SkyscraperCity banner

1 - 20 of 51 Posts

·
Moderator
Joined
·
165,535 Posts
Discussion Starter #1


O Brunei é um estado soberano localizado na costa norte da ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático. Além de seu litoral com o mar da China Meridional, é completamente cercado pelo estado de Sarawak, na Malásia, e é dividido em duas partes pelo distrito de Sarawak, Limbang. É o único estado soberano completamente na ilha de Bornéu, com o restante da ilha, formando partes da Malásia e Indonésia. A população de Brunei era estimada em 423,196 em 2016.

As reivindicações oficiais da história nacional do Brunei podem traçar suas origens ao século VII, quando era um estado sujeito chamado P'o-li, na Sumatra, centro do Império Serivijaia. Ele mais tarde se tornou um Estado vassalo de Java, centro do império Majapait. Brunei se tornou um sultanato, no século XIV, sob o recém-convertido sultão islâmico Xá Maomé.

No auge do Império do Brunei, o sultão Bolkiah (reinando de 1485-1528) tinha controle sobre as regiões do norte de Bornéu, incluindo a moderna Sarawak e Sabá, bem como o arquipélago de Sulu ao largo da ponta nordeste de Bornéu, Seludong (hoje a Manila moderna) e as ilhas ao largo da ponta noroeste de Bornéu. A talassocracia foi visitada pelos espanhóis da expedição de Magalhães em 1521 e lutaram pela Espanha em 1578 na Guerra de Castela. O Império do Brunei começou a declinar, atingindo sua forma moderna em 1890 após o progressivo século XIX cedendo Sarawak para o Reino de Sarawak e Sabá sendo cedida a Companhia Privilegiada do Bornéu do Norte. O Brunei se tornou um protetorado britânico em 1888 e foi atribuído um residente britânico em 1906. Nos anos após a ocupação de guerra japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, ele formalizou uma constituição e lutou numa rebelião armada.[9] O Brunei recuperou a sua independência do Reino Unido em 1 de Janeiro de 1984. O crescimento econômico durante os anos 1970 e 1990, com média de 56% de 1999 a 2008, transformou o Brunei em um país recém-industrializado; Brunei tem o segundo maior índice de desenvolvimento humano entre as nações do sudeste asiático depois de Singapura, e é classificado como um país desenvolvido.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Brunei é classificado em 5º no mundo em produto interno bruto per capita em paridade de poder aquisitivo. A revista Forbes também classificou Brunei como a quinta nação mais rica entre 182 nações, devido à sua extensa área de petróleo e de gás natural.

O país foi considerado "não livre" em 2019 pela Freedom House.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Brunei



 
1 - 20 of 51 Posts
Top