SkyscraperCity banner

1 - 1 of 1 Posts

·
Registered
Joined
·
40,749 Posts
Discussion Starter #1
Seiscentos milhões de dólares tornam Porto de Cabinda no maior investimento de sempre na província



30 de Julho de 2014

Propõe-se a ser uma obra que “vai tirar Cabinda do isolamento”, nas palavras de Aldina da Lomba Catembo, governadora provincial do território. A primeira fase deverá arrancar em Dezembro, sendo que o projecto está orçamentado em 600 milhões de dólares, o que significa que este será o maior investimento do género alguma vez realizado na província de Cabinda.

"O porto de águas profundas vai constituir para a província de Cabinda o maior investimento feito no período pré ou pós-independência", garantiu a responsável à comunicação social. Esta é uma província com uma descontinuidade de cerca de 60 quilómetros do restante território angolano. A construção desta infraestrutura, na localidade de Caio Litoral, será executada pela empresa angolana Caioporto, e está divida em três fases. A primeira está já a ser preparada, consistindo na aquisição de terrenos e na construção das infraestruturas portuárias e implementação de uma área de serviços de carga de 100 hectares. Na segunda fase, proceder-se-á à construção de um cais comercial com 1550 metros e, na terceira, o cais será aumentado até aos 1925 metros.

De acordo com os responsáveis pelo projecto, o Porto deverá originar cerca de 1500 postos de trabalho. "O porto de águas profundas vai trazer desenvolvimento a Cabinda. Além de contribuir para que a matéria-prima chegue rapidamente à província, vai também ligar-nos ao resto do país, facilitar as trocas comerciais com outras províncias, pôr-nos mais perto do exterior", esclareceu Aldina da Lomba Catembo. A infraestrutura será rentabilizada através da exportação da produção local, composta por produtos agrícolas, madeira e café. O facto de Cabinda ser um enclave tem vindo a prejudicar processo de industrialização da província, já que os produtores ficam sem possibilidade de escoar os seus produtos.
http://www.verangola.net/Artigos/Se...or-investimento-de-sempre-na-provincia=004126


A clever & strategic move taken here by the authorities...I wonder why this has not been done earlier
 
1 - 1 of 1 Posts
Top