SkyscraperCity banner

1 - 20 of 37 Posts

·
instagram: t.l.rekarte
48,210 Posts
Discussion Starter #1
Eu estive no dia 13 de agosto do ano passado, nas cidades de Cachoeira e São Félix. Neste dia estava ocorrendo a festa da boa morte(festa feita por uma irmandade negra), como neste dia estava chuvendo muito, não foi possivel tirar mais fotos da cidade(algumas partes histórica da cidade, não puderam ser mostradas). =/
Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade, num reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país.:cheers:

História:
A fundação do povoado é atribuída ao célebre náufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru.9 Foi a iniciativa de duas famílias portuguesas, os Dias Adorno e os Rodrigues Martins, que possibilitou sua elevação a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário em 1674. Devido à sua localização estratégica, um entroncamento de importantes rotas que se dirigiam ao sertão, ao Recôncavo, às Minas Gerais ou a Salvador, então capital da colônia, logo passou a se enriquecer e, em 1698, tornou-se a Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu.

O desenvolvimento do cultivo de cana-de-açúcar, da mineração de ouro no Rio das Contas e a intensificação do tráfico pelas estradas reais e da navegação do Rio Paraguaçu colaboraram para o rápido desenvolvimento econômico da região a partir do século XVIII. Já em inícios de 1800, a sociedade cachoeirana detinha grande influência política e participa ativamente das guerras pela Independência da Bahia, em 1821, constituindo a Junta de Defesa.A vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial de 13 de março de 1873.
Cachoeira é considerada monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Dados:
Área: 398km²
População: 32 035
Distância até a capital: 110km
Região: Recôncavo Sul

A festa da Boa Morte

Casas históricas muito mal preservadas:eek:hno:

Esta parte esta melhor preservada

São Félix do outro lado do rio

Vista de São Félix(margem esquerda), o rio Paraguaçu e Cachoeira

O Rio Paraguaçu

As cidades do recôncavo são feias fora do centro histórico e favelizadas

Muitos ônibus trazendo turistas para a cidade

FIM :cheers:​

·
Registered
7,635 Posts
Ótimo thread!

A lamentar, a apenas má conservação/abandono de algumas construções, a descaracterização das casas em algumas ruas, e o pior: a favelização em alguns trechos mostrados.

·
Registered
1,579 Posts
Que bela história tem Cachoeira. Desde o início da colonização do Brasil!
Tomara que esses remanescentes históricos possam receber mais atenção para garantir sua preservação e manutenção.
Ótimo thread Rekarte! :eek:kay:

·
Registered
92,023 Posts
Patrimônio histórico muito bonito e rico, pena o estado lastimável em algumas partes.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Rekarte,
Com tão belo patrimônio, espero que a cidade consiga recursos pra restauração e que atraia nem que seja o turismo interno dos próprios baianos pra lá de forma a criar uma infra-estutura turística que depois possa receber gente de outros estados e regiões também.

·
5,549 Posts
Antes, pensava que Cachoeira e São Felix eram uma só. Achei a cidade bem preservada, fiquei impressionado também com o volume de água do Rio Paraguaçu.

·
:)
18,427 Posts
Cachoeira tem um patrimônio histórico interessantíssimo e o potencial turístico da região é muito grande. É uma lástima que várias construções importantes não estejam bem preservadas...

·
Sertão da Bahia
6,137 Posts
Eu estive em cachoeira e são Felix em abril de 2013 para uma pesquisa de campo da faculdade e sinceramente não gostei nem um pouco da cidade, nem tanto pela cidade em si, mas pela recepção, ninguém sabia tratar ninguém bem de fora, o guia turístico explorava o grupo, até uma água era o pessoal da faculdade q tinha q bancar pra ele, etc, alem de ser mal humorado e explicar as coisas com mal vontade, os restaurantes também, a recepção nem parece de uma cidade turística, foi uma cidade que me desagradou de forma geral, fui muito mal recepcionado lá, primeira cidade turística que vejo isso de maneira incompetente, ou seja, gente mal preparada pra receber pessoas de fora, não gostei de lá, não me senti bem, sem levar pro lado pessoal e sem desmerecer o thread que está muito bom, mas eu não voltaria a cachoeira novamente.

·
Elegance and filth
13,797 Posts
Gostei. A cidade tem um belíssimo conjunto arquitetônico, apesar de mal cuidado.

·
Registered
5,881 Posts
Decepção em grande parte! A cidade tem um patrimônio fantástico mas, com exceção do centro, está muito mal cuidada e com muito predios arruinados ainda, apesar dos milhoes ali investidos pelo governo. A maioria da população local, muito pobre e sem cultura, parece não dar a menor importância a propria cidade. Um morador local, historiador, me disse que muitos dos moradores odeiam os predios antigos, que acham velharias, e que gostariam de derrubar tudo e fazer predios "modernos" (caixotes) de concreto no local, como os horrores mostrados aqui em algumas ruas "modernas". A maioria das cidades históricas do Reconcavo passa por este problema de falta de engajamento da população local na conservação, como acontece em Minas e aqui mesmo na BA, na Chapada Diamantina. Uma pena pois Cachoeira tinha tudo pra ser uma das mais belas cidades históricas do Brasil. O governo poderia investir mais na conscientização da população local, mostrar que poderiam ganhar dinheiro se conservassem por si mesmos.

·
Flvmen fulmini flexit
1,212 Posts
O título do thread me fez pensar que a Bahia já teve em épocas mais remotas a cidade de Cachoeira como sua capital...

As fotos ficaram muito boas, retratando bem o que é a cidade em si, não apenas a que vemos em cartões postais e banners promocionais, e a cidade em si é feia de doer, desculpe-me a franqueza... Mesmo a maioria das construções antigas são feias, e seu valor arquitetônico se resume apenas ao fator preservacional...

Gostei muito da paisagem do rio Paraguaçu com as montanhas, valeu por mostrar :eek:kay:!...

1 - 20 of 37 Posts