Skyscraper City Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Rodovia BR-153 passa por obras de duplicação em Goiás

A conclusão da obra de duplicação das rodovias BR-153, que liga Goiânia ao sul de Goiás, e da BR-060, no trecho entre a capital do Estado e o Distrito Federal, depende da construção de dois viadutos e da duplicação de 68 quilômetros nas duas vias.

São oito quilômetros na BR-060 e outros 60 na BR-153. O trabalho neste trecho foi retomado nos últimos dias pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), após interrupção no final de 2006.

De acordo com o órgão, a conclusão da duplicação da BR-060 deve ocorrer em agosto, quase 26 anos depois do início das obras. Já a duplicação da BR-153, iniciada em 1998, só deve estar concluída em 2008.

O próximo trecho a ser liberado será o viaduto no trevo de Piracanjuba (GO), na BR-153. A previsão é que a passagem esteja pronta no final de maio ou início de junho.

Entre Hidrolândia e o trevo de Piracanjuba são 40 quilômetros em duplicação. A partir do trevo, outra equipe já iniciou os trabalhos em mais dez quilômetros.

Agência MBPress

·
Marcelo Alves
639 Posts
Duplicação da BR-060 inicia com previsão de investimento de R$ 1,3 bi

Iniciada a duplicação da rodovia BR-060, considerada a mais importante de escoamento da produção agrícola do sudoeste de Goiás. A obra vai custar R$ 1,3 bilhão. Um trecho de quase 300 quilômetros deve ficar pronto em três anos.

O movimento de veículos é intenso na BR-060, que inicia em Brasília e liga os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, tem pista simples na maior parte do percurso, o que torna o tráfego lento e arriscado. O trecho sem duplicação liga a capital goiana a vários municípios de economia baseada na agropecuária. Toda a produção do sudoeste do Estado usa o movimentado e perigoso corredor logístico. Os acidentes fazem parte de uma estatística preocupante.

Recentemente, o trecho de 220 quilômetros entre Goiânia e Rio Verde foi reformado e algumas mudanças foram feitas, como a construção de terceira pista em pontos de subida para melhorar o fluxo. Nenhuma das ações conseguiu reduzir o tráfego intenso nem diminuir os acidentes. A duplicação, planejada há sete anos, começa a sair do papel. As máquinas já iniciaram o trabalho num trecho de 30 quilômetros entre Goiânia e o município de Guapó.

A obra, autorizada pelo Ministério dos Transportes, vai ser executada por cinco consórcios formados por 12 empreiteiras. A previsão é de que o trecho de 288 quilômetros entre Goiânia e Jataí, no extremo sudoeste goaino, esteja duplicado em três anos. É prevista também a construção de seis viaduto e o orçamento está calculado em R$ 1,3 bi. Os recursos devem sair do PAC 2. Quem usa constantemente a BR-060 ficou animado com o início do serviço.

Fonte: Canal Rural, Por Luiz Fernando Avelar

http://www.agenciat1.com.br/8758-du...icia-com-previsao-de-investimento-de-r-13-bi/

·
Campinas/Sampa
1,036 Posts
Queria ver quando via sair a duplicação da BR-050....foda num ter uma ligação duplicada direta entre a capital do País e São Paulo...(sei que da para ir por goiânia em poucos anos com 100% duplicaodo..)

·
on the road
leptokurtic
35,024 Posts
^^ O trecho mais crítico da ligação GO-MT não é Goiânia-Jataí (exceto até Guapó), mas Rondonópolis-Cuiabá, e, em segundo lugar, JAtaí-Rondonópolis. Estão começando as obras por onde a duplicação é menos importante, mas pelo menos a estão fazendo.

Quanto à duplicação da BR-050: acho improvável para o médio prazo duplicação do trecho Catalão - Cristalina.

·
Marcelo Alves
639 Posts
O que não gostei nesse projeto foi o fato de não prever nenhuma obra para a passagem por dentro de Goiânia, porque atualmente só se sabe onde a rodovia entra e onde sai da cidade, internamente ela se perde em meio aos infinitos semáforos, rotatórias, comércio local, etc...

