturado.

Uma alternativa seria levar a Ferroeste até Sinop, passando por Coxim e Rondonópolis, possibilitando escoamento por Paranaguá.
Me parece que a Ferronorte é a escolha mais sensata, e a que encontraria menos resistência de indios, ecochatos, ongs, presidentes da frança, etc.

Se é pra escolher entre as duas, vamos apostar numa ferrovia que já está operando ao invés de construir outra do zero em sabe-se là quantas décadas.
Concordo com você, mas esses militantes ecológicos precisam de enfrentamento, quanto mais o setor produtivo se recolhe mais os ecologistas avançam, eles não tem limites!
Acho também que a EF-170 atrairia muitos investimentos em armazéns, ampliação de portos etc. gerando empregos na região diretamente e indiretamente com a maior capitalização dos produtores da região.
  • Like
Reactions: 1
O maior problema da Ferronorte é o acesso ao Porto de Santos, que está saturado.

Uma alternativa seria levar a Ferroeste até Sinop, passando por Coxim e Rondonópolis, possibilitando escoamento por Paranaguá.
O porto de Santos não está saturado, tanto que continua atraindo investimento privado constante. Ninguèm investiria em algo obsoleto e sem futuro.


Sobre Paranaguá, já estăo discutindo a extensão da Ferroeste pro Mato Grosso do Sul, podendo chegar até Maracaju.
1 - 20 of 202 Posts
Top