SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
2 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Geralmente em análises urbanas e obras de ficção-científica têm se a tendência de imaginar cidades com população maior, mas fiz a questão de abrir um tópico diferente acerca do assunto. Fiz uma tabela baseada na projeção populacional da Onu para 2300, que foi produzida em 2003. Baseando-se na curva de crescimento mais baixa, sem levar em conta fluxos migratórios, etc, baseando -se apenas na atual porcentagem das metrópoles brasileiras em relação à população total(2009) poderemos ter em 2300 algo assim:

População do Brasil: 191.480.630 (2009)/47.333.000 (2300)

População das Regiões Metropolitanas (em milhões 2009/2300)
1. São Paulo: 19,9/ 4,9
2. Rio de Janeiro: 11,9/ 3
3. Belo Horizonte: 5,1/ 1,2
4. Porto Alegre: 4/ 1
5. Salvador: 3,8/ 0,938
6. Recife 3,8/ 0,938
7. Fortaleza 3,6/ 0,890
8. Curitiba 3,3/ 0,815
9. Campinas 2,7/ 0,667
10.Belém 2,1/ 0,518
11.Goiânia 2,1/ 0,518
12.Manaus 2/ 0,494

Não criei a tabela observando regras muito rigorosas, apenas me baseei nos dados da Onu e do IBGE para fazer um exercício de futurologia, até por que as cidades têm uma dinâmica diferente de crescimento em relação aos países, mas, se levarmos em conta a provável curva de crescimento mais baixo do Brasil é bem possível que em 2300 esse seja o tamanho das nossas principais metrópoles. Quem tiver dados ou outras idéias sobre o assunto por favor o faça. E digam como acham que seriam as metrópoles com a provável população de 2300.

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): estimativas · contagem populacional 2009.
United Nations Population Division, World Population in 2300 (ESA/P/WP.187).

·
Registered
4,151 Posts
Raciocínio interessante.

Entretanto é impossível prever se de fato manteremos os índices negativos de crescimento vegetativo. Ter uma população reduzida em mais de 100% teria efeitos econômicos e sociais catastróficos, sendo que medidas para o aumento da taxa de fertilidade seriam utilizados até 2300.

·
Rick
2,744 Posts
Raciocínio interessante.

Entretanto é impossível prever se de fato manteremos os índices negativos de crescimento vegetativo. Ter uma população reduzida em mais de 100% teria efeitos econômicos e sociais catastróficos, sendo que medidas para o aumento da taxa de fertilidade seriam utilizados até 2300.
Bom, mais tecnologia será usada, portanto menos m~so-de-obra será necessária para produzir as mesmas coisas, nossas terras provavelmente não serão mais tão utilizadas para agricultura...enfim, 2300 né.

Acho o funk uma ótima política para aumento da taxa de natalidade!rsrs:eek:hno:

·
Registered
276 Posts
O curioso é que a população está sempre aumentando e é isto que o senso comum induz; a queda da natalidade menor pode, todavia, ser confrontada com o aumento da expectativa de vida. Meses atrás a Superinteressante colocou a foto de um garoto na capa, cujo título era algo mais ou menos assim: "Ele é Imortal"; algo forte mas pra pensar.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Isso é um dos resultados possíveis de um grande estudo realizado pelas Nações Unidas sobre o crescimento da população no mundo nos próximos anos até 2300. O autor pegou a perspectiva "negativa" de crescimento. Esta

A mais provável - a médio-constante - dá ao Brasil em 2300 uma população de 223 milhões de pessoas. E, de acordo com a pesquisa, sob essa perspectiva, nosso ápice populacional será em 2050, com 233 milhões de habitantes.

Esse estudo aponta para cinco cenários populacionais para a Terra em 2300.

A primeira, a do crescimento constante ( ou seja, nas bases atuais do crescimento demográfico no planeta) nos levaria ao cenário catastrófico e improvável de 135,592 trilhões de habitantes.

A segunda, perspersctiva de alto crescimento populacional, prevê algo próximo de 35 bilhões de habitantes.

A perspectiva de zerar o crescimento na Terra seria satisfeita em uma base constante de 8.3 bilhões de habitantes a partir de 2200.

O cenário de crescimento médio situa a população da Terra em 9.0 bilhões de habitantes.

E o último cenário, apontado pelo autor do thread, é o de crescimento negativo, que conduziria a população da Terra a um encolhimento drástico, chegando a meros 2,3 bilhões de habitantes.