Alguém sabe algo a respeito? Será que estava previsto no anel viário? Ou foi apenas vacilo mesmo?

·
Marcelo Alves
639 Posts
O que não gostei nesse projeto foi o fato de não prever nenhuma obra para a passagem por dentro de Goiânia, porque atualmente só se sabe onde a rodovia entra e onde sai da cidade, internamente ela se perde em meio aos infinitos semáforos, rotatórias, comércio local, etc...

Alguém sabe algo a respeito? Será que estava previsto no anel viário? Ou foi apenas vacilo mesmo?

·
Mobilidade Urbana Moderna
3,880 Posts
Tomara que inicie logo a Duplicaçao da BR 060 entre Goiania a Jatai. Quem sabe assim teremos mais uma Via Duplicada trazendo importancia ao desenvolvimento ao nosso Pais.
Na verdade , essa promessa de Duplicar a BR 060 , esculto falar ha mais de 5 anos e ate hoje nada ocorria, agora vamos ver se nesta vez saia do Papel.

Por mim, Duplicaria a BR 060 entre Goiana ate Cuiaba. Para que essas duas Capitais ficam interligadas totalmente, mais acho dificil...:(. Pelo Menos Duplicando a Rodovia entre Cuiaba a Rondonopolis e Goiana a Jatai. Ja esta pelo menos melhor, e assim quem sabe ate Medio Prazo tenhamos tada Via Duplicada entre Goiana a Cuiaba. Acredito que estamos chegando la :).

Queria ver quando via sair a duplicação da BR-050....foda num ter uma ligação duplicada direta entre a capital do País e São Paulo...(sei que da para ir por goiânia em poucos anos com 100% duplicaodo..)
Pois e amigo, eu tbn penso nisso. Seria bom se Duplicasse o restante da BR 050 desde Araguari-MG ate Cristalina-GO. Mais acho dificil o Governo ter interesse agora para Curto Prazo isso ocorrer.
O que esta em Duplicaçao, e o Trecho entre Uberlandia-MG ate o Limite com Goiais/Minas, e ouvi falar que talvez existe um Projeto para Duplicar ate Catalao-GO.Mais eu sei se ha interesse do Governo de Duplicar ate Catalao mesmo.

Quanto à duplicação da BR-050: acho improvável para o médio prazo duplicação do trecho Catalão - Cristalina.
Eu acho tbn que o Governo agora por enquanto em Curto Prazo, ainda nao tem interesse de Duplicar a BR 050 entre a Fronteira MG/GO ate Cristalina. E uma pena mesmo,o DNIT achando que ainda nao prescisa Duplicar toda BR 050 ate Brasilia. Tudo bem , eu sei que vai ter Vias Duplicadas entre SP a Brasilia, mais e da forma de "Puxadinho, de puxando um pouco da Rodovia de la e um pouco de cá, e ainda dando uma volta que só" e nao acho isso legal e fica uma coisa meio "fora de Mao" , vai ser um abusdo eu querendo viajar de Sao Paulo para Brasilia em Pìsta Dupla e Segura, e entao eu tendo que dar uma volta por Goiana, isso já e fora de Mao. Seria muito viavel mesmo(mas o Governo acha que nao prescisa) duplicar sim toda BR 050 desde Uberlandia-MG ate Brasilia.

·
Marcelo Alves
639 Posts
Pois e amigo, eu tbn penso nisso. Seria bom se Duplicasse o restante da BR 050 desde Araguari-MG ate Cristalina-GO. Mais acho dificil o Governo ter interesse agora para Curto Prazo isso ocorrer.
O que esta em Duplicaçao, e o Trecho entre Uberlandia-MG ate o Limite com Goiais/Minas, e ouvi falar que talvez existe um Projeto para Duplicar ate Catalao-GO.Mais eu sei se ha interesse do Governo de Duplicar ate Catalao mesmo.

