SkyscraperCity banner

1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
6,711 Posts
Discussion Starter #1
Câmara Cria Sítio Sobre Reabilitação Urbana

O sítio da Câmara Municipal de Lisboa na internet passou a dispor desde ontem de uma opção relacionada com a reabilitação e requalificação urbana da cidade. Trata-se da ligação \"Renascer Lisboa\" e foi apresentada na inauguração, pelo presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, da exposição \"Conservação e Reabilitação Urbana, Nova Cultura de Cidade\". A mostra vai estar patente ao público até ao dia 30 de Abril na Rua Garrett 72.

Aos cibernautas que acedam a partir de agora ao sítio www.cm-lisboa.pt e cliquem no símbolo à esquerda da página onde se lê \"Renascer Lisboa\" encontrarão \"online\" informação sobre as intervenções urbanísticas em desenvolvimento na cidade, bem como os instrumentos e programas que auxiliam o processo de reabilitação urbana.

\"Vai permitir às pessoas ficarem a conhecer o que a câmara está a fazer a nível da reabilitação urbana\", explicava ontem a vereadora Eduarda Napoleão. \"O site identifica os diversos programas que a câmara está a desenvolver, identifica os prédios actualmente em reabilitação e indica as áreas da cidade onde ela esta se está a verificar\".

Na página da câmara, desde ontem, os interessados ficam a conhecer os edifícios reabilitados e em reabilitação, os edifícios objecto de intimação para a realização de obras, os programas de comparticipação, os eixos prioritários de intervenção, os projectos integrados (Castelo, Chafariz de Dentro e Intendente), o património arquitectónico e a candidatura da Baixa Pombalina a Património Mundial, entre outras informações.

Na ligação \"Cidade em Renovação\", por exemplo, será possível aceder ao mapa e à lista de moradas da cidade que estão em renovação, contando ainda com a ajuda de dezenas de fotos dos respectivos edifícios. Na ligação \"Intimações\", acede-se ao mapa e à lista de moradas de prédios objecto de processos de intimação para obras de conservação. Na ligação \"Programas de Comparticipação\", acede-se à listagem de edifícios objecto de programas de comparticipação municipal, como o Recria, Rehabita e o Recriph. Na ligação \"Eixos Prioritários\", existe um mapa com a localização dos 16 eixos considerados prioritários, como o são a Rua Alexandre Herculano ou a Rua das Janelas Verdes.

Quem não dispõem de internet, pode visitar até ao dia 30 de Abril, a exposição patente no Chiado acerca do mesmo tema. A temática patente na página da net, está ali disponível em televisores, computadores e expositores que, sala a sala, abordam areabilitação e conservação urbana. \"A exposição é uma demonstração do sucesso do nosso esforço de reabilitação e revitalização da cidade\", disse a vereadora Eduarda Napoleão.

·
Moderator
17,709 Posts
Sao mesmo muitos predios que estao a ser reabilitados. Acho que daqui a uns anos a cidade ja nao sera a mesma. Estara muito mais limpa, bonita e arranjada, mais ao estilo de Estocolmo e Copenhaga!! Agora o engracado e que eu ja ouvi um estrangeiro dizer que a cidade se estava a transformar mas que ele gostava dela assim e que iria perder aquele charme!!!

·
Registered
6,711 Posts
Discussion Starter #3
lol mas k charme pha? eles devem pensar ke a camara deixa os prédios velhos e podres de proposito para ser very typical hein? k cromos!