Sei lá, mas o último cenário me parece deveras sedutor.

·
In anti-spam we trust
290 Posts
A grande São Paulo de 19 milhões para 4 milhões, vai ser igual uma cidade fantasma, vários prédios e casas sem ninguem morando.

·
Non-Registered User
5,713 Posts
Viagem total. Duvido que acertem a previsão para daqui a 50 anos, avalie para daqui a 290?!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Hoje as pessoas estão tendo menos filhos porque ter muitos filhos se tornou um problema. No dia em que ter mais filhos for a solução, podem ter certeza que a humanidade vai resolver esse problema bem rápido. :D

Eu acho os cenários de crescimento médio e crescimento zero bem mais plausíveis.

·
no encalço do meliante
14,942 Posts
Acho que quantificar a evolução numérica de uma população envolve ponderar o comportamento humano (prever tendências, avanços que nos são desconhecidos por ora),abordagem inatingível pelas ciências exatas.

Ninguém sabe se haverá maior liberdade das famílias por um maior número de filhos no futuro.

Mas o trabalho é interessante.

·
no encalço do meliante
14,942 Posts
A grande São Paulo de 19 milhões para 4 milhões, vai ser igual uma cidade fantasma, vários prédios e casas sem ninguem morando.
Demole (ou desintegra) e refloresta.

Aí um dia, toda a humanidade vai morar numa única cidade,
com a população descrescendo...até um dia em que houver
um único ser humano na face da Terra...

deprimente....

·
Joinville-SC
4,769 Posts
Geralmente em análises urbanas e obras de ficção-científica têm se a tendência de imaginar cidades com população maior, mas fiz a questão de abrir um tópico diferente acerca do assunto. Fiz uma tabela baseada na projeção populacional da Onu para 2300, que foi produzida em 2003. Baseando-se na curva de crescimento mais baixa, sem levar em conta fluxos migratórios, etc, baseando -se apenas na atual porcentagem das metrópoles brasileiras em relação à população total(2009) poderemos ter em 2300 algo assim:

População do Brasil: 191.480.630 (2009)/47.333.000 (2300)

População das Regiões Metropolitanas (em milhões 2009/2300)
1. São Paulo: 19,9/ 4,9
2. Rio de Janeiro: 11,9/ 3
3. Belo Horizonte: 5,1/ 1,2
4. Porto Alegre: 4/ 1
5. Salvador: 3,8/ 0,938
6. Recife 3,8/ 0,938
7. Fortaleza 3,6/ 0,890
8. Curitiba 3,3/ 0,815
9. Campinas 2,7/ 0,667
10.Belém 2,1/ 0,518
11.Goiânia 2,1/ 0,518
12.Manaus 2/ 0,494

Não criei a tabela observando regras muito rigorosas, apenas me baseei nos dados da Onu e do IBGE para fazer um exercício de futurologia, até por que as cidades têm uma dinâmica diferente de crescimento em relação aos países, mas, se levarmos em conta a provável curva de crescimento mais baixo do Brasil é bem possível que em 2300 esse seja o tamanho das nossas principais metrópoles. Quem tiver dados ou outras idéias sobre o assunto por favor o faça. E digam como acham que seriam as metrópoles com a provável população de 2300.

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): estimativas · contagem populacional 2009.
United Nations Population Division, World Population in 2300 (ESA/P/WP.187).
Eu acho que Curitiba será menor que Manaus, se formos pela regra, pois o crescimento de Manaus vai continuar grande nos próximos 20 anos e deverá passar Curitiba.

·
Banned
2,177 Posts
População das cidades ( 2009/2300)
Abaíra(BA) 8.304/0

·
Banned
1,227 Posts
Tenho uma previsão mais realista: O governo da época vai reinventar o bolsa-familia e ele virá para incentivar as mulheres a terem mais filhos! No caso fique gravida e ganhe 10mil reais + casa + salário minimo até a criança entrar na escola.

E caso o casal tenha 2 filhos o valor aumenta pra 25mil, 3, 40mil, 4, 45mil... Até um limite de 6 aonde se passasse disso o valor se manteria o mesmo.

Com a alta expectativa de vida a economia nao sofreria tanto pois os pais trabalhariam por muito mais tempo.
E voilá!

Ou então proibe a venda de preservativos (pois ate la vacina para todas as dsts vao ter sido criadas) e cria o dia nacional do sexo.
E ainda cria o programa social "Motel para todos."

1 - 20 of 25 Posts