Eu acho tbn que o Governo agora por enquanto em Curto Prazo, ainda nao tem interesse de Duplicar a BR 050 entre a Fronteira MG/GO ate Cristalina. E uma pena mesmo,o DNIT achando que ainda nao prescisa Duplicar toda BR 050 ate Brasilia. (...) Seria muito viavel mesmo(mas o Governo acha que nao prescisa) duplicar sim toda BR 050 desde Uberlandia-MG ate Brasilia.

É algo qu verdadeiramente me esforço muito, mas juro, não compreendo de forma alguma.

A lógica de se duplicar uma rodovia não deveria ser sanar o fluxo que uma pista de mão dupla já não suporta mais?
- Pois bem, então o que seria racional deveria ser a duplicação até onde o trânsito da rodovia se dispersa, como um trevo ou uma cidade, o que não ocorre na divisa MG/GO.

São os vários Brasis em um só Brasil!
A rodovia, a mesma rodovia é melhor de um lado do rio do que do outro.
Vai entender???

·
3,880 Posts
E a 153 no estado de minas, depois do trevão? transito absurdo e nada de duplicação em vista;
Vc falou certo mesmo Amigo! Concordo, que o Governo so Duplicou o Trecho Norte da BR 153 do Triangulo Mineiro, e o restante para o Sul ate Sao Jose do Rio Preto-SP, e um mega transito de Carretas mesmo e vendo muitos carros fazendo arriscadas Ultrapassagens. Conheço um amigo meu que ja viajou de SJ Rio Preto-SP para Goiana. Ele falou que o Trecho da 153 Paulista ate ficou bom pq foi Privatizada, mais mesmo assim ele falou que a Rodovia deveria ser Duplicada pq tem muito CAminhao e Carros se dividindo a mesma faixa, ele falou que o Transito horrivel vai durando ate chegar o Trevao de Minas, depois do Trevao dai ele falou que ja melhora bastante pq a Rodovia a 153 ja e Duplicada ate chegar em Goiana. So que ele falou que no Caminho da 153 Duplicada, tem alguns Obstaculos ainda, tem Trechos que ainda nem foi terminado, como ele falou que na Ponte da 153 sobre um Rio na Cidade de Itumbiara-GO, a Ponte ainda nao esta Duplicada, ele falou tbn que tem Trechos nas Cidades do Interior de Goiais que esta Inacabado e ainda em Pista Simples:eek:hno:, e tem Trechos que ainda se ver obras.

Essa Viagem que ele fez , foi no final do ano retrazado, agora eu nem sei mais como esta as Obras da 153 entre o Trevao de Minas ate Goiana e nem o meu amigo mais sabe pq depois faz tempo que ele nao passa mais por la de novo. Agora eu queria saber como anda as obras de Duplicaçao dos Trechos Inacabados da BR 153 entre Goiana a Minas?? E olha que as obras foram iniciadas em 1998 e ate hoje se arrastava, sera que terminaram tudo 100% mesmo as obras da 153 mesmo?? Obrigado quem souber.

E sobre o Trecho entre o Trevao de Minas ate Sao Jose do Rio Preto-SP, ano passado , teve um Deputado da Regiao que pediu que o DNIT começase a fazer o levantamento e inicio de um Pre-Projeto para Duplicaçao da BR 153 entre o Trevao ate SJ Rio Preto, pq pelo que consta mesmo, o Movimento nesse Trecho que ainda nao esta Duplicado, e muito grande tbn,passa muita carreta trazendo perigo aos carros. E dizem que todo mes e acidentes com Vitimas Fatais, e se caso fosse Duplicado nao teria tanto acidente e daria para fazer uma viajem tranquila entre SJ Rio Preto ate Goiania so em Pistas Dupla e taria mais o desenvolvimento a essas Cidades e Regioes, mais acho dificil o Governo atender o Pedido do Deputado e ter interesse para isso mesmo ja em Curto Prazo :eek:hno:

É algo qu verdadeiramente me esforço muito, mas juro, não compreendo de forma alguma.