·
Moderator
17,709 Posts
E que e mesmo verdade!!! E uma ganda lata esperarem que as pessoas vivam naquelas condicoes e nos deixemos a NOSSA cidade cair aos bocados so para eles terem o charme que querem!! :bash:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,736 Posts
Fern said:
Agora o engracado e que eu ja ouvi um estrangeiro dizer que a cidade se estava a transformar mas que ele gostava dela assim e que iria perder aquele charme!!!
Eu compreendo perfeitamente: dor de cotovelo!!! Lisboa está cada vez mais bonita e melhor e isso faz mal a muito estrangeiro que vêm para cá a pensar que Lisboa é feita desse "charme"...;)

·
Moderator
17,709 Posts
Mas por acaso, agora a falar a serio, eu acho que o Santana Lopes e o Carmona Rodrigues vieram trazer uma lufada de ar fresco a cidade. Desde que eles chegaram a reabilitacao esta a acontecer em todo o lado, ha inumeros projectos incluindo alguns de relevo internacinal, acabou aquela politica do deixa andar e deixa construir o que quer que seja!! Na minha opiniao mais uns anos de PSD e esta cidade estara transformada e a competir taco a taco com as melhores da Europa!!

·
Registered
6,711 Posts
Discussion Starter #9
Fern said:
Mas por acaso, agora a falar a serio, eu acho que o Santana Lopes e o Carmona Rodrigues vieram trazer uma lufada de ar fresco a cidade. Desde que eles chegaram a reabilitacao esta a acontecer em todo o lado, ha inumeros projectos incluindo alguns de relevo internacinal, acabou aquela politica do deixa andar e deixa construir o que quer que seja!! Na minha opiniao mais uns anos de PSD e esta cidade estara transformada e a competir taco a taco com as melhores da Europa!!
também concordo contigo fern , pa podem acusar u santana de ser playboy e incompetente mas u gaju pra mim já fez mais ke muitos na camara de lisboa alguns exemplos:
1-Parque de Monsanto rekualificou akela porcaria toda
2-Requalificacao urbana, foi somente nesta legislatura que começaram as obras nos prédios degradados ,no tempo do soares so via uns quantos lá po lado do castelo
3-restrição do transito bairro alto, bica,alfama na altura tava tudo contra agora tá tudo de acordo, vida de politico não é facil...
4-tunel do markes apesar de todas as trapalhadas vai ser feito, u mesmo com u parque mayer
5-arco do cego la pá março u jardim tá pronto

não to a dizer ke fez tudo bem mas fez certamente muitas boas decisoes e gostei do santana na camara ,já u carmona não parece ter coragem politica para fazer mais "medidas" dificies, ele é muito soft!!

·
Moderator
17,709 Posts
Pois sobre o Carmona acho que talvez tenhas razao. Ele parece um bocado soft mas por enquanto ainda esta a levar a cabo o programa e as medidas do Santana. Quando comecar o proximo mandato (assumindo que ele e eleito) e que se vai ver de que e que ele e feito!!!

·
30,736 Posts
Fui hoje à tarde à exposição da Rua Garret. Tem 1 parte dedicada a projectos futuros, estando incluidos o do Parque Mayer, Cais do Sodré, Boavista, Braço de Prata e Alcantara XXI (o mais pormenorizado...) mas não acrescenta nada de mais em relação aos projectos...;)

·
30,736 Posts
Confesso que não achei a exposição nada de mais. É sobretudo baseada na recuperação urbana, mas sem dar grandes "novidades" sobre os assuntos...

·
Moderator
17,709 Posts
Pois eles passam o tempo todo a fazer exposicoes que nao tem nada de novo!!

·
30,736 Posts
Que eu tivesse dado conta não, Marco. Só falavam dos projectos d Jean Nouveau e dos do Aires Mateus e Valsassina...

·
Registered
6,711 Posts
Discussion Starter #17
a exposição é interessante mas para u ppl aki do forum não há propriamente informaçoes novas, serve mais para as pessoas que desconheçem todos os projectos actualmente em Lisboa de requalificacao e nova construção. Gostaria porém de ter visto a torre do Foster na seçção "Aterro da Boavista" >(
O espaço da exposição no entanto tá muito bem conseguido com luz natural, o facto de não ser paga e a localização no Chiado também ajuda muito.
Só para acabar, a quantidade de grafities e tags especialmente no Chiado, Bairro Alto e Baixa são muitos e descraracteriza muito a zona. Dá pena ver predios realibilitados com tegs, ´da um ar muito sujo e pobre. Como se vai resolver esta situação?

1 - 17 of 17 Posts