SkyscraperCity banner
1 - 10 of 10 Posts

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
Joined
·
1,116 Posts
Discussion Starter · #1 ·
16/06/2008 - 17h08 - Atualizado em 16/06/2008 - 20h37

Veículo é um triciclo movido à bateria, que se aciona com uma pedalada.
Primeiros modelos serão entregues em Resende e Volta Redonda.

Cabral e o secretário de Transporte, Júlio Lopes, passeiam no velotáxi alemão

O governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira (16) na Alemanha que o estado vai estimular os municípios a adotar o velotáxi como uma nova alternativa de transporte. O velotáxi é uma espécie de triciclo movido à bateria, que se aciona com uma pedalada inicial de dez minutos.

“Hoje, nas grandes capitais do mundo, como Nova York, Londres e Berlim, você tem este tipo de transporte alternativo, que é simpático para o turista e mesmo para o próprio morador. O velotáxi não concorre com o táxi nem com o ônibus, é ambientalmente correto e, do ponto de vista turístico, é um grande sucesso”, disso o governador, que deu uma volta pelo Portão de Brandemburgo, um dos pontos turísticos de Berlim, com o triciclo.

Capital e interior

Cabral disse que o uso do velotáxi será incentivado tanto para cidades turísticas do interior como para a capital. Ele ressaltou que o papel do estado é mostrar e apoiar alternativas que melhorem a qualidade de vida do cidadão.

O secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, informou que o estado acaba de importar da China um modelo de velotáxi idêntico ao que ele e o governador usaram em Brandemburgo.

Segundo Lopes, o velotáxi inclui-se no programa "Rio – Estado da Bicicleta", que busca novos equipamentos urbanos para o transporte e para o turismo. O secretário disse que já descobriu um fabricante para o modelo em Duque de Caxias, mas que caberá às cidades implementar o sistema alternativo.

Ele informou ainda que as cidades de Resende e Volta Redonda, no Sul Fluminense, serão as primeiras do estado a receber o modelo e decidir sobre sua utilização.



Fonte: G1

---

Eu gostei do velotáxi. Só não sei se ele atrapalharia o trânsito caso existissem vários. Estou falando isso porque achei ele um pouco grande para calçadas.
 

·
Registered
Joined
·
1,858 Posts
Apesar de ser um meio de transporte "limpo", o velotáxi ocupa muito espaço por passageiro quando comparado com outros tipos de transporte coletivo. Como "o velotáxi não concorre com o táxi nem com o ônibus"? Ele vai andar na calçada? Ele pode não disputar clientes, mas disputa espaço. Acho que o Cabral está se empolgando muito com o que anda vendo fora do país, onde a situação é totalmente diferente da nossa.
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,670 Posts
Em cidades sem graves problemas de tráfego e que sejam planas, parece-me uma simpática alternativa. Funcionaria muito bem em cidades turísticas, para substituir charretes e cavalos (cujo cheiro é terrível).
 

·
Registered
Joined
·
2,783 Posts
Vou comprar um destes. Achei bacana pra caramba.

Como dito antes, é uma ótima opção para cidades turísticas em locais planos ou beira-mar.

Só não vou criticar o Cabral pois não sou carioca :D
 

·
SSC Brasil
Joined
·
17,659 Posts
O Cabral tem é que parar de viajar e cuidar da desordem urbana aqui no Rio
Mas essas viagens estão trazendo muitos investimentos aqui para o Rio. Não são apenas viagens à passeios. Vide o caso das resseguradoras, que após as viagens do Cabral, escolheram o Rio para se instalarem.

Quanto ao velotáxi, eu também acho uma excelente idéia para cidades de pequeno e médio porte, mas para o Rio, por enquanto, não creio que seja viável.
 

·
A volta do malandro
Joined
·
8,633 Posts
^^
É verdade. Se um desses investimentos que ele está pleiteando vier, já vai valer a pena financeiramente. Fora que essa desordem urbana é, em grande parte, devido à omissão do governo municipal, já que é atribuição desse.
 

·
Registered
Joined
·
477 Posts
Legal esse velotaxi, mas creio que nao funcionaria em grandes centros. Seria mais para pequenos e medios centros. Mais seria otimo. Ao menos evita a poluicao.
 
1 - 10 of 10 Posts
Top