SkyscraperCity Forum banner

Brazlândia (DF)

39903 Views 22 Replies 18 Participants Last post by  vitorfsa
Brazlândia é a cidade mais pacata do Distrito Federal. A mais distante do centro da capital (59 km, a noroeste) tem jeito de interior e economia basicamente agrícola. Destaca-se a produção de morango (colônia japonesa), tomates e goiaba. A festa do Morango é uma das grandes atrações.
Além da tradição agrícola, conta com turismo rural e ecológico, além do religioso. Abriga o Santuário do Menino Jesus de Praga, q só é menor do q o de Aparecida (considerando a América do Sul). Tem ainda a Festa do Divino e o encontro da Mãe (Nossa Senhora Aparecida) com o Filho (Menino Jesus de Praga).

A história de Brazlândia é mais antiga q a do DF. No início do século 20, a partir de famílias goianas e mineiras. Em 1932, foi elevada a distrito de Santa Luiza (hj Luziânia). O nome surgiu a partir de uma das famílias, os Braz. Com a criação de Brasília, perdeu o status de cidade e virou Região Administrativa do DF (RA-IV). Nessa época aida tinha menos de 1000 habitantes... Nos anos 80, com 25 mil, ganhou seu setor mais novo, a Vila São José. Hoje a população é de cerca de 53 mil pessoas.

A área urbana é dividida em 5 setores: Tradicional (mais antigo, adminsitrativo), Norte (mais movimentado, comércio), Sul, Veredas e Vila São José (mais recente e carente). Fora da área urbana, há chácaras e ranchos q tb promovem atividades turísticas. A represa do Descoberto é (ou pelo menos já foi) responsável por 60% da água potável do DF. Boa parte de sua área é coberta pelas APAs do Descoberto e da Cafuringa.

Pra começar uma imagem de satélite, com créditos do Google.

A localização dos setores fica mais fácil no WikiMapia: http://wikimapia.org/#lat=-15.6714696&lon=-48.1965923&z=14&l=9&m=h

Vamos então às fotos (tds de minha autoria, tiradas em 05/01/09). Fiquem à vontade para acrescentar fotos garimpadas ao thread, se quiserem... Ainda me restaram umas poucas fotos, de fora da área urbana (Incra 08, rodovias, Lago Descoberto...), mas essas eu coloco depois.

1 - Boas Vindas na chegada, no acesso pela BR-080, pelo sudoeste da cidade:

2 - Rotary:

3 - Lions:

4 - Monumento na entrada da Avenida LW-1 (imagino q tenha esse nome por cortar a cidade de leste a oeste):

Setor Tradicional

5 - A Avenida LW-1:

6 -

7 - Olhando de volta pra entrada da cidade, com o lago a direita (o lago fica à esquerda de quem entra pela BR-080):

8 - Um pouco a frente do lago, ainda a mesma avenida:

9 - Agora, a principal atração da cidade, o Lago Veredinha, tb chamado de Espelho d'Água:

10 -

11 -

12 - Calçada de caminhada ao redor do lago, com quadra de esportes à direita e a Avenida Central, ao fundo:

13 - Decoração de natal flutuante:

14 - A poluição na entrada de água:

15 - O lago, com fundo pro outro lado:

16 - Árvores próximas ao lago:

17 - A Rua do Lago, considerada um dos maiores "points" de Brazlândia (à noite, claro...):

18 - Um dos pontos mais movimentados são as barraquinhas, em um ponto da rua. Além delas, a própria rua ganha movimento com o pessoal q bota som do próprio carro:

19 - Na mesma rua, às margens do lago, o Centro de Desenvolvimento de Turismo (CDT), q não atrai mt - eu poderia jurar q estava fechado, se depois não visse o pessoal lá dentro:

20 - Ao sul, do lago, um centro esportivo, com o Ginásio Espelho d'Água:

21 -

22 - E tb o Estádio Chapadinha:

23 -

24 - Ao norte do Lago, passa a Avenida Central, q tb liga com a BR-080 (é paralela à LW-1). Na foto, o lago está à direita e o clube Nalneário Veredinha (púbico) à esquerda. O córrego q forma o lago passa abaixo da avenida):

