Skyscraper City Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Cabo Frio: aeroporto quer atrair empresas
Jornal do Commercio, 05/jun

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, operado pela companhia Costa do Sol, quer agregar ao seu território uma série de indústrias e se transformar em um complexo logístico industrial. Com o apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Petróleo, Indústria e Comércio, Julio Bueno, o administrador geral da companhia, Francisco Pinto, acredita que conseguirá em breve atrair empresas que estejam interessadas em se instalar na região.

Segundo o administrador, o projeto de sua companhia é muito mais ambicioso do que um simples aeroporto de carga e passageiros. "É muito mais do que isso. Queremos viabilizar um complexo logístico industrial em torno do aeroporto. Temos muitas facilidades, como a possibilidade de dois milhões de metros quadrados de área alfandegada e localização estratégica", disse Pinto.

A estrutura do aeroporto e a localização já começaram a fazer efeito positivo. No dia 14 de maio, o aeroporto realizou a sua primeira operação aéreo-cargueira internacional. Mais de 24 toneladas, oriundas de Bruxelas, na Bélgica, desembarcaram em Cabo Frio, com um valor aproximado de US$ 2 milhões. A empresa que utilizou os serviços é do ramo de petróleo e tinha como objetivo transportar equipamentos para Macaé.

"Em menos de 48 horas toda a carga já estava no armazém do cliente. É uma marca para comemorar, já que esta operação normalmente é mais demorada. O representante da empresa gostou muito e pretende continuar trabalhando conosco", disse o administrador geral Francisco Pinto.

Petróleo

A proximidade com a região de Macaé, que comporta uma série de empresas do ramo do petróleo não é a única vantagem de localização exaltada por Pinto. Segundo ele, estar próximo do Porto do Forno, em Arraial do Cabo também pode ser uma vantagem, já que a área terrestre do porto não é muito grande.

"Podemos funcionar como retro área por causa de seu pequeno espaço terrestre. Além disso, não estamos distantes do Rio de Janeiro (cerca de 140 km) e podemos ser uma boa alternativa para determinadas empresas", afirmou.

O presidente do aeroporto, Murilo Junqueira, afirmou que a possibilidade de expandir o recebimento de aviões de carga será muito importante para o desenvolvimento da região. "Demos um importante passo para enfatizar nosso compromisso com o modelo empresarial eficiente", disse.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #2 ·
^^
Boa notícia pra região! Que Arraial deixe de preguiça e incompetência e pegue essa carona!!!

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^
Danollive, o crescimento é inevitável. Arraial já está crescendo, isso não tem jeito... só que está crescendo desordenadamente. A população cresce, as favelas crescem e a cidade continua pobre, sem ter como resolver esses problemas. O que Arraial precisa é de um crescimento sustentável, com rígidas leis ambientais e habitacionais... e gabarito limitadíssimo. Atualmente, a cidade não tem verba pra fazer saneamento nem pra investir em habitação, educação, saúde e urbanismo. Assim, também vai deixando de ser esse paraíso... só que de uma forma bem mais agressiva à cidade.

·
Registered
657 Posts
^^
Danollive, o crescimento é inevitável. Arraial já está crescendo, isso não tem jeito... só que está crescendo desordenadamente. A população cresce, as favelas crescem e a cidade continua pobre, sem ter como resolver esses problemas. O que Arraial precisa é de um crescimento sustentável, com rígidas leis ambientais e habitacionais... e gabarito limitadíssimo. Atualmente, a cidade não tem verba pra fazer saneamento nem pra investir em habitação, educação, saúde e urbanismo. Assim, também vai deixando de ser esse paraíso... só que de uma forma bem mais agressiva à cidade.
Verdade, Arraial ta cheia de favelas. :eek:hno:

·
Thiago Agom
5,996 Posts
^^ Vou postar umas fotos que tirei de lá em 21 de novembro, na Praia Grande a favela tá que tá...

Agora Porto do Forno ??? Não conheço, seria na Praia dos Anjos ???

Sobre o aeroporto... O entorno parece um deserto... Podia-se pensar realmente em algo útil pra região.

·
Registered
33,060 Posts
Ah, sei lá se isso é uma boa. Eu não gostaria de ver Cabo Frio cheia de indústrias, caminhões e etc. A cidade é turística e deveria continuar assim, sei lá, talvez com mais vôos para esse aeroporto (se colocar BH-CF vende todas as passagens :lol:) e atrair resorts, essas coisas de turismo de luxo, etc...

·
Registered
6,106 Posts
Cabo Frio está meio estagnada. Pelo menos o potencial turístico e a repaganida na urbanização não apresentam reflexos diretos em índices como geração de empregos formais e melhoria da educação, de acordo com estudos científicos que andei lendo nesses últimos dias bem vagais que estou passando rs. Mas até agora essa de pólo industrial acredito que só ficou no papel mesmo, e eu acho que seria uma boa, desde que ocorresse a qualificação da população local.

·
Registered
657 Posts
A praia do forno é muito linda, água super clara. Porém, se voce reparar o alto do morro já vai perceber um barraco em construção. Daqui a pouco vai virar favela. A praia grande vai virar a rocinha de Arraial.

·
Registered
30,270 Posts
Gente eu não vou a Arraial do Cabo há anos! No passado eu ia com extrema frequencia, em praticamente em TODOS os finais de semana no verão. E, já naquela época, para se chegar na praia do Forno, ou se subia a pé um morro, passando ao lado de uma pequena favelinha, ou se contratava um barquinho na praia dos Anjos para contornar o morro.

Eu imagino que, com o passar do tempo, a favelinha a que fiz menção acima só tenha feito crescer!

·
Registered
6,325 Posts
Esse aeroporto de Cabo Frio é muito difícil.

Acho q a Gol não está mais operando lá.
A única que conheço é a Trip, mas sempre que tentei, nunca consegui vôo em datas decentes.

Tudo bem que a reportagem está mais focada em logística para complexos industriais, mas e o pessoal q quer fugir da Via Lagos, faz como?

·
Banned
7,747 Posts
A Gol ainda continua operando lá.

·
Registered
6,325 Posts
A Gol ainda continua operando lá.
O destino até existe no site da Gol, mas NUNCA consegui comprar. Em todas as vezes que tentei, inclusive agora antes de respondê-lo, aparece:

"Desculpe-nos, não há vôos disponíveis. Por favor selecione uma outra data ou novas localizações e tente novamente."

1 - 14 of 14 Posts