SkyscraperCity Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Registered
Joined
·
8,178 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
El Ferrocarril Curitiba/Paranaguá es un ferrocarril que conecta las ciudades de Paranaguá a Curitiba, con una extensión de 110 km.
El ferrocarril fue proyectado y ejecutado por los hermanos André Rebouças, Antônio Pereira Rebouças Filho y José Rebouças.

En la época fue una de las más osadas obras de ingeniería mundial.
Porque una buena parte del ferrocarril tuvo que ser excavada en las montañas, lo que la convierte en una vía férrea muy estrecha rodeada de peligrosos acantilados y barrancos.
Este ferrocarril es la única conexión ferroviaria entre el Puerto de Paranaguá y las regiones productoras del estado de Paraná y dela region Centro-Oeste de Brasil.

El ferrocarril forma parte de la malla de la empresa de logística América Latina Logística y fue inaugurado el 2 de febrero de 1885.



 
Joined
·
671 Posts
Tema interessante.

Já andei muito nestes trens. Primeiro nos tempos em que subia o Marumbi (conjunto rochoso cujo maior monte chega a 1.600 msnm). Também já andei muito à pé na linha férrea, quando fazia as descidas do Nhumdiaquara e pelo Caminho do Itupava.

Atualmente fico só observando - kkkkkk...

A conexão serve para trens de carga e de passageiros. As linhas de passageiros ocorrem partindo de Curitiba pela manhã e retornando a partir de Paranaguá à tarde. Enfim, em termos de engenharia, uma obra fantástica para a época. Em termos de natureza, um trajeto inesquecível.

Segue um pouco sobre o trajeto:

1. a Obra:
...A linha parte com a altura de 5,64 m, desce à 4,20m e atinge a altura de 955m no km 80. Especialmente nesta subida da serra, encontravam-se as grandes dificuldades de construção, não só pela natureza e disposição, mas, também pela falta absoluta de caminhos para o transporte de material. Foram colocados mais de 110 km de trilhos, escavados 14 túneis, construídos 75 pontilhões, 71 pontes e viadutos. Só para a construção destas obras de engenharia foram importadas da Bélgica mais de 2.172 toneladas de ferro....



2. a História:
...A estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá é considerada a maior obra da engenharia férrea nacional e uma das mais ousadas do mundo. A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus na época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens, que ganhavam entre dois e três mil réis por jornada. A maioria deles vivia em Curitiba ou no litoral, e era composta de imigrantes que trabalhavam na lavoura. Mais da metade desses homens faleceu durante a construção da ferrovia, frente às condições precárias de segurança....


 
1 - 14 of 14 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top