25 - O início da mesma avenida, vista da BR-080:

26 -

27 - Em cada cruzamento, um balão, com direito a um jardim:

28 -

29 - Ao norte da Avenida Central, está a administração, com uma praça em frente, o fórum e algumas outras secretarias (fazenda, saúde):
Administração Regional:

30 - A praça:

31 - O monumento central:

32 - Arborização (a avenida central está à esquerda da foto):

33 - O Fórum Desembargador Marcio Ribeiro, ou Fórum de Brazlândia:

34 -

35 - 2 blocos comerciais ao lado da praça:

36 - O Balneário Veredinha é descrito como um clube, mas é público e está bem abandonado...
Na sua entrada, está o Salão Comunitário, onde funciona a Gerência de Esporte e Lazer da Administração Regional:

37 - Agora já visto de dentro do Balneário:

38 - Parque infantil:

39 - O córrego Veredinha (que forma o lago), qnd chega no balneário:

40 - ainda Vindo:

41 - Saindo, para formar o lago, com observação dos pedalinhos à direita, q não sei se são usados...:

42 - Isso provavelmente um dia foi uma fonte (à esquerda, me parecem lâmpadas). Ao fundo uma quadra coberta:

43 - Alguns pequenos cursos d'água cortam o parque:

44 - Outra entrada do balneário, já voltada pro Setor Norte:

45 - Avenida Veredinha, no Setor Tradicional:

46 - Igreja Presbiteriana:

47 - CAIC:

48 - Hospital Regional de Brazlândia

49 -

50 - Unidade Materno Infantil:

51 - Paróquia São Sebastião:

52 -

53 - Praça no setor norte, na saída do balneário:

54 - Do outro lado da avenida Central, praça mais arborizada:

55 -

56 - Um palco:

57 - VIa SN-1, q liga os setores norte e sul:

58 -

59 - Santuário Menino Jesus (de Praga). Qnd foi inaugurado, só era menor q a Basílica de Nosa Senhora de Aparecida, em td a América do Sul. Abriga até 40 mil pessoas.

A torre central:

60 - Lateral esquerda

61 - A parte debaixo da igreja é vazada e o pessoal costuma passar por lá:

62 - Interior:

63 - O altar:

64 - Voltado pra entrada:

65 - A igreja se destaca de vários pontos da cidade. Da margem oposta do lago:

66 - Vista do Setor Tradicional:

67 - Terminal Rodoviário

68 - Blocos comerciais, atrás do Terminal rodoviário, ocupados principalmente por bares e salões de beleza:

69 - Feira Central

70 -

71 - Arborização:

72 - Um dos poucos blocos residenciais q vi. Pelo visto, antes tinha o pilotis aberto e depois resolveram cercar:

73 - Assembléia de Deus:

74 - Agora, indo em direção ao centro comercial, ao longo da Avenida SN-2. O comércio se concentra no Setor Norte:

75 -

76 - A torre da igreja ao fundo:

77 - Outro balão arborizado:

78 - Algumas imagens em volta do Parque Veredinha (não cheguei a entrar...). Está td cercado, com diversos pontos de entrada e saída. Existem algumas chácaras no parque, mas tb quadras de esportes.
Visto do Setor Norte

79 -

80 - Visto do Setor Veredas:

Vila São José - É a parte mais pobre de Brazlândia. Uma boa parte dela ainda não tem infraestrutura básica, como asfalto... Há mts barracos.
81 - Anúncio da consrtução da Vila Olímpica:

82 - Centro de Saúde novinho em folha (q pelo visto ainda não tá funcionando...)

83 - Principal avenida do setor, q não sei o nome...

84 - Uma outra avenida chegando nessa:

85 - início dessa avenida, na BR-080 (onde estão os carros é a BR):

86 - Uma parte pior, no final (a leste):

87 - Ruas ao norte da avenida: acho q estão sendo as últimas a receber asfalto:

88 - Fica difícil até recolher o lixo (os funcionários perguntaram se eu tava tirando foto pro jornal...)