A lógica de se duplicar uma rodovia não deveria ser sanar o fluxo que uma pista de mão dupla já não suporta mais?
- Pois bem, então o que seria racional deveria ser a duplicação até onde o trânsito da rodovia se dispersa, como um trevo ou uma cidade, o que não ocorre na divisa MG/GO.

São os vários Brasis em um só Brasil!
A rodovia, a mesma rodovia é melhor de um lado do rio do que do outro.
Vai entender???
Oi Amigo, eu tbn nao compriendo esse DNIT e o Governo de nao querer Duplicar um Via só e querer Duplicar varios pedaços de Trechos em "Puxadinho" , tipo assim Puxando um Pedaço da BR 060 entre Goinana a Brasilia, depois puxando a BR 153 de Goiana ate o Trevão de Minas, e depois Puxando a BR 365 entre o Trevao ate Uberlandia(atualmente esta em Duplicaçao) e depois levando a BR 050 de Ubrlandia ate Sao Paulo(atualmente ja Rodovia Anhanguera). Isso pra mim, eu considero uma coisa muito "Fora de Mao" ,dar uma imensa volta para quem quer ir para Brasilia ou para Sao Paulo, e considero isso mais um "Puxadinho do Governo" de nao querer fazer uma coisa mais bem feita. Se o Governo tivesse mais vontade, ou se agente tivesse na Europa ou nos EUA, Canada,China e etc. E so o Brasil nao tivesse muita Roubalheira.Garanto que ja teriamos uma Rodovia toda Duplicada e completa entre Sao Paulo a Brasilia, e a BR 050 seria toda Duplicada. E tbn a BR 153 ja seria toda Duplicada desde Goiana ate SJ do Rio Preto-SP. Mais como nao estamos num Pais tao desenvolvido a força de vontade..... :( :(, entao o Governo so vai fazer "Puxadinhos" mesmo :(.

O que vc falou, e realmente mesmo, so que o DNIT duplicar logo de vez a BR 050 entre Uberlandia-MG ate Brasilia logo, mais nao..... eles alem de fazer "Puxadinhos" Rodoviarios no caso de Pista Dupla. Eles nao querem fazer uma Duplicaçao Completa de Boa Vontade, eles so estao Duplicando a BR 050 entre Uberlandia ate o Limite MG/GO graças a Populaçao que pegou muito no Pé dos Politicos e do DNIT. E a Cidade Proxima onde passa a BR 050 em Goiais e Catalao-GO, onde o Prefeito da Cidade e a Populaçao, faz anos que pede a Duplicaçao da Rodovia pelo menos ate a Cidade, e o DNIT nao querendo atender o pedido e so fala que vai Duplicar ate o Limite dos Estatos(onde tem a Ponte do Rio) e ponto final. Dar pra entender mesmo??? Pois eee.... o nosso Brasil com Politicos e Orgaos como o DNIT, so na Ma vontade com obras Incompletas e quando faz e "Puxadinho".

·
on the road
leptokurtic
35,024 Posts
^^ A BR-153 será duplicada até Prata. Já a 050 está em duplicação até Araguari (obras em andamento) e em licitação até a divisa. Eu considero o trecho divisa GO/MG -Catalão de duplicação necessária, mas o movimento cai muito entre Catalão e Cristalina.

Quanto à BR-060 em Goiânia: exist um projeto de extender a Perimetral até a BR-060, e outro, em estágio mais embrionário, de fazer uma ligação com a BR-153 ao sul de Aparecida.

·
3,880 Posts
^^ A BR-153 será duplicada até Prata. Já a 050 está em duplicação até Araguari (obras em andamento) e em licitação até a divisa. Eu considero o trecho divisa GO/MG -Catalão de duplicação necessária, mas o movimento cai muito entre Catalão e Cristalina.

