Skyscraper City Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Registered
meow
10,781 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal!

Estou de volta com os threads da minha viagem em outubro. Vamos agora a Bruxelas, cidade onde dormi 5 noites (mas só visitei por 2 dias).

Bruxelas é uma cidade muito diversificada em termos de arquitetura, mas também de população. Em Bruxelas se veem imigrantes de toda parte do mundo em níveis comparáveis a outras grandes capitais europeias, fora toda aquele clima político que envolve a cidade. Fui guiado por uns amigos que moram lá e trabalham no setor da União Européia, então tive a oportunidade de saber como (não) funciona a cidade, a Bélgica e a União Européia. No meu thread vocês vão poder ver o parlamento europeu e outras construções da UE que nem eu mesmo sei o que é.

A cidade é um tanto interessante, é cortada por uma avenida relativamente larga pra padrões europeus e possui um sistema de transporte público relativamente eficiente, mas curioso. Em algumas estações só existem catracas até a metade do caminho entre as duas paredes. A passagem é fisicamente livre e ninguém paga o bilhete. A cidade é oficialmente bilíngüe, mas se você falar holandês por lá você morre de fome. Tem barracas de waffels e batata frita (frites) por todos os lados e você se sente em qualquer lugar, menos na... BÉLGICA! Hahah, fora que as coisas funcionam de um jeito estranho. Por exemplo: nas estações de trem belgas, se você quer comprar um bilhete interno, é só você ir na maquininha e inserir seu cartão de crédito BELGA, que tá beleza. Se você não tiver um cartão belga, tem que pegar uma fila absurda que demora séculos. Já os trens internacionais aceitam cartões INTERNACIONAIS, não é realmente lógico? ahahah

Enfim, eu teria algumas coisas desse tipo pra contar sobre a Bélgica, mas vocês iam se aborrecer, então vamos às fotos pra ganhar um tempinho.

1 - Parc du cinquentenaire

2

3

4 - Uma das construções da UE espalhadas pela cidade

5

6 - Mais coisas da UE

7 - Parlamento Europeu

8

9 - Um dos palácios reais

10

11

12

13

14

15

16

17 - Monumento à I Guerra Mundial

18 - A cidade vista da parte alta

19

20

21

22 - Resquícios dos tempos medievais

23 - Em frente à estação central de trens

24 - Rua do meu hotel (rue T'Kint)

25 - Essas fontezinhas são muito francesas heheh

26 - ... dei sorte, peguei sol numa cidade onde chove 200 dias por ano

27

28

29

30 - La Bourse / De Beurs (antiga bolsa de valores)

31 - Essa aparentemente é a principal avenida do centro

32

33

34

35

36 - Se você não fala holandês ou francês, não vai entender NENHUM menu desses restaurantes hahah

37

38

39

40

41 - Andando pelo centro antigo

42

43

44 - Grand Place

45

46

47

48

49 - Ainda na Grand Place

50 - Manneken Pis, o principal landmark da Bélgica (é minúsculo, tem uns 40cm)

51

52 - Vejam a insignificância!

53

54

55

56 - Um mercado/bar perto do meu hotel

57

58 - Atomium - é realmente imponente!

59

60

61 - Aqui dá pra ter uma noção do tamanho

62 - Parque muito agradável do lado do Atomium

63

64 - Agora algumas da região próxima ao Atomium, que fica meio nos subúrbios de Bruxelas

65

66

67

68

69

70 - Aqui já estamos no sul da cidade, na Avenue Louise, a mais valorizada da cidade

71

72

73 - Av. Louise, que não tem nada de glamurosa a não ser o preço dos apartamentos

74

75

É isso aí! Espero que tenham gostado! :cool:

·
Registered
5,655 Posts
As fotos estão ótimas, apesar do tempo feio da primeira parte.

O centro histórico parece ser bonito, mas fora isso a cidade não é muito atraente...

Eu tenho a impressão que a parte histórica corresponde somente à uma pequena parcela da cidade, é isso mesmo?

·
.
8,821 Posts
Sei que muita gente não gosta de Bruxelas, mas, sei lá, por fotos, eu curto, heheh! Vejo muitas construções bonitas e acho o Grote Markt simplesmente maravilhoso! Já o Manneken Pis é... PATÉTICO! Chega a ser tosco que uma esculturazinha com esse tamanho mixuruca seja um dos principais pontos turísticos de uma cidade famosa como Bruxelas (e da Bélgica mesmo), heheh! Enfim... Valeu pelo thread! Segue postando as fotos da tua "saga"! =P

·
Registered
7,151 Posts
Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia

O edifício foi construido durante os anos 60, afim de acolher a sede da Comissão Europeia. De design do arquitecto Lucien de Vestel, sobre a base de uma cruz de lados desiguais, cuja superfície construída soma 240.000 m².

A sua forma característica ficou conhecida na europa inteira.

Depois de descoberto que o amianto era um produto cancerígeno, ele sofreu pesadas reformas e um retrofit que quase o deixaram irreconhecido.

Foi renovado sob a direcção do arquitecto Pierre Lallemand e voltou a acolher a Comissão desde 2004.

Antes da reforma

·
Registered
7,151 Posts

este edifício tem uma lenda interessante.

À noter l'asymétrie de l'Hôtel de ville (voir photo au début de l'article à droite). En effet, la tour ne se trouve pas exactement au milieu de l'édifice et la partie de gauche et celle de droite ne sont pas vraiment identiques (bien qu'elles le paraissent au premier regard). Une vieille légende connue des Bruxellois veut que l'architecte qui a conçu le bâtiment s'est suicidé en se jetant du sommet du beffroi après s'être rendu compte de cette « erreur » architecturale. En fait les deux parties n'ont pas été construites ensemble.

·
Registered
4,955 Posts
Nunca tinha visto fotos de Bruxelas, me decepcionei. A cidade simplesmente n me atraiu, achei sombria e sem graça mas apesar de tudo é uma bela cidade com predios historicos bem conservados.

·
Registered
meow
10,781 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ Realmente, perto das demais cidades Belgas, Bruxelas fica ofuscada, especialmente por Bruges e Antuérpia. Nao conheci Ghent, que dizem que é bonita também.

Das que eu visitei, Bruxelas só fica acima de Oostende.

1 - 13 of 13 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.