SkyscraperCity banner

1 - 20 of 51 Posts

·
Registered
Joined
·
5,798 Posts
Discussion Starter #1
Brasileiros nascem mais entre março e maio, mas razão intriga cientistas

Amanda Rossi - Da BBC News Brasil em São Paulo


Ano a ano, o padrão se repete: nascem mais brasileiros de março a maio e menos de novembro a dezembro

Nas últimas duas décadas, ocorreram 840 mil nascimentos a mais em março do que em dezembro - uma diferença de 17% entre os meses com os maiores e menores números de nascimento nesse período; será que as pessoas preferem namorar mais no inverno?

Há uma questão científica ainda sem resposta nas estatísticas de nascimento do Brasil. Os brasileiros nascem mais entre março e maio, nove meses após o inverno. E nascem menos em novembro e dezembro - os filhos dos meses de Carnaval. Por que isso acontece ainda não é sabido.

A diferença é significativa. Entre 1997 a 2017, houve 17% mais nascimentos em março do que em dezembro - os meses com os maiores e menores números de bebês nascidos nesse período. Em números absolutos, são 840 mil brasileiros a mais.

A diferença também é consistente ao longo dos anos. Desde o início da série histórica de nascimentos no Brasil, nos anos 90, há uma alta a partir de março, e uma queda a partir de novembro. Assim, o gráfico de nascidos mês a mês lembra uma frequência cardíaca, com um padrão que se repete.

Os dados foram levantados pela BBC News Brasil com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, que é notificado sobre todos os nascimentos no país. Outras fontes de dados, como as estatísticas do Registro Civil do IBGE e do Seade, mostram o mesmo padrão ao longo do ano.

Quando a bióloga e matemática americana Micaela Elvira Martinez, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia, olhou os dados brasileiros pela primeira vez, ficou perplexa: "Eu fiquei extremamente surpresa: 'uau, eles (brasileiros) têm uma sazonalidade de nascimentos muito forte".

A "sazonalidade" citada por Martinez se refere ao comportamento "sazonal" dos nascimentos por apresentam meses de pico e de baixa que se repetem ano após ano da mesma maneira.

É um fenômeno observado na maioria dos países do mundo. O que muda são os meses em que ocorre a alta e a baixa, bem como a diferença entre o número de nascimentos nesses dois pontos.

"Se não houvesse sazonalidade, todo mês nasceria uma quantidade equivalente de pessoas", explica Morvan de Mello Moreira, da Fundação Joaquim Nabuco, um dos únicos pesquisadores brasileiros que se debruçou sobre esse tema.

A particularidade do Brasil - que deixou Martinez surpresa - é que o país é um dos casos com maior sazonalidade de nascimentos conhecida.

"Na maioria dos Estados americanos, nós vemos uma diferença de 6% a 8% entre o mês de pico (com maior número de nascimentos) e o mês de vale (com menor número), comparado com os cerca de 20% que vocês têm", diz a professora de Columbia, que já analisou dados de mais de uma centena de países.

(...)

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2019/02/18/brasileiros-nascem-mais-entre-marco-e-maio-mas-razao-intriga-cientistas.htm?cmpid=copiaecola
 

·
Registered
Joined
·
5,798 Posts
Discussion Starter #2
Eu sou um dos que nasceu nesse período do ano, no caso em maio. Aliás na minha família a maioria nasceu em maio, são mais de 12 parentes com aniversário só nesse mês!
 

·
Registered
Joined
·
10,920 Posts
Curioso... eu mesmo tenho um monte de primo que nasceu em março, além do meu irmão. Mês de março era mês de mt festa infantil quando eu era criança rs
 
Joined
·
671 Posts
Pôoo

Nasci em novembro.
Pertenço ao grupo dos vip?... o sou da minoria?

Se eu pertencer à minoria, exijo que seja declarado o mês de novembro como feriado aos que nasceram neste mês: Mês das minorias que 'vieram ao mundo'.

Pelo direito das minorias que brotaram, surgiram, vieram ao mundo em novembro e dezembro.
 

·
Marquês do Seridó
Joined
·
11,960 Posts
Sou de abril, junto com uma porrada de gente da família.

No NE o meio do ano, de junho a agosto, é a época das festas. Tem festa todo dia, em todo lugar, sempre tem uma por perto. Show, churrasco, almoço, barzinho, forró, quermesse. É a época que as pessoas escolhem para tirar férias, viajam para as cidades natais, para as casas das famílias. As cidades dobram de tamanho. Quem não pega ninguém no restante do ano, pelo menos no meio do ano tira o atraso. Muitos casamentos (marcados) e começos de namoro (espontâneos).

Pelo menos aqui a influência é grande.
 

·
Registered
Joined
·
6,567 Posts
Nasci em agosto, meu pai comeu a minha mãe no final do ano.
Não quero botar duvidas na sua cabeça, mas você já pensou que pode ter sido o cara da kombi do ovo e não o seu pai?
 

·
Registered
Joined
·
9,011 Posts
Poderiam fazer um poll no Boteco pra verificar se isso é real. Eu sei que tem um thread sobre aniversários, mas esse é diferente. Pro Cvltvrae Invtivs SSC est :D
 

·
Registered
Joined
·
20,281 Posts
Quem nasce entre março e maio foi fabricado entre junho e agosto. Entre Junho e agosto é o período frio e os casais acabam fazendo aquilo mais vezes.
 
1 - 20 of 51 Posts
Top