Quanto à BR-060 em Goiânia: exist um projeto de extender a Perimetral até a BR-060, e outro, em estágio mais embrionário, de fazer uma ligação com a BR-153 ao sul de Aparecida.
Ehh mesmo amigo? O DNIT vai Duplicar a 153 entre o Trevao ate a Cidade de Prata-MG?? De onde vc soube disso? Onde sugiu essa Noticia? Se for mesmo, dai ja ficaria pelo menos feliz de souber que mais um Trecho da 153 vai ser Duplicada.

Por enquanto ainda e uma Pena que o DNIT nao tem interesse e pelo jeito ainda nao vai atender o Pedido de um Deputado, de Duplicar completamente a 153 desde o Trevao de Minas ate a Cidade de Sao Jose do Rio Preto-SP, pq a Duplicaçao desse todo Trecho e muito necessario ja para Curto Prazo, pq o movimento de Carretas e imenso segundo um Colega meu falou pra mim, ele ja fez a Viagem entre SJ Rio Preto ate Goiana. E uma Pena que ainda o Gov nao tem interesse de Completar toda Duplicaçao entre as duas grandes importantes Metropoles, seria Duplicar toda Via entre Goiana a SJ Rio Preto.

Pelo Menos Duplicando ate Prata, ja esta bom e pelo menos aos poucos vamos chegando de se ter uma ligaçao Duplicada entre SJ Rio Preto a Goiana. Se for mesmo essa Noticia que vc falou pra mim, dai ja e uma alegria imensa :).
AHH LEMBREI!!!! Aih que esta a "questao", o Governo so fez anuncio "Politiqueiro" em que na verdade as obras ainda vai demorar a sair do Papel??
Ou e Anuncio do DNIT de verdade mesmo, pelo menos ja esta perto de sair a Licitaçao e as obras tbn?? Ou e ainda e o Anuncio do Projeto(se for ainda vai demorar:eek:hno:)??
Eu estou na Duvida ainda.....

E sobre a BR 050, entao quer dizer que so estao Duplicando o Trecho entre Uberlandia a Araguari?? E pq o restante do Trecho entre Araguari ate o Limite MG/GO ainda nem se quer iniciou?? Fiquei um pouco chateado agora, pq eu pensava que o Trecho apos Araguari ja tivesse iniciado tbn, e uma pena que ainda esta em Licitaçao :eek:hno:, e sera que essa Licitaçao desse Trecho, ainda vai demorar ou ja esta perto de ocorrer o Leilao dos Envelopes??
E a Cidade de Catalao-GO, faz anos que esta pedindo para o DNIT que puxasse um pouco a mais,a Duplicaçao da Rodovia ate o Municipio.Mais parece que o DNIT ignorou o pedido do Prefeito e so disse que vai fazer no Maximo ate o Limite MG/GO e SÓ!!:eek:hno::eek:hno::eek:hno::eek:hno:. Coitado do Prefeito da Cidade que foi ignorado......:eek:hno:
Mais me parece que talvez, o Governo do Estado de Goias fez um Projeto para Duplicaçao da BR 050 desde o Limite MG/GO ate Catalao-GO, e talvez eles vao apresentar ao DNIT, mais vamos ver se um dia vai sar do Papel :|.
Pq e realmente mesmo, o Trecho entre Uberlandia ate Catalao, e um movimento imenso de carretas ,muito movimento. Eu falo isso pq ja viajei nesses Trechos.

E sobre a BR 060 Sul de Goiais, nesses dias o DNIT faz anuncio que vao mesmo realmente Duplicar a Via entre Goiana ate Rio Verde-GO,dai talvez dupliquem ate Jatai-GO(onde o Trecho Urbano da Cidade ja e Duplicado) e com extençao tbn ate Mineiros-GO. Dai segundo nos "Meus Sonhos :lol:" deveria Duplicar ate Rondonopolis-MT para que em seguida Dupliquem ate Cuabá. Dai Goinia e Cuiaba ficariam interligadas em Pistas Duplas, mais to achando isso dificil para nossa Geraçao ainda :eek:hno:.

1 - 15 of 15 Posts