89 - Obra social (a julgar pelo estado da placa, o "brevemente" não é tão breve assim...):

90 - Posto Comunitário de Segurança (um dos principais projetos de segurança do Governo do Distrito Federal, espalhando vários desses pelo DF):

91 - Quadra de esportes, com escola ao fundo, já quase na divisa com o Setor Veredas:

Setor Veredas

92 - Avenida Veredas, no Setor Veredas:

93 - Terminal Rodoviário, ainda não utilizável:

94 - Com parque ao fundo:

95 - Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), onde antes funcionava uma creche:

96 - Uma rua qualquer:

Setor Sul: pequeno setor, ao sul da Avenida LW-1

97 - Biblioteca Érico Veríssimo:

98 - Campo de futebol de terra, com chácaras ao fundo:

99 - Uma rua qualquer:

100 - Blocos comerciais:

Indo embora...
101 - No verso do monumento de boas vindas do Lions, um "Boa Viagem":

Algumas fontes:
- Página da Administração: http://www.brazlandia.df.gov.br
- Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brazlândia
- Outras fotos: http://www.guiadecidades.net/brazlandia-df/
- Portal da cidade: http://www.brazlandia.com.br/
- http://www.turismonocerrado.com.br/blogs/index.php/df?cat=125
See less See more
102
1 - 20 of 23 Posts
Legal, eamaral.... nunca vimos Brazlândia por aqui!!!! Esse Lago que tem por lá é bem gostoso, pra tomar uma fresca!!!!!!!! A gente percebe que é uma cidadezinha pacata, estilo interiorana, mas que carece de uma bela infra-estrutura!!!!!!

A festa do morango, realmente é muito boa!!!!!!!!! :banana:

Parabéns pela sua iniciativa, amigão....... :cheers:
A cidade parece ser bem tranquila. Muito bonita essa região do lago. :)
A orla do lago ficou bem arrumadinha! Conheço Brazlândia só de passagem.. É a Região Administrativa do DF mais distante do Plano Piloto! Tem uma festa bem legal na região, a festa do morango!!! Valeu eamaral!
eamaral, Parabéns ficou muito bom Thread !
Bem legal as fotos do lago, essa orla ficou muito boa
Adorei o Santuário Menino Jesus, muito lindo, nunca tinha ouvido falar deele.
É muito bom ver que a Vila São José parte mais pobre de Brazlândia está recebendo Vila Olímpica, Posto de Saúde, Posto de Segurança etc...
É raro ver fotos de Brazlândia aqui. Eu também só conheço de passagem. Um clima bem de cidade do interior.
Obrigado pelo thread, ficou bem legal! Parabéns!
eamaral, Parabéns ficou muito bom Thread !
Adorei o Santuário Menino Jesus, muito lindo, nunca tinha ouvido falar deele.
É muito bom ver que a Vila São José parte mais pobre de Brazlândia está recebendo Vila Olímpica, Posto de Saúde, Posto de Segurança etc...
Esse Santuário é muito conhecido, Daví... :cheers:
Arquitetura com "estilo anárquico", mas a cidade em sí pode vislumbrar um belo futuro em razão das avenidas que estão sendo abertas e por sua proximidade com Brasília.
Parabéns!
Não conhecia Brazilândia, achei algumas áreas da cidade meio abandonadas, aquela foto do caminhão de lixo qse tombando parece mesmo de jornal...:lol:
Valeu a todos pelos comentários!!

Putz, só depois vi q tinha errado o título do thread. É BRAZLândia, sem 'i' depois do 'z'... Até tinha escrito certo várias vezes no meio da página, mas justo no título foi errado:bash::bash::bash:
Editei, mas não adianta mt: na página principal acho q vai sempre aparecer como Brazilândia...:bash: Primeiro thread é fogo.

Corrigi tb a foto 45, q falava da avenida, mas mostrava a praça da administração...

Legal, eamaral.... nunca vimos Brazlândia por aqui!!!!
Conheço Brazlândia só de passagem..
Não conhecia Brazilândia
É raro ver fotos de Brazlândia aqui. Eu também só conheço de passagem.
Eu tb não conhecia Brazlândia direito. Já tinha ido, visto o lago e só... Além de ir em partes de fora da área urbana mesmo, como a Festa do Morango e o Rancho Paraná, restaurante, com pesque pague...

Adorei o Santuário Menino Jesus, muito lindo, nunca tinha ouvido falar deele..
Eu tb não conhecia essa igreja! Ela é recente, mas o problema é q nunca tinha ido em Brazlândia além do Lago Veredinha... Por falar nele, essa revitalizada ficou boa mesmo. E parece ser recente tb, do atual governo. Pelo menos, placa de "obra concluída" tem lá:

Tô terminando aqui de organizar as fotos restantes, q tirei no caminho pra lá e já boto no próximo post.
See less See more
Eamaral!

parabéns pela iniciativa!

Eu que nasci em Brasilia nunca fui a brazlândia até mesmo pela distância e pelo fato da cidade não ter tanto destaque assim!

A única coisa que sei da cidade é o festival de Morangos!

Valeu pelo tread!
O principal acesso, vindo de Taguatinga é pela DF-001 e depois pegando a BR-080 (DF-240). Vinco de Brasília, passa pela Estrutural e na entrada de Taguatinga, antes de chegar em Brazlândia (se não quiser pegar a parte de terra da DF-001, hehe, ao norte do Parque Nacional)

Na volta, pra diferenciar um pouco, passei pela DF-180 e peguei mais em baixo a BR-070 (e aproveitei pra tirar algumas fotos de Ceilândia, q estão no thread do David).

A região é bem rural, com algumas áreas residenciais, como o INCRA 08 (dá pra ver entre a DF-180 e o lago... Se na cidade, o que chama atenção é o Lago Veredinha, agora é o Lago do Descoberto que se destaca. É uma das principais fontes de água do DF.

102

Vamos às fotos:

Primeiro o lago do Descoberto:

103 - O Lago Descoberto, com Águas Lindas (GO) no fundo [quase certeza q é Águas Lindas mesmo]:

104 - vista da entrada de Brazlândia

105

106 - Trecho inicial, na DF-001, seguido a direita pela linha de transmissão. É a mesma que acompanha o Pistão Norte de Taguatinga (trecho da DF-001) e que atrapalha o Taguaparque...

107 - Trecho da DF-240, com o lago no fundo à esquerda:

108 - É uma das regiões menos planas do DF (mas perde pra Sobradinho), eu acho:

109

110 - Já mais próximo da área urbana, vem algumas estruturas na margem da rodovia:

111 - Pavilhão próximo de onde é realizada a festa do Morango:

112 - Escola Classe

113 - BR-080:

114 - Já de volta, pegando a DF-180, entrei no INCRA 08. Minha ideia era ver se pegava melhores ângulos do Lago, mais de perto, mas não consegui, pq a área é cercada! Vai essa aqui da principal avenida local:

115 - DF-180:

116 - Garrafão Show (apesar q aí oficialmente já é Ceilândia):

117 - Final desse trecho da DF-180, na BR-070.
See less See more
16
Legal ver Brazlândia aqui. Fui lá qdo era criança, só lembrava dessa parte do espelho d'água.

As fotos deram uma idéia boa da cidade, obrigado por postar!!

(e tem q pedir para a moderação tirar o i do título heheh)

abs.
Legal ver Brazlândia por aqui! É a única RA que ainda não conheço!
Belas fotos eamaral!!Valeu por mostrar!
Opa, título corrigido. Valeu Tiago!

Valeu aí tb pelos comentários!
Por causa de Brazlândia nós somos os maiores produtores nacionais de morangos! :banana:

Passei muitas vezes por lá, indo para uma chácara quase na divisa com GO. Aquela região tem uma topografia muito bonita. Vales, morros, ravinas, etc...
Ow, cidadezinha com aspecto bem tranquilo!!
Gosto de cidades assim... =)
Uau, Brasília impressiona mesmo, nunca pensei que a Região Administrativa de Brazlândia fosse tão agradável.
Cidade tranquila boa para quem quer um refugio urbano
Interessante o quanto Brasilia n é densa,esta Brazlandia mas parece uma cidade media da região Norte(muito umida),ao mesmo tempo tem um jeito periferico
Mas agora,que situação que esta aqui,nesta foto,viu:eek:hno:
See less See more
1 - 20 of 